domingo, 13 de junho de 2010

AVANÇO E REGRESSÃO - PARALISIA

 sandália, chinelo, calçado, revestimento dos pés

CH 87

Mais sonhos: Primeiro eu estava em um shopping com uma criança que por certo era minha filha. Eu fui levá-la ao banheiro e lá havia três homens de cara muito maldosa e com um tufo alaranjado na boca. Uma mulher pegou a criança na intenção de colocá-la no vaso infantil e deixei-a fazer isso. Nisso a criança se transformou num bebê (novamente essa recorrência) e conforme fui saindo do banheiro, o bebê minúsculo sumiu. Notei que todas as pessoas estavam com o tufo alaranjado na boca. Era como se fosse uma proteção contra alguma epidemia. Aquilo me assustou. No que fui sair do shopping, e para tal tinha que pegar um elevador, me vi numa cadeira de rodas e foi com dificuldade que consegui manobrar aquilo para entrar no pequeno elevador que só coube eu e uma mulher. Pedi para ela me ajudar a sair do elevador quando chegássemos ao andar de baixo. O elevador demorou bastante descendo e fazia um rangido muito grande. Não sei ao certo como foi para sair dele, pois depois disso eu levantei da cadeira de rodas e comecei a andar pelo estacionamento a procura do meu chinelo que se perdera. Comentei o fato com uns rapazes e um deles me ofereceu carona. Achando bom e surpresa por ter conseguido uma carona, mas ainda preocupada com o chinelo, voltei para o interior do estacionamento e catei vários pares de chinelos velhos e rebentados que lá estavam. Nisso o rapaz da carona foi me buscar dizendo que já colocara minha mochila no carro. Ele me pediu um beijo, mas veio uma moto acelerada com o farol bem alto e disse-lhe que ali era perigoso para ficarmos aos beijos. O local estava escuro e deserto. No que saí junto dele, havia uma multidão de jovens e em seguida acordei.

Essa criança que carrega nos sonho pode ter duas representações ou dois sentidos: a criança infantil que representa o comportamento regredido que por vezes se apodera de você e uma nova criança, novas características de personalidade que nascem dentro de você. É possível que também haja a indicação do momento de suscetibilidade para gravidez. Neste caso envolve a sua natureza e capacidade de procriação.

Essa imagem de homens ameaçadores, mesmo que seja recorrência mostram modificação na relação de ameaça, mesmo que ela agora surja em forma de perigo à saúde.

Dois aspectos merecem consideração: Como Cadeirante é possível que seja indicação de esforço próprio, considerável, mesmo que ainda ocorra a presença de significativo grau de dependência em relação à realidade e ao coletivo. É possível também que a indicação de perigo e de ameaça esteja relacionada à essa dependência ou de que essa dependência e perigosa para você. Se você não se liberta e conquista sua independência, momento chegará em que será obrigada, à força, a fazer o que deveria ter feito em situação mais confortável.

Como cadeirante há a presença de significativo esforço pessoal, independente da perda de mobilidade. Este esforço é conquista pessoal sua. Mas a presença de dependência bloqueia suas saídas e seus movimentos, sua mobilidade te colocando em situação de risco e de perigo. Você avança, mas o que avança regride.

O chinelo entre outros significados, neste caso, pode representar o apoio, a defesa necessária na sua caminhada, a proteção que precisa mas que se torna insuficiente frente aos riscos que se impõe.


Obs.O post  anterior, Sobre a Criança em nós, são comentários originados neste sonho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário