segunda-feira, 7 de junho de 2010

VÍTIMA DE SI MESMO

Acuada e Sofrida
Imagem do filme Atração Fatal
         
CH81
Sei que tive muitos sonhos, mas só recordo o tido anterior ao despertar. Eu estava com um pessoal adolescente e todos estavam brigados (e ainda brigando) com uma jovem que estava sentada na calçada de sua casa. Percebi que ela desprezava a classe social inferior dos ex-amigos a fim de se vingar pelo desprezo que sentia dos mesmos para consigo. Ela se fazia de vítima e/ou era carente de atenção exagerada. Tive a impressão de que ela queria aparecer e fazer vontade nos demais, pois tinha de um lado uma bandeja com balas (percebi que no fundo havia grãos de feijão) e do outro lado um pote de sorvete cor de rosa (provavelmente de morango). Entretanto ela não comia, pois estava escovando os dentes. Eu era conhecida de alguém do pessoal adolescente que fazia pouco caso da jovem que se dizia desprezada, a qual eu pouco conhecia. Nisso ela olhou para mim e magoada perguntou porque eu não houvera conversado com ela e ficara apenas lhe olhando. Muito sincera disse que eu era tímida e nunca conversava com ninguém. Enfatizei que o problema não era com ela, pois poderia ser Jesus ali no lugar dela e ainda assim eu provavelmente ficaria só olhando e analisando sem ter nada para dizer. Nisso ela me deu uma abraço muito apertado dizendo que me desculpava e pedindo meu perdão também. Embora eu não a conhecesse direito, desvinculei-me do outro pessoal e tornei-me a melhor amiga dela. De certa forma era como se já fossemos amigas há anos.

Isso seria eu mesma me aceitando melhor da forma como sou ou me percebo sendo?

Faz sentido! Com certeza o sonho é seu, e apesar da referência tribal, envolve sua dinâmica pessoal. Há identidade. Há tomada de consciência, inclusão, aceitação, incorporação.

O sentimento de vingança pode surgir como reação ao acordo Tônico fracassado. Como bem dizia o francês André Lapierre. Faces de uma mesma moeda, o mesmo afeto. Quando o acordo tônico não se realiza, a integração, o encontro, a resposta é reativa e oposta: a agressividade, a vingança pela rejeição.

Você se encontra com seu lado carente, com conteúdos que mobilizam, ou mobilizavam, e lhe fazia responder diante dos acontecimentos da vida, como:

Vítima; Rejeitada; Desprezada; Carente; Sofrida;

Vingativa; Agressiva; Ressentida; Magoada; Excluída.

Mas surge duas novas características nessa dinâmica, você:

Descobre e se aceita como Tímida;

Transforma-se em observadora de Si mesma.

Muitos são os que consideram a timidez como problema menor, ou pouco significativo, e de fácil transformação. Os tímidos sabem que isso não é verdade. A timidez é resultado de um processo ameaçador na vida de uma pessoa, ainda mais em uma sociedade selvagemente competitiva que não abre espaços para os introvertidos.

Seja resultado da formação de um complexo de inferioridade, ou de outras naturezas, o processo vivido pelo individuo pode ser, e em geral o é, devastador em sua vida. E principalmente, fonte e origem para uma série de consequências impossibilitadoras dentro dessa sociedade selvagem.

Quando detectada pelo indivíduo que passa a perceber seus bloqueios e dificuldades, aquilo que surge como incapacitante pode ser transformado em qualidade e diferencial, em características fonte de riquezas.

O Tímido que se supera, característica de introspectivos que sofreram o impacto da realidade de forma ameaçadora, passa a utilizar o que aparentemente aparecia como negativo em pontos forte que sevem para acrescentar e enriquecer o mundo. Eles têm o que em geral, os outros só passam a ter como conquista, o que eles possuem como Nato, o poder de ser centrados, forte poder de concentração, de foco e facilidade para lidar como a imaginação, característica  que pode levá-los apenas à compensação e às fugas no imaginário.

Voltando ao sonho: Como observadora, você abandona a postura passiva de vítima para incorporar o sujeito que se observa e observa o mundo. Primeira atitude  fundamental para mudar sua vida.

O sujeito só pode ser agente de sua mudança quando se descobre como um sujeito que participa do mundo, que está inserido neste mundo, onde é ação e resultado do que ele é capaz de produzir, criar e transformar, em si mesmo e “ao mundo”.

 O tímido sempre será um Tímido. Mesmo quando se superando consiga enfrentar um auditório 2000 olhares focado nele. Mas seu desafio é este enfrentar aquilo que o subjuga sua angústia, seus medos, a agressividade, o olhar inquietante dos extrovertidos desassossegados e o olhar crítico dos invejosos desconstrutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário