sexta-feira, 18 de junho de 2010

O VISGO DOS CONTEÚDOS AUTÔNOMOS.


CH92
Por fim sonhei que eu era preferida e minha irmã (não era a irmã real que tenho) era preterida por quase todos. Eu gostava disso mesmo sentindo pena dela, e pensava que era seu jeito irônico que fazia as pessoas não gostar dela e, portanto, a culpa era toda dela. Em verdade real eu sempre me senti preterida perto da minha irmã por achá-la mais auto-suficiente do que eu. Eis as lembranças dessa noite.

Para finalizar o ápice da projeção, a rejeição projetada na sua irmã, você ocupando o lugar dela e a condenando à tragédia do destino que se impõe. Ao não se espelhar nela como modelo, você escolheu o caminho da amargura e da disputa, o caminho desconstrutivo, o caminho de ressentida, de magoada.

É a pena que sempre sentiu de você mesma. Esta é sua realidade, seu processo de autopiedade que carrega a tantos anos nas costas. Suas amarras. É o que sua Psiquê anseia superar, para que você possa se libertar dessa armadilha emocional que conduz ao sofrimento, à insatisfação, à infelicidade e à eterna infantilidade.

O VISGO

Esses fatos que nominei de projetivos, e que se repetem em três momentos, são uma consequência do desprendimento, liberação, de conteúdos ou resíduos, que como Visgo, se mantinha vivos como conteúdos autônomos que se manifestam na consciência em forma de conceitos (pensamentos), imagens e induzem o individuo a comportamentos (emocionais e sentimentos, afetos). Quando conseguem essa insurgência à consciência, eles favorecem a liberação de energia que necessitam para manterem-se vivos e para serem incorporadas permitindo-lhes manterem-se como conteúdos autônomos.

Por isso quando através da consciência, temos uma individualidade consistente, que não abre espaço para atividades mentais descompassadas ou descompensadas, esses conteúdos não conseguindo interferir no comportamento, não conseguem a liberação de energia que os mantêm vivos, assim, ou se dissolvem em resíduos que serão agrupados a outros conteúdos, ou passam a formar novos conteúdos que serão incorporados à consciência, ampliando sua maturação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário