sexta-feira, 16 de julho de 2010

CONTATO VISUAL E BEIJOS


Carla114
Em sétimo eu estava num local que não sei dizer o que era. Eu estava no andar superior estilo pé direito e de lá podia ver o segurança que sentado estava na porta de entrada principal. Parecíamos muito amigos. Mandei-lhe um beijo e ele devolveu-me outro. Ficamos um breve tempo na brincadeira de conversar por mímica a distância, até que tive de ir cumprir minhas obrigações e retirei-me do local. Interessante que esse segurança era o ator Lincoln Tornado, que possui a mesma idade minha e está fazendo o personagem Ezequiel na novela das seis horas, cujo papel é exatamente de segurança.

Você satisfaz o desejo de tê-lo como seu segurança, seu herói e protetor sob o seu comando. Ou essa representação de Ezequiel é apenas um chamariz que prende sua atenção e sua seletividade lhe empurrando para o alvo do sonho, o foco, o alerta da defesa que se lhe impõe a troca de carícias à distância.

Pensando a dinâmica: A relação vivida é até certo ponto infantil e lúdica. Você se mantém num nível superior à figura masculina ainda que ele represente sua proteção e segurança. Há avanços, pois se no passado a relação era de ameaça, hoje é de proteção.

A imagem lembra-me jogos de sedução ainda que infantis. Você realiza o jogo de sedução, ou jogo erótico, mas se mantém à uma certa distância, preservando a margem de segurança, e proteção.

Mesmo que ele represente a sua “segurança”, essa segurança pode estar associada à defesa mantida pelo distanciamento.

O artifício é utilizado por pessoas que não querem se expor. Ao longe sinalizam envolvimento, mas não permitem a proximidade, por medo de exposição ou de envolvimento emocional que as tirem e seus “controles”. Mantêm vínculos afetivos platônicos, idealizados, relações que não se realizam ou ficam apenas nos jogos de sedução, típico de adolescentes.

Mas o envolvimento sinaliza uma dinâmica de  maturação significativa no seu processo de desenvolvimento:

 O estabelecimento de uma conexão com o masculino em evolução. As relações corporais são relações primarias que evoluem para a conversação, o diálogo elaborado e codificado através de simbolos e signos. Inicialmente os contatos são visuais ou envolvem o universo sensorial (cheiros, estética, quimica, energia de corpo, sons, etc.)  para em seguida estabelecer-se a conexão verbal.
Lembremos; o primeiro contato do bebe com a mãe se faz através do olhar, depois pelo toque das mãos e de lábios com seios, o reconhecimento do cheiro, e de voz.
No sonho o contato é visual e labial, tendendo a evoluir para a conversação. O diálogo acontece com a proximidade, no limite das condições físicas ou através de apoio instrumental, tecnológico. De qualquer forma é sinal de amadurecimento do desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário