sábado, 31 de julho de 2010

SEDUÇÃO OLFATIVA

  peça publicitária veiculada - acervo pessoal
Carla 131

Sonhei que eu estava num local donde havia uma mesa cheia de frascos de perfume de amostra. Havia um rapaz que era supervisor e tínhamos um plano secreto de cumprir um ritual igual ao mito do perfume. Esse mito consistia dele derramar um vidro exato de perfume de modo que eu fosse atingida pelo líquido. Nisso ele se aproximou me mostrando um frasco e esbarrou noutro que caiu e espirou no meu pé direito molhando a barra da minha calça. Embora o estrago não houvesse sido grande e tivesse apenas espirrado no meu pé, eu senti-me naquele momento como se de algum modo invisível eu houvesse sido toda banhada de perfume. Ele recolheu o frasco rachado e disfarçou para ninguém notar que o mesmo estava vazando. Enquanto outro supervisor vinha para verificar o que acontecera, esse rapaz saiu mostrando o tal perfume para outras mulheres e com isso deu a entender que estava tudo normal. Passei do perfume que ele me mostrara para experimentar, pois cada fragrância era melhor que a outra. Pareceu-me que o intuito desse ritual estilo simpatia era fazer o dono daquela empresa de perfumes se apaixonar por mim. Notei que o perfume escolhido, o qual fora derrubado em mim, era de alfazema. Fiquei curiosa tentando entender por que tivera de ser exatamente o de alfazema. Depois do fato realizado fiz-lhe sinal e saí do local como se nada houvesse sucedido.

Senti do sonho que tenho a tendência de querer tirar proveito das situações ou de querer me dar bem através dos outros. Essa foi a minha percepção pessoal tanto pelo que fiz no sonho quanto pela postura do supervisor que poderia ser uma projeção ou um arquétipo meu. Claro que ele tinha algum interesse escuso para me ajudar de tal modo. Seria isso?

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE OS SENTIDOS

Nesses longos anos na busca de entendimento desta caixa de mistérios, sempre sou surpreendido e experiencio a sensação do perplexo diante da riqueza do universo psíquico.

No universo sensorial, três sentidos de nossos sentidos nos puxam, com força, para o presente absoluto que vivemos.

A Visão e a Audição nos situam no espaço e nos aproximam do distanciado, incorporando a imagens e os sons como Ondas transmutadas em estímulos elétricos.

O Olfato, o tato e o paladar nos puxam para o corpo, o universo das sensações. Antes da decodificação cerebral passa pelo filtro das transmutações corporais. O sentido corporal mais próximo de nossa consciência corporal. Sentimos em nós, como seres simbólicos, o efeito do estimulo, matéria, que se integra em nós a partir da reação, como seres simbólicos e corpóreos.

De forma geral, a audição penetra o corpo e provoca uma ação mecânica que é transformada em estímulo elétrico e decodificada como tal. Os sons nos tocam como uma brisa. A visão envolvem reações variadas e complexas e vemos com o cérebro.

Se o contato Tátil nos atinge pela velocidade do estimulo elétrico a partir da fricção mecânica, ou dos sensores de ondas (pêlos), o Paladar exige pelo contato com a matéria solida (textura, sabor, temperatura, solidez e maleabilidade), e o Olfato nos atinge pelas moléculas gasosas, pelo éter do mundo, a condição etérea da matéria. Os gases que promovem uma reação e estimulam nossos sensores e desencadeando em nós uma explosão sensorial, uma avalanche no universo sensacional, que integrando o corpo numa explosão, nos sincronização com a pulsão do universo em jatos pulsionais e sensoriais espantosos que nos unem e nos integram com o passado de nossos ancestrais no presente fabuloso da vida.

O olfato provavelmente seja o sensor mais ancestral, mais primitivo e o instrumento químico mais sofisticado e dos mais valiosos para a nossa sobrevivência que desenvolvemos como espécie, na detecção de perigos, ambientes, parceiros, alimentos, lugares, condições climáticas. Tudo para favorecer a sobrevivência, o abrigo, a reprodução, o refúgio.

Possivelmente antes que nossos ancestrais tivessem desenvolvido a consciência da visão e da audição, tenham tido no olfato o grande guia nessa terra inóspita. E este sofisticado sensor ainda é um fenomenal instrumento que favorece nosso dia a dia nesses tempos modernos, funcionando como referência, proteção e definindo escolhas. Para mim é o grande filtro e sensor de formação de parcerias e acasalamento. O evento determinante na escolha e na fixação das parcerias, dos afetos, dos amores e das compulsões.

Esse é para mim um sonho que envolve a mobilização de conteúdos arquetípicos com grande poder de definição na sua vida.

Cada indivíduo se diferencia de outros por suas particularidades e preferências. E muitas vezes eles não sabem nem detectar em si, essas preferências, ou em geral além de não distingui-las se enganam criando preferências outras, distantes daquilo que realmente poderia representar um sopro vital em suas vidas.

O SONHO

Considero sua compreensão, na verdade nunca desprezo a percepção do sonhador. Mas, podemos ampliar as possibilidades, e incluí-las na sua leitura.
É sua a observação: "Senti do sonho que tenho a tendência de querer tirar proveito das situações ou de querer me dar bem através dos outros.", parece-me que essa é uma antiga característica, tendência que se repete. Não sei se como maleabilidade de caráter, ou como uma tentativa de cortar caminho, seja por simplismo ou por bloqueio da capacidade de moilizar a vontade.

No sonho em primeiro lugar, o conteúdo anímico masculino mobiliza sua atenção pela sugestão convidativa do aroma que seduz. Você se deixa levar pela possibilidade da sedução, tendo como instrumento, a simpatia, o ritual ou o frasco, mas o foco central não é o ritual nem o frasco, é o conteúdo, o aroma, e possivelmente a simpatia, a empatia.

O seu masculino lhe chama a atenção para o aroma, o cheiro. Com arte uma fêmea simpática e cheirosa conquista qualquer macho.

Para mim os ferohormônios femininos, aqueles que atraem o masculino sem que ele saiba, ou apenas pressinta, podem aprisionar um homem por toda uma vida. Confie no seu cheiro, no seu perfume de mulher, nos aromas que como flor você exala. Não existe perfume francês que supere o perfume de uma mulher “feminina”, hoje em dia as mulheres tentam realçar a feminilidade com pitos avantajados e bundas modelas ew põem mais fé nos aromas industriais, em geral constituídos de ferohormônios de outros animais e se esquecem de seus aromas delicados e profundos que exalam.

A psique introduz estímulos a partir de eventos que se sucedem enquanto dormimos. Assim, é possível que no quarto em que dormia algum aroma noturno despertou seus sentidos, e mobilizou ou foi utilizado para lhe indicar um caminho, chamar-lhe a atenção para um detalhe, que pode ser decisivo em suas escolhas ou como escolhida.

O aroma suave da alfazema pode ter vindo pela noite, de alguma planta, de um travesseiro aromático, de algum frasco, e você foi agraciada por sonhar com aromas.

Conheci muitas mulheres que se utilizavam de perfume Frances, para esconder o cheiro nauseante das químicas de ansiolíticos e anti-depressivos que ingeriam, só posso falar-lhe que é mais desagradável do que o cheiro de nicotina exalado por fumantes compulsivos.

É o que consegui extrair destas imagens.

Ah!... Você faz uso de algum químico?


Resposta : Não uso nenhum quimico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário