terça-feira, 15 de junho de 2010

ASSOMBRAÇÃO

detalhe de obra de Aleijadinho em Ouro Preto

Por quê minha irmã é a minha assombração onírica?


Possivelmente por que ela é uma assombração na sua realidade. Essa irmã que aparece no seu sonho não é a sua irmã, mas a representação dela em você, o que ela significa para você, como você lida com a presença dela em sua vida.

Você lembra que assombração sabe para quem aparece, para quem precisa ser assombrado.

Já o que envolve esse triângulo familiar, não se pode esquecer que toda relação triangular é simbolicamente poderosa. Quando envolvem três mulheres com envolvimento afetivo e emocional, e familiar, esse poder se torna mágico, complexo e contundente . Quando os envolvidos conseguem compreender a força do triângulo, eles conseguem aparar arestas, e absorver esse poder para as suas vidas. Todos crescem. Mas quando não conseguem essa compreensão a relação triangular retira dos envolvidos o poder que eles possam ter.

No seu caso parece-me que a relação triangular se transformou numa competição, onde o ápice do triangulo parece ser sua mãe, aquela que intermédia a relação triangular. As filhas, ou uma delas, compete pelo amor e pela atenção materna e enquanto vivem a disputa a mãe mantém-se no centro como objeto de desejo e conquista.

Geralmente nas relações triangulares quando a dinâmica das relações permite que todos ocupem o ápice do triângulo, com os participantes se alternando como ponta de poder, a força das relações aumentam os vínculos e o poder entre os elementos, favorecendo a força das relações, do triangulo e sua magia. E quando apenas um ocupa essa ponta de poder a competição se instala dissolvendo o triângulo, ou fazendo-o existir apenas simbolicamente, aprisionando seus participantes em relações paralelas onde prevalece a estagnação dos vínculos afetivos.

Há algumas semanas atrás, você levantava a questão sobre o que seria traição. Nas relações amorosas, triangulares, pode ocorrer traição, pois um dos membros do triângulo, funciona como o mediador entre dois participantes que podem não saber da existência do outro ou da relação em que foram envolvidos indevidamente ou pode dar a conhecer a um desses participantes a existência do triângulo, neste caso o terceiro participante, envolvido no triângulo recebe o impacto da falsidade, da traição.

As relações afetivas favorecem a criação de triângulos. Geralmente são utilizados em situações que envolvem a manipulação, a sedução e o domínio. E os mais carentes são os que se permitem mais manipuláveis, pois não conseguem perceber a dinâmica das relações construídas, se encalacram em níveis mais básicos e mais infantis sem perceberem as dinâmicas, a competição, a manipulação e se satisfazem com migalhas que recebem. O problema não é dos outros, mas do individuo que se permite esse tipo de competição.

No caso de sua relação triangular, ela necessariamente não foi criada por sua mãe ou por sua irmã, Não tenho como afirmar se essa construção é sua ou se você é apenas o resultado desse processo. Mas possivelmente essa competição pode ser sua criação numa tentativa de se apoderar da mãe com a exclusão de sua irmã, tanto quanto de sua irmã que te exclui ou te reduz com infantil e pouco a ser considerada.

Bom, finalmente,  é bom que lembremos que assombração vem de aparição, o que vive nas sombras, nas nossas sombras, no nosso lado obscuro. É boa a hora de dissolver suas assombrações. O melhor É viver DESASSOMBRADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário