domingo, 27 de junho de 2010

AFETO E AMADURECIMENTO

The Love Embrace of The Universe
Frida Kahlo
CH 100


Por fim eu queria ir a praia com minha mãe (da janela do apartamento eu podia avistar as ondas), mas daí minha irmã disse que ambas iam sair juntas para procurar uma empregada doméstica. Sentei no sofá ao lado da minha mãe e comecei a chorar, mas contive as lágrimas com a aproximação da minha irmã (não quis chorar na presença dela) que, sentando-se ao meu lado, colocou a cabeça no meu ombro. Além da presença dela reprimir a expressão do que eu sentia, ela também tolheu a minha liberdade de estar a sós com minha mãe e pareceu fazer-se de carente por mim. Apesar do incomodo, eu não sentia nada contra minha irmã, mas estava pesarosa por não ter nenhuma companhia para ir à praia. Eu parecia já cansada de fazer isto sozinha. É isso, não me lembro dos demais sonhos.

Existem observações que não registro para não parecer que vejo com o olhar da generosidade, aquela que parece parcial sem verdadeiramente ter que sê-lo. Mas um sonho como esse, depois de ter conhecido mais de 100 sonhos seus, levam-me a romper com os limites, pela delicadeza do sonho e pela delicada emoção que me despertou. Senti-me inexplicavelmente agraciado pela sensibilidadede tocar num sonho que evoca o limite extremo do amor.

“Sentei no sofá ao lado da minha mãe e comecei a chorar, mas... Contive as lágrimas com a aproximação da minha irmã”

Houve um momento em que você se descobre mãe, mas agora você é apenas uma filha que chora, que sente e que se aconchega, se acolhe, no afeto da mãe. Como filho é assim que somos. Chorar no colo da mãe é chorar calado, porque som nenhum é capaz de expressar, a maior dor do mundo. Um dor que pode ser expressa porque quem lhe abre caminho para se mostrar é a mãe que acolhe o filho, que tem compaixão e amor o suficiente para não julgar, mas coração infinito para acolher.

Para crescer é preciso se permitir filho, e se permitindo filho, abandonar o passado para se encontrar individuo.

A consciência nos trouxe conquistas e liberdade, mas também nos inundou de emoção, e entre elas uma mais profunda, uma que revela a dor de nossa angústia de sermos passageiros em uma viagem que desconhecemos a origem e o destino. Uma angústia que é resultado da grandeza da vida que se abate sobre nossa pequenez, frente ao infinito e inimaginável mundo em que nos encontramos. Mas que também é fonte inesgotável de criação, esperança e amor. No colo da mãe podemos chorar a tragédia de nosso destino frente aos sonhos não realizados, os amores perdidos, as dores dos beijos não dados, a solidão e a pena que sentimos de nós mesmos.

Sem a presença da mãe, em princípio somos órfãos, abandonados, somos solitários, mas a vida é generosa e nos oferece a Mãe Divina, e a solidão finda pois seu colo também nos acolhe e seu manto nos protege. E quando nos permitimos filhos descobrimos que não precisamos temer a vida pois as mães divinas, e todas podem sê-lo, nos acolhe para que cresçamos e realizemos nosso destino.

Perdoe-me, seu delicado sonho envolveu-me numa aura de suavidade e delicadeza afetiva, para lhe dizer que ele é retrato de seu avanço afetivo e que o caminho que nos resta é o amor, é a delicadeza do afeto, a suavidade de ser amoroso, sem medo. Você não precisa competir com sua irmã e afastá-la, mas aceitá-la como alguém que como você também precisa de amor e de colo. Todos precisamos. E quando partilhamos nos amamos, a nós mesmos e ao outro, e assim podemos ser um pouco mais felizes.

Independente se o sonho compensa a tensão e produz o conforto catártico, ele abre a porta de sua sensibilidade para mostrar-lhe que ao expressar ou manifestar seus sentimentos, suas emoções, você deixa fluir o melhor do que existe em seu espírito, em sua alma, você encontrará a humanidade que existe em todos os que seguem os caminhos do coração, os caminhos do afeto e que se permitem se tornarem seres amorosos, melhores pessoas, indivíduos mais plenos.

Se reparou, anteriormente sua resposta de revolta ou agressão levava-a à conturbação, agressividade, e outras emoções e sentimentos densos, mas nesse momento você expressa apenas a dor e a angústia do abandono. Este sentimento é autêntico, ele está na origem de respostas que determinam o seu conflito na relação e no seu desagrado com o mundo, a sua dificuldade de aceitar o não. Agora você chora o abandono.
Só nos é permitido crescer quando nos defrontamos com nossas dificuldades, quando tomamos consciência de nossa angústia, quando abandonamos as respostas reativas, agressivas, de manipulação e chantagem, quando nos resignamos em nossa insignificância. Paradoxalmente, este é o ponto crucial da mudança aquele que nos permite arrancar para um novo momento. A partir de agora minha cara, você nunca mais será a mesma, tão pouco o mundo será o mesmo.

Uma Bela manhã de domingo para todos... Há esperança no mundo, a energia do amor é viva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário