segunda-feira, 7 de junho de 2010

DESEJOS E PECADOS


CH 80
Sonho dessa noite: Eu subia uma rua levemente inclinada e tinha uma longa parte toda coberta com um pé de maracujá cheio de frutos. Não resisti a tentação de querer levar uns para casa, mas parei na espera da rua ficar vazia. Fiquei sem graça pensando que alguém poderia me chamar a atenção. Embora houvesse muitos frutos, eu não sabia de quem exatamente eles pertenciam. Entretanto, como a rua nunca diminuía seu intenso movimento de pedestres passando nas calçadas, arrisquei-me e colhi três maracujás. Eles estavam grandes, compridos, pesados e variavam entre o tom bem amarelo para os mais lisos e um amarelo beje para os enrugado. Eu fiquei com as mãos um pouco cheias e pensei que seria muito bom se encontrasse ou conseguisse uma sacola. Eu já carregava um caderno e um envelope. Também estava com uma garrafa de água, mas no que fui apanhar os maracujás eu perdi-a. Não lembro o resto. Noutra parte de sonho eu fui encontrar com minha prima jornalista que está fora do Brasil num Au Pair. Parece que nós íamos ensaiar umas músicas para cantar em grupo ou algo do gênero. Ela estava terminando uma reunião com um monte de pessoas aparentemente importantes e que rapidamente me foram apresentadas. No que estávamos indo para sua sala, passamos por um grupo de crianças, provavelmente de cinco a seis anos, que pintavam auto-retratos perfeitos e me senti rebaixada em minhas capacidades artísticas. Aquele lugar que me era desconhecido parecia um grande núcleo encantado de artes variadas como música, dança, pintura, artesanato, etc. Infelizmente não lembro mais nada.

A fruta é símbolo do desejo, da satisfação do instinto de sobrevivência, o alimento da fome carnal, o alimento da carne e dos desejos da carne.

A imagem do seu desejo lembra-me o pecado original: Eva colhendo o fruto, experimentando o desejo, indo na busca de sua satisfação. A diferença? Eva colhe a maçã e você quer colher o maracujá.

Mas para cometer o pecado, você preocupada com a indiscrição e olhares alheios, não se arrisca. Se reprime, castra o desejo com medo da condenação coletiva. Mas a força do desejo pulsa e você consegue romper o bloqueio, o medo de ser descoberta pecando, e cata as frutas. Mas...

SURPRESA!!!

Suas mãos estão carregadas de coisas, são tantas que seu prazer é castrado. Carregadas de quê? Caderno e envelope; Conceitos escritos, principios registrados, linguagem e abertura ou fechamento. Envelope pode ser associado com virgindade. Possivelmente você não é mais uma virgem casta, já experimentou o sabor da “fruta”, o envelope, porta do pecado, foi aberto, mas... Faz-se virgem e casta, ou se comporta como uma. Pode também ser a origem do desejo do casamento (sonho anterior), já que no casamento o pecado é “permitido”.

A sequência do sonho te leva para a questão ainda em evidência de sua baixa estima. Associado, à sua dificuldade de realizar o prazer, podemos pensar que sua atitude, repressiva e castradora, reduz sua autoestima. E a questão das artes sinaliza sua dificuldade de sublimar seus desejos, ou seja, você não vem conseguindo sucesso na sublimação de seus desejos, ao contrário, se sente fracassada e inferiorizada.

A quantas anda sua questão sexual? está em dia? tem dificuldades de satisfazer seus desejos? Reflita.

O que me impressiona nesse sonho é a capacidade do inconsciente de construir a mensagem. Bela é a construção do seu sonho, não a leitura.

Ah! E a rua é a subida, o acesso à questões mais amplas, que merecem um olhar, consciência acrescida, ascensão, relação entre o indivídual e o coletivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário