sexta-feira, 15 de outubro de 2010

VIRGO INTACTA


OBSERVAÇÕES SOBRE O ARQUETIPO DA MÃE DIVINA


A cigana é representação de uma guia especial em sua vida. Simbolicamente pode ser prenúncio de mudança de presença da velha sábia surgindo em sua vida. Mesmo que a idade não indique esta mudança, como em sonhos anteriores ocorreram pequenas manifestações, ficamos no aguardo de outras ocorrências.

Mas independente do arquétipo, é um guia, que pode ser até mesmo associado ao anjo da anunciação, ou à presença do espírito santo que guia a sua vida.

Não sei a que estória você se refere quando cita a “Lenda da Virgem Mãe”. Se faz referência a uma lenda específica ou se quis se referir a Santíssima Virgem Maria em cujo ventre imaculado se fez o Mistério da Encarnação na narração bíblica. 

Se você quis se referir à representação da Virgem Maria, Mãe Divina, podemos partir de um principio Dogmático Cristão e Católico, o que é mais do que uma lenda. E religião, professando ou não, independente de aceitação ou crítica pessoal, precisa ser respeitada.

lenda sf (lat legenda) 1 Tradição popular. 2 Narrativa transmitida pela tradição, de eventos geralmente considerados históricos, mas cuja autenticidade não se pode provar. 3 História fantástica, imaginosa. 4 Mentira, patranha. 5 História fastidiosa.

Mesmo sem ser Teólogo eu preciso registrar que um dogma é uma verdade de fé que todo cristão deve aceitar e crer. A Virgem Maria Imaculada, é um desses dogmas de fé.

E o que significa "Imaculada"? Ao contrário do que muitos pensam, não é o fato de Jesus ter nascido sem que Nossa Senhora perdesse a virgindade; isso é a Virgindade Perpétua de Nossa Senhora, não sua natureza Imaculada. A Imaculada é o fato da virgem Maria ter sido concebida sem Pecado Original, não tendo jamais pecado nem tido vontade de pecar.

Deus a preparou, a "planejou", por assim dizer, desde a queda de Adão para carregar o filho divino em seu ventre (Gn 3,15). Seu Filho não era um menino qualquer que depois "virou Deus"; Ele já o era, Ele é Deus desde sempre. A partir de Sua concepção na Virgem Maria pelo Espírito Santo (Lc 1,31), Ele tomou a nossa natureza humana, sem perder a Sua natureza divina, e a segunda Pessoa da Santíssima Trindade fez-se homem; "O Verbo se fez Carne, e habitou entre nós" (Jo 1,14).Portanto a virgem não concebeu do nada.

Fora do pensamento teológico cristão também é preciso compreender que na visão da psicologia analítica a Mãe Divina é representação arquetípica sagrada do estagio mais elevado de elevação, purificação do feminino. Representação que ultrapassa os tempos e que se manifestou através de pensamentos religiosos distintos e distantes, culturas e sociedades por todos os recantos deste planeta. O que realça a representação cristã católica, hinduísta, e outras mais.

Mesmo que  indivíduos desconsiderem as religiões que não professam, não se  pode esquecer que como humanos fazemos parte de grupo diversificado, diferenciado, no tempo, na cultura, no desenvolvimento, mas as manifestações de inconsciente coletivo ultrapassam todas as fronteiras, o grau de desenvolvimento das sociedades, as nações, o tempo e se manifesta a qualquer instante e em qualquer lugar, não diferenciando  classe econômica, raça ou religião. A natureza é ampla e generosa. e por isso a Virgem Maria é mais do que um símbolo cristão é simbolo do desenvolvimento humano, do estágio evolutivo, simbolo sagrado da mãe divina, mãe eterna de todos nós, pobres mortais.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário