segunda-feira, 25 de outubro de 2010

TOURO DOMADO



Sonhei que alguém profetizava sobre meu futuro e disse que eu seria atacada por um touro. Logo depois estava passando por um local rural quando um touro de fato pulou o cercado, um salto malabarístico, e veio com tudo em minha direção. Eu segurei nos dois chifres do animal e olho a olho fiquei a segurá-lo com uma força desumana, fora do comum. Lembrei-me da carta força do tarô. Eu não sabia como conseguia fazer aquilo, mas para mim foi algo fácil dominar o touro bravio.


ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE
A INTER-RELAÇÃO CONSCIENTE/INCONSCIENTE

Já chamei atenção para a necessidade da aquisição de uma prontidão onírica que é de grande importância, e que nos permite responder, reagir a ameaças, e proteger a integridade e a saúde psíquica por esforço próprio.

Não é pouca coisa!

Dois detalhes dessa transformação:

1. No passado você estava mais suscetível à ingerência de pulsões de inconsciente, consequentemente essa suscetibilidade tendia a lhe colocar numa condição mais crônica de instabilidade emocional. Lembra-se? Como uma tábua você ficava ao sabor das ondas e das correntes do oceano primordial.

2. Sem a prontidão de resposta, deixamos de poder de intervir no processo de transformação exigido pelo inconsciente.

A dinâmica é a seguinte:

Enquanto não fortalecemos os princípios básicos de constituição da Individualidade, o inconsciente tem poder total de interferir no comportamento, nos conduzindo a seu bel prazer.

Mas chega um momento em que a falta de referências básicas por conta de uma individualidade inconsistente, começa a colocar em risco sua integridade. Como consequência ele (ou arquétipos específicos) se manifestam impondo a necessidade de mudanças que permitam consolidar a estrutura psiquica.

É como se no início de nossas vidas, frente à imaturidade psíquica fossemos conduzidos integralmente para que nos consolidemos como uma estrutura bem formada e para que mais à frente possamos conduzir a partir de parâmetros de consciência, lógica e realidade, nossas vidas.

Isso eu chamo de Inter-relação Dirigida entre consciência e inconsciente.

Quando a maturação da personalidade não ocorre, as ingerências do inconsciente aumentam para que o indivíduo colocado em Xeque possa acelerar seu processo de transformação, de forma a poder atuar na ordenação psíquica com mais precisão.

Naturalmente, como são múltiplas as fases e estágios que vivemos, o inconsciente continuará interferindo e realizando suas correções de rumo em nossas vidas, ao mesmo tempo em que acrescentamos à sua tarefa de centro de comando, os princípios de realidade constituídos pela consciência, princípios de ordenação, coordenação, lógica, localização, espacialidade, informação, linguagem, etc.

Se não desenvolvemos essa prontidão como um barco sem rumo vagaremos pela vida. Ao contrário, com a prontidão, começamos a gerar IMPUTS que auxiliam na ordenação dos conteúdos de inconsciente, recebendo em troca os benefícios dessa ordenação com a harmônia e equilíbrio do nosso sistema pessoal.


 
O SONHO

No último ano você iniciou essa jornada de assumir-se como uma individualidade constituída, abandonando práticas e respostas que já não lhe favoreciam frente às exigência de sua realidade (estou considerando suas informações partilhadas) e desenvolvendo conceitos, resignificando-se diante de sua vida. E a prontidão de que lhe falo apareceu em seus sonhos.

Os sonhos ameaçadores diminuíram e você desenvolve uma capacidade de responder aos confrontos e exigências oníricas.

Não a como avançar se não somo capazes de enfrentar os nossos fantasmas internos, os desafios, nossos dragões.

Isso não é pouco! Neste sonho sua capacidade de resposta lhe leva, ao invés de fugir e correr, a enfrentar seu TOURO DRAGÃO. E o domina, olhando nos olhos, segurando-o.

BRAVOO!!!!

Como em quase todas as representações e simbologia, a do touro também pode, independente da preponderância ativa, ser dupla. Ele pode ser relacionado ao princípio ativo e masculino e também ao feminino, pela sua relação lunar e fecundante.

Ele, em termos gerais, evoca a força, o conteúdo indomável, selvagem e intempestivo. Símbolo da força criadora, já foi considerado divindade, e na tradição grega os touros indomados simbolizavam o desencadear sem limites das pulsões destrutivas. É lunar e portanto relacionado com a noite. Para Paul Diel, os touros com sua força bruta simbolizam a dominação perversa.

O confronto envolve competição, e sua força toírácica pode não ser vencedora mas se equivale à força do outro.

O touro pode representar uma energia poderosa que você aprende a domar, descobrir dentro de si ou tomar posse. E O Chifre é símbolo de poder, da força.

Na psicologia podem simbolizar a divergência, ambivalência e forças regressivas. Para Jung eles representam o principio ativo e masculino pela força da penetração e um Passivo Feminino por sua abertura em forma de lira e de receptáculo. Ao reunir esses dois princípios na constituição da personalidade o indivíduo atinge o estágio de maturação pleno. Realiza a integração dos opostos em si.

 
Acrescento um Post no Blog Aeternus Femininus, que expressa um pouco mais minha visão, que pode favorecer sua compreeensão:
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário