quarta-feira, 13 de outubro de 2010

FEMININO MASCULINO




Como libertar o lado feminino desta compensação maternal e desenvolver meu animus?

Você repete uma questão anterior, a de acreditar que tenha que desenvolver seu Animus. Não vejo dessa forma. Ele já é desenvolvido. Já foi visto este conteúdo interfere decisivamente em sua vida. Desenvolvê-lo  fortalecera sua predominância na personalidade, o que pode não ser positivo ainda que seja a repetição do processo que vivem as mulheres de sua família.

O que representa o Arquétipo Animus? Já abordei este tema, faça uma pesquisa no blog e reveja o tema, se tiver dúvidas, pergunte.

Como integrar esses conteúdos opostos?

Esta é a questão chave. Mas qual a chave da questão?

A chave para mim no seu caso é o “Princípio de Realidade”. Abrir espaço, em sua relação com o mundo, fora da fantasia, do imaginário, encarando os desafios visando superar as dificuldades que a realidade a todos impõe.

Um exemplo: Você superou os obstáculos e conquistou sua carteira de habilitação para conduzir seu carro?

Parece pouco, mas não o é. A mulher moderna incorpora a força do masculino para poder enfrentar o desafio que o sistema exige. Uma “certa” agressividade masculina que permite superar embates, desafios, dificuldades. Isto é integrar o masculino. Desenvolver o senso lógico, o pensamento lógico, uma conduta pautada na avaliação do cenário em que vive, na busca de realização de seus projeto e não apenas agir baseada no pensamento mágico, natural do “feminino”.

A Carteira de habilitação significa direito de se conduzir, de ir e vir sem depender do outro. Não tê-la significa se entregar à dependência, ter que seduzir e manipular o outro para que a conduza aos seus interesses, ficar submissa ao tempo e à disponibilidade do outro. Ou ser conduzida coletivamente, no tempo do sistema.

Você pode ser dominada por um animus forte e machão dentro de si, que se faz forte frente à força da sua repressão ao masculino, mas não utiliza suas características positivas, aquelas que poderiam enriquecer e facilitar suas conquistas e ajudando a superar as dificuldades que a vida lhe impõe.

Neste aspecto você precisa primeiro conhecer o seu lado masculino, identificá-lo, para poder abrir-lhe espaço utilizando o melhor deste conteúdo.

Compreendeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário