terça-feira, 5 de outubro de 2010

ACORDA ALICE! ACORDA!



No terceiro sonho eu estava numa Kombi donde havia minha irmã dirigindo, uma pessoa ao lado dela e, atrás donde eu estava, mais cinco pessoas dividiam o espaço. Estávamos esperando uma sétima pessoa que estava chegando para ir conosco não sei aonde. Essas pessoas, tirando minha irmã que fazia o papel de motorista, eram agentes de saúde. Não sei o que eu fazia com eles dentro daquele veículo, mas estava muito apertado e comentei que estava com o pescoço doendo, pois eu não tinha espaço para me mexer e tinha que ficar com o queixo encostado no peito. Nisso acordei com minha mãe me chamando, entretanto o chamado dela também fazia parte do sonho, pois ao levantar notei que ela roncava na sala. Senti como se meu próprio inconsciente me despertasse para fazer-me manter tais sonhos em mente.

Parece-me que você percebeu com exatidão a intenção do inconsciente: Despertar-lhe de um sono profundo. A psiquê constrói um sonho que sirve para acionar a consciência, despertando de um estado de ausência, torpor ou de uma condição de sono muito profundo. O sonho serve como uma conexão do estágio deste sono profundo para o estado de vigília.

Você poderia pensar: Mas por quê? Vários poderiam ser os motivos, neste caso parece-me um sonho que aciona o estado de vigília lhe retirando de um estado de sono que produzia alguma posição corporal incômoda que prejudicasse o funcionamento de algum órgão corporal ou que levasse algum músculo à exaustão, promovendo alguma lesão ou disfunção.

A construção inicia-se pelo aperto e pelo desconforto no veículo (seu corpo). A presença de sua irmã pode ser porque ela produz em você algum desconforto, polarização ou nível elevado de tensão. Aumentando a tensão no imaginário aumenta o desconforto que possa provocar-lhe uma excitação, um desconforto, que a levasse a “acordar”.

Os agentes de saúde podem ser uma representação de responsáveis internos pelo cuidado corporal. A imagem favorece o intento onírico, envolvendo-a e espelhando o desconforto do corpo e do sufoco provocado.

O pescoço doendo é indicação de posição desconfortável, tensão corporal ou excessiva tensão que sofre a estrutura corporal, ou o sistema muscular. Não se esqueça de que a posição de relax no sono permite ao corpo reequilibrar os níveis de tensão regulando o relaxamento necessário em partes do corpo e favorecendo a tensão em outras partes que continuam a funcionar em baixa atividade para a manutenção do sistema.

E a imagem de sua mãe lhe acordando é a imagem tradicional de uma realidade que lhe chama para o “acordar”. O nível de tensão foi crescendo para acabar na imagem decisiva da urgência do Acordar.

O susto final, com o surgimento da representação de autoridade, representação ampliada como símbolo de alerta, proteção, referência de realidade e cobrança, ocorre como a ação final para o acionamento do corpo, o despertar da consciência.

Assim o corpo de salvou de uma situação de relaxamento excessivo que poderia colocar em risco seu sistema ou promover alguma disfunção no sistema.

O sonho retrata de maneira pedagógica e exemplar como a psiquê é absoluta no comando de nossas vidas. E como o Constructo onírico pode funcionar.

Neste sonho a representação simbólica se mostra a mesma, presente, mas a função é de comunicação. A função deixa de ser correção de conduta, atitudes, formação de personalidade, constituição de sua consistência e maturação, atualização e regularização dos mecanismos psíquicos para intervir de forma pragmática na condução da funcionalidade corporal, e na formação de um canal de comunicação, um caminho, uma artéria, uma frequência, entre o inconsciente e a sua consciência.

O momento, pelo exposto acima, consequentemente, indica maturação de seus mecanismos corporais, de sua consciência como estrutura e da relação entre você e seu espírito, sua alma.

Outros estudiosos poderão ficar restritos a outros significados, respeitemos! Pessoalmente tenho uma visão Funcionalista na análise de sonhos.

Eu fico encantado com a sabedoria da natureza e com a referência Lógica e ordenada de seu funcionamento... Afinal a lógica humana nasce da configuração de ordenação da natureza. Acho bárbaro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário