quarta-feira, 6 de outubro de 2010

INIMIGOS

"Inimigos"- instalação - 
obra do Artista Plástico Gil Vicente
Bienal de São Paulo - 2010

Tive muitos sonhos durante a noite, mas conservei poucas lembranças. Num dos sonhos havia um homem querendo me matar. Daí eu atendi um telefone e comecei a gritar socorro, mas minha voz estava muito fraquinha.

Podemos considerar dois intentos psy na atitude de um homem querer te matar: O sonho é de confronto e avalia sua capacidade de resposta a ameaça de aniquilação; O sonho envolve a presença de conflito entre conteúdos de origem masculina que se movimentam frente ao seu crescimento e trabalham para mantê-la submissa a essa força Yang.

Sua resposta indica  momento de fragilidade, com limites de respostas. Mas pelo menos você consegue gritar por socorro.

Se considerar o confronto, há a presença do medo de morte, o que pode indicar apego excessivo à vida, à materialidade. Seja pela morte do outro ou pelo medo de morte, a postura pode indicar negação de nossos limites ou desprepara para lidar com a imprevisibilidade e sinais de não aceitação de nosso destino.

Entenda, podemos pensar em três tipos básicos de pessoas:

1. O individuo incauto é aquele que coloca em risco a sua vida, não lhe dando o valor necessário, ou porque se superestima ou porque acredita que não tem nada a perder. Este é o Kamicaze urbano que diariamente vemos por aí afora, matando ou morrendo;

2. O individuo que pressente o valor da vida, mas que não aceita a possibilidade de ter seu caminho e suas expectativas frustradas. Vive em função de sonhos, esperanças de realizações, fantasias de acontecimentos, no futuro. E compartilha a vida com o medo de um corte prematuro já que o presente é de insatisfações e a vida projetada no não acontecido;

3. O individuo que vive o presente, sabe de suas limitações e de seu pouco poder, e independente do cenário e da realidade em que está inserido vive de maneira plena tirando da vida a satisfação e o prazer no dia a dia, nos mínimos acontecimentos. Este vive o Presente Absoluto.

Naturalmente vamos encontrar estes tipos bem definidos e um inumerável biótipos constituídos de diferentes pitadas dos três elementos.

É preciso trabalhar a aceitação da finitude e isso pode ser feito mergulhando a vida no Presente.

Quanto à força do masculino, buscando manter-se no controle de sua psiquê, é natural que as forças que interagem dentro de nós tendam a manter-se polarizadas em suas configurações. É uma tendência dos sistemas resistirem à mudanças, é uma defesa do organismo manter seu equilíbrio e evitar mudanças. Estas só ocorrem quando as forças que atuam no sistema são mais fortes do que a força do sistema de se manter estável.

Uma mensagem que nos abre a reflexão é:

O pior inimigo que podemos encontrar
É aquele que nos conhece
Ele reside em nós.

 E esses conteúdos que dissociados ou autônomos nos boicotam em nossos propositos é que precisam ser focados. Não devemos nos esquecer dessas divisões internas que travam nossos caminhos. Mas veja, isto não é de todo mal, precisamos prestar atenção em nós, porque este lado que atua impedindo também nos impulsiona e nos desafia a superar os obstáculos impostos.  
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário