sábado, 10 de julho de 2010

ENERGIA, TRANSFORMAÇÃO, METAMORFOSE


CARLA 104 A
Sonhei que estava em casa com minha mãe e avó quando o fogo do fogão começou a ficar muito grande e não apagava. Havia uns pneus de bicicleta em baixo e fiquei com medo deles pegarem fogo. Pedi ajuda para minha mãe, mas ela e minha avó pareciam não estar nem aí. Tive de jogar água no fogo e com custo ele se apagou depois de uma explosão rápida que fez a chama azul ficar alaranjada e subir quase até o teto.

Esse sonho parece um contraste daquele sonho passado donde o gás acabou. Será que isso significa energia em excesso? Se for, faz sentido, pois ultimamente ando bastante agitada.

Não apenas energia em excesso. Costuma-se dizer que água de morro abaixo e fogo de morro acima ninguém segura. O fogo é elemento básico da vida, determinante em nossa natureza e resulta na vibração e em nossa capacidade de síntese. Em excesso é fogo que queima e que arde, fica destrutivo. Símbolo de transformação, purifica e eleva, queima os pecados, conduz a chama da paixão, acende o prazer do erótico. Vida e morte. Calor, que aquece e acende ao fogão de lenha feminino. Mas, precisa ser administrado, mesmo que experimentado. Muitas são as mulheres que temem esse fogo, que queima as entranhas e faz  o "domínio" perdido, liberando o pecado inundado a vida de prazer e orgasmos.
Em processos de transformação e metamorfose, mudanças psiquicas promovem a liberação de energia anteriormente bloqueadas ou densas e pesadas. Neste caso a transformação desses nós ou bloqueios liberam a passagem da energia.
Um exemplo:  Visiualize um cano de água do diámetro de um Mikrón, em vivências psicológicas traumáticas, o desenvolvimento de defesas bloqueiam os canais e impedem os fluxos de energia. Quando o individuo trabalha suas mudanças, esses bloqueios, ou Nó, são disolvidos e liberam maior fluxo de energia. Os sinais visíveis aparecem no aumento do ímpeto, dos desejos, do impulso sexual. A vida flui em sua força no instinto de procriação, no sentido do prazer, no rumo do prazer.


Fui para a sala e sentei no sofá ao lado do meu pai já idoso. Eu estava receosa dele querer relações sexuais comigo. Intrigante que, dentro do sonho, eu já houvera tido muitas relações com ele por vontade própria (e inclusive lembrava das mesmas como se elas houvessem sido sonhos anteriores), mas eu não queria mais tal envolvimento e intimidade incestuosa. Era como se eu me sentisse culpada por trair minha própria mãe e como se estivesse cometendo o maior pecado do mundo. Nisso ele se levantou e notei que o sofá e as almofadas estavam sujas de fezes mole. Ele foi se lavar reclamando do fato de não ter conseguido segurar as fezes outra vez (na vida real isso costuma acontecer com minha avó).

Isso simboliza um permanente Complexo de Édipo (ou Complexo de Electa como chamam alguns para o caso feminino)?

É, em princípio, uma associação pertinente pelo incesto anunciado na mensagem. Permanente,  no sentindo de eterno, não! Nesta vida, eterno... só a eternidade. Nada é permanente, tudo é transitório e impermanente. Quando se mantem o mesmo padrão naquilo que é transitório, é sinal de paralisação do fluxo natural de mudanças da vida.
Na sua história não tenho dados sobre a relação vivida com o seu pai, portanto não sei se sua vivência edípica ocorreu e se foi elaborada. No sonho é possível que se referencie à culpa de estabelecer um vínculo ao masculino e trair a relação do sacrifício oferecido à mãe. Reafirma a renúncia e o sacrifício sinalizados em sonhos anteriores. É interessante avaliar se a relação foi estabelecida e vivida com o pai ou se foi desviada e vivida inadequadamente com a mãe, á medida em que a simbiose com a mãe não superada pode ter impedido o afloramento dessa relação projetiva com o pai. Mas podem representar ensaios de separação entre seu universo simbiótico com a mãe, sinal de que pode estar rompendo com sua fixação na simbiose, fase de libertação como individuo.

Há histórico de abuso na infância?

Os excrementos indicam potência biológica, reserva de força, poder de transformação e a metamorfose de conteúdos simbólicos, conceitos, conteúdos transformados e eliminados.

Como em sonhos passados vimos a presença de Simbiose, neste é possível que haja a evolução para a fase Anal, em processo de regressão ou de desenvolvimento do controle dos esfíncteres. Neste caso, superando a simbiose, avança-se para esse estágio sequencial, com suas características específicas, uma delas a Retenção. Desenvolve-se o controle, exercita-se a retenção, aprende-se a disciplina, a troca e a renúncia ao produto original, o excremento. Alimenta-se o bom e eliminam-se os dejetos. Mantêm- se a vida. Tem relação com o sonho anterior de retenção material, egoísmo, posse. Em geral, vivências traumáticas nesta fase podem determinar indivíduos possessivos e retensivos. No sonho anterior fiz referencia ao pão durismo e ao Pão Duro Afetivo, miserável, que retém o afeto e não o partilha como o outro.

A dinâmica é permanente e sinaliza transformação, mudanças de fase, de estágios internos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário