domingo, 13 de junho de 2010

SOBRE A CRIANÇA EM NÓS



Independente da representação simbólica da criança, minha tendência é de incorporar ao significado do símbolo a representação de conteúdo que apareça como infantil  ou relacionado ao infantil, e à dinâmica do do que seria conteúdo de inconsciente recém-formado. Para tentar esclarecer o conceito e constructo teórico, conidere: 

Como o Inconsciente não é um reservatório pré-arranjado, mas uma Zona Viva, desconhecida, com dinâmica própria, onde conteúdos se formam, se deformam, se dissolvem, nascem, cresce, são incorporados, integrados, enquanto se transformam permanentemente. A imagem da criança me remete a conteúdos, arkhaios, arcaicos, ou recente dentro da dinâmica de inconsciente se Aglutinaram formando uma configuração passível de ser incorporada como conteúdo ou como fonte energética à consciência.

Assim a imagem é mais do símbolo é símbolo de transformação. Pois conteúdos autônomos, ou resíduos de conteúdos que foram dissolvidos, ou partes de conteúdos arraigados que se desprenderam, e todos juntos formando novas polaridades não conseguindo se unirem a velhos conteúdos, se agregam em novo formato e configuração em processo de serem integrados à consciência.

Para dar uma ideia do processo: visualize conteúdos arcaicos formando uma massa única de força e polaridade e protegidos por filtros intransponíveis, quando partes desses conteúdos são desintegrados eles se depreendem da massa compacta, se dissolvendo, pulverizados e ultrapassam os filtros de polarização, no desprendimento e posteriormente como que assume novos formados não sendo reincorporado, assim podem se agregar com conteúdos de frequência e mesma vibração formando novos conteúdos de inconsciente, mas agora, em novos níveis prontos para serem transformados e incorporados à consciência.

Quando incorporados à consciência, esta se transforma ficando mais consistente, mais completa, menos suscetível ou fragilizada definindo acréscimos à personalidade do individuo e ascendendo a níveis mais elevados de percepção, e de apreensão da realidade.

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