sexta-feira, 16 de julho de 2010

DANÇA E CIUME


Carla113


Em sexto eu estava procurando um terreiro de Umbanda por umas vilas. Eu parecia tranquila com o pessoal desconhecido. Estava de noite e a claridade das luzes eram fracas, mas ainda assim pude notar a beleza dos moços e homens morenos e negros. Nisso fui informada de que o terreiro era ali mesmo e que logo começariam a trabalhar. Fiquei esperando e de fato não demorou, mas antes houve uma espécie de dança teatral um pouco exagerada. Era uma cena sobre ciúmes. De um lado havia um casal dançando e bailavam com tanta velocidade que começaram a derrubar os copos e algumas coisas de comer que estavam numa mesa no centro do local. Parece que eles esbarravam na mesa de propósito. Do outro lado da mesa chegou um rapaz numa moto e ele acelerava muito para demonstrar seu ciúme. Achei aquela encenação bastante carregada e não entendia, pois parecia muito real como se não fosse apenas um mero teatrinho dançante.

Existe um “intento”, voltado para o ritual religioso, para o trabalho religioso. A pré ocupação, O FOCO  está voltado para localizar o lugar no espaço onde a intenção se realiza. A atenção aprendida você é lançada  noalvo do sonho:

E neste momento ocorre o imprevisível, a dança, o movimento desconstrutivo, impulsivo, caótico, destrutivo. O embate, a competição.

Você define o evento como ciúme. Podem ser conteúdos de inconsciente, pulsões, fora de controle que acionam a competição em você, uma competição destrutiva, desconstrutiva. O ciúme é armadilha da vaidade, do egoísmo, da possessividade.

O sujeito incorpora o equivoco de que é o único sentido na vida do outro, o melhor, sem perceber que passa por cima do direito alheio de realizar outras escolhas. A insegurança, inferioridade, medo à rejeição se realçam e são projetados de forma possessiva e agressiva. É a forma de domínio pela imposição, a autoridade que se impõe para realizar seu desejo ou mostrar sua insatisfação. Pode ser uma outra faceta da 'Justiceira".

Outro detalhe que me chama a atenção é a velocidade. Observe se sua forma de realizar as coisas é acelerada, descontrolada ou, impaciente, ou se há comportamento dispersivo, falta de atenção, de eixo. O que favorece ou é resultado de ações impensadas, obsecadas.

Se pudesse chegar a uma mensagem, eu diria: existem atitudes e comportamentos, e preços que pagamos que podem ser mais altos e produzir mais consequências do que poderíamos imaginar ou querer. É preciso interromper e paralisar essas respostas para que parem seu processo de crescimento, ou antes, que se tornem monstros destrutivos pela vida afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário