domingo, 24 de outubro de 2010

IMPERMANÊNCIA DA VIDA



Essa noite sonhei que estava na esquina de casa quando ví um caminhão de mudança entrando na garagem da vizinha. Era um caminhão de uns trinta metros de comprimento e notei que ele estava entrando torto, de modo que deveria estar ocasionando uma destruição total na construção daqui de casa. De repente o caminhão começou a quicar como se fosse uma bola de borracha que inclusive ficava de rodas para cima e, ora normal e ora de cabeça para baixo, descendo e subindo, estava prestes a destruir totalmente minha moradia quando acordei assustada. É um sonho tão estranho, que significado pode ter?

Se bem me lembro, a primeira lei do Zen Budismo, com lucidez típica, é a lei da Impermanência da vida.

A Física nos fala em universo em expansão e no seu contraposto, o universo em Retração. Por enquanto o ritmo é determinado pela presença marcante da expansão, transformação, evolução.

Estamos inseridos, portanto, dentro de cenário em permanente, dinâmica de transformações e... Mudanças. Isto pode ser muito inquietante. Independe de nós. Somos como que levados à frente e se teimamos ao tentar paralisar o processo pessoal, somos como que puxados com mais força para a densidade dos buracos negros, nestes infinitos vórtices do universo. Que têm o poder de nos lançar ou nos puxar como corpos ao sabor de forças maiores.

Lutar contra essas forças parece-me tolice, melhor aprender a navegá-las, pode tornar a viagem mais agradável.

O sonho fala em transformações... Mudanças. Indica a dinâmica do cenário. O processo está instalado, A fase estabelece a metamorfose. Como registrei na imagem, elas são Danças que somos obrigados a dançar.

E o que vem daí?

Sua forma de responder ao mundo definirá como navegar em sintonia com as mudanças ou não interferir de forma desastrada.

Mudanças promovem ansiedades, angústias, inquietações, medos, apreensões, estados em geral desconfortáveis e incômodos ou desconfortáveis. Essas mudanças já vêm sendo anunciadas há um bom tempo, e nem sempre são rápidas. Como já lhe disse anteriormente cada um tem um tempo cíclico, e há ainda tempo do ciclo psíquico. No meu entendimento as pré-mudanças foram iniciadas. Há indícios de mudanças de comando arquetípico, passagem da fase de comando do “Puer Aeternus” para a direção do “Senex”. E essas são alterações delicadas, que nos exigem paciência e... Longas, já que podem durar 3, 5 ou até 7 anos, ou seja, um ciclo pessoal inteiro.

Nesses momentos nosso mundo confortável é arremessado, revirado, instabilizado, e podemos nos ver como dentro de um turbilhão sem que o queiramos.

Paciência. Você pode estar, sem que o queira, no Olho do Furacão. E ainda que possa parecer que sua casa será destruída, e mesmo que o seja, uma nova casa renascerá, uma nova vida se anunciará.

Quando digo que nosso arbítrio e relativo, quero dizer que existem momentos em nossas vidas que não podemos evitar, São momentos decisivos. Se nos preparamos para eles passamos ilesos, ainda que transformados. Se não tivermos nos preparados em momentos favoráveis, perderemos as chances de avançar na consubstanciação de nossa maturação. Aí... O sofrimento deixa de ser aproveitado como Repique para avançarmos em nossos desígnios. Se se preparou fique tranquila que a tempestade, se houver, passará, as ameaças desaparem e a bonança chega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário