domingo, 25 de julho de 2010

PSICOLOGIA E O FEED BACK


O FEED BACK
Abaixo  a avaliação de Carlotinha depois da leitura de 100 sonhos. 
Creio que não são os fatos em si que mudam uma pessoa, mas sim a maneira como ela os vê e consegue vivenciá-los. Algumas vezes sinto como se a vida fosse a mesma e eu fosse outra pessoa já mais amadurecida. Noutras vezes, sinto como se a vida houvesse mudado e eu fosse a mesma de sempre. Em verdade, acho que eu mudei e a vida também, pois nada é estático, ao menos não por muito tempo. Eu ganhei mais disposição para enfrentar meus conflitos internos e externos, para expor meus pontos de vista e ao menos tentar impor respeito sem ficar constrangida. Estou buscando a autoaceitação sem criticidade. Esforço-me a não ficar autocentrada demais. Estou compreendendo melhor meu lado sombra que precisa existir sem ser represado. Entendi que devo me expor sem medo da vulnerabilidade. Compreendi que sentimentos como carência ou ciúme são ilusórios, pois fazem parte do inconsciente coletivo, e que os caprichos nunca poderão ser supridos. Tenho buscado a simplicidade, tenho tentado ter mais autonomia para minhas decisões e iniciativas baseando-as no que eu sinto ou desejo e não colocando-as como consequência da postura alheia. Finalmente consegui dar valor a importância de ser autentica, mesmo que ainda tenha bastante dificuldade de ser espontânea, pois meu instinto é querer ter controle de tudo e preferencialmente de antemão. Tenho sentido diferença na minha autoestima, mesmo que ela ainda tenha seus momentos de recaída. Entendi que tenho arquétipos dentro de mim e muito dos conflitos externos são projeções de algo mal resolvido dentro de mim. Tudo isso, e com certeza muito mais que agora não me veio em mente, tomei conhecimento através dos sonhos e as análises dos mesmos. Como disse certa vez, se alguém me aconselhasse a efetuar essas mudanças eu talvez deixasse a opinião alheia de lado e ficasse até nervosa, mas através dos sonhos a flexibilidade de aceitação é maior. Eu sei que a análise deles não provém de uma mera opinião alheia a meu respeito, mas sim de um estudo de muitos anos a respeito da linguagem onírica, a qual tanto encantou-me, e sei que ainda pode me surpreender muito. Sempre fui resistente a tratamentos que lidam com o psicológico e com o lado emocional, pois não acreditava no efeito dos mesmos. Talvez eu ainda tenha essa mesma opinião, mas não com relação a psicologia Junguiana ou analítica. O autoconhecimento que isso me proporcionou realmente mudou meus conceitos, fez-me ter postura diferente com relação a detalhes do cotidiano. Percebi que sou mais do que imagino ser, tanto em termo positivo quanto negativo, e desejo descobrir isso cada vez mais a fundo, com cautela, claro. Quero continuar empenhando-me para ser mais ousada e menos fantasiosa. Desejo desvendar continuamente os mistérios do meu inconsciente e granjear aos poucos a construção da minha individualidade. Talvez eu leve uma vida para conseguir, mas o importante é nunca desistir. É isso. 
Obrigado pelo retorno e por sua sinceridade!
Seu processo de maturação se mostra perceptível, no discurso, na linguagem, na elaboração e na compreensão, além naturalmente, de suas percepções de mudança.
A PSICOLOGIA

Entre as ciências do homem, possivelmente no século vinte nenhuma outra ciência tenha contribuído para a saúde psíquica da humanidade como a Psicologia. Enquanto o mundo se desequilibra a Psicologia reconstrói. Um trabalho silencioso feito em pequenas salas espalhadas pelo mundo. Uma contribuição que enriquece a grande maioria das profissões, com conceitos, visões, referências, e principalmente que auxiliam a humanidade no momento desta transformação política, cultural, religiosa, na saúde e na Ecologia humana, como referência nessa grande transição da civilização humana.

Possivelmente, mais próximo de nossa experiência, apenas a sociedade renascentista e iluminista tenha vivido, na história humana, uma transformação tão paradigmática como a que hoje vivemos. Estes momentos são coletivamente “Sem Noção”, somos levados por uma transformação, por uma passagem, onde nos cabe apenas andar, seguir e realizar a travessia. Só o tempo filtrará o essencial e eliminará os excessos e inutilidades.

Neste momento coletivo onde somos como que empurrados, só nos resta na dimensão pessoal, cautela, referências seguras, aprimoramento e compromisso consigo mesmo, para cumprir seu destino, principalmente porque não sabemos quantas gerações viverão esta transição.

No mar bravio a impecabilidade é fundamental para que, se ainda vivos, rompamos os desafios com sanidade. Caminhar sozinho é prerrogativa de solitários, ou de arrogantes, prepotentes, presunçosos, e dos “Sem Opção”, mas contar com o conhecimento e com apoio alheio é mais do que inteligência e se fazer flexível para aprender com o outro e se permitir receber do espírito humano a benevolência a que todos temos direito como auxilio na missão para cumprir os nossos desígnios.

A Psicologia e os estudiosos mudaram a minha vida, assim como tenho certeza, a de milhões de pessoas. Os recursos estão aí para quem se dispor a usá-los. A psicologia, antes de ser profissão é uma ciência humana voltada para compreender nossa natureza e auxiliar nesta complexa travessia que é a vida.

A Psicologia, como Ciência Humana de ponta, posso considerá-la como uma dádiva da vida. Espertos são os que recorem ao seu saber através dos seus profissionais e estudiosos. Estou aproveitando esta oportunidade, porque ao longo de minha vida tenho escutado as dificuldades das pessoas de recorrerem aos Psicólogos. A Psicologia é um recurso excepcional, e um instrumento fantástico. Nascida através de grandes pensadores humanos vem se desenvolvendo como através da observação perspicaz de seus profissionais e sendo oferecida à humanidade. Nesses tempos modernos, cada vez mais, se mostra à frente de nosso tempo, nos dando, através dos Psicólogos, suporte humanístico, conceitual, afetivo, de proteção psíquica, terapêutico, reeducador, reconstrutor. É uma Referência excepcional neste momento conturbado da sociedade humana.

Eu, por enquanto, aqui vou seguindo, cumprindo meus desígnios, até que a missão pessoal possa se cumprir, e novos caminhos me levem a seguir.

Ah! Esse Blog é minha humilde tentativa de tambem partilhar, saber e percepções, com profissionais e estudiosos dedicados, muitas vezes solitários, e com iniciantes, nessa difícil tarefa de acompanhar terapeuticamente essa atormentada sociedade humana. Eles conhecem a pedreira que enfretamos em nossa jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário