quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MUNDO MÁGICO E PERCEPÇÃO





Depois tive outro sonho aparentemente consciente donde, no quintal de casa, puxei meu dedo para certificar que estava sonhando. Meu dedo não esticava. Daí soprei-o e puxei novamente. Ele esticou como se fosse uma borracha. Tentei passá-lo através de uma folha e não consegui, mas soprando sim. Tentei atravessar uma parede e não consegui. Tentei através do sopro e nem assim foi possível, era como se não houvesse expiro suficiente para tal. Mesmo dentro do sonho ainda haviam limitações em mim. De repente fui como que sugada para a cama e, deitada sobre ela, me sentia acordada no ambiente do quarto ao mesmo tempo em que sabia estar dormindo. Interessante que eu não queria acordar de verdade, pois estava gostando daquelas descobertas oníricas extra-corpóreas. Daí eu comecei a crescer tomando conta de todo o espaço e nem as coisas físicas me atrapalhavam, pois eu adentrava e passava por elas como se fosse uma fumaça de luz, um não-ser, ou melhor, um ser mental num espaço também puramente mental. Continuei sonhando, mas só lembro disso.

Sonhos nos abrem as portas para vivências fenomenais, para experimentar o novo e o mágico.

Pensando de forma mais tradicional, o sonho favorece uma questão oposta aos acontecimentos: Seria ele um sonho compensatório? Estaria sua vida dentro de uma realidade tão limitada que o inconsciente compensaria a sua necessidade de algo mais excitante? Prefiro não ser definitivo, apenas a reflexão lhe favorecerá.

É claro que viver pode ser uma experiência fenomenal independente de acontecimentos extravagantes ou excitantes ocorrerem. Neste caso o que definiria a compensação seria a insatisfação com aquilo que você vem vivendo. Neste caso você deixa de ser mais realizada pela incapacidade de perceber o quão magistral pode ser a vida independente de onde estamos, como estamos, ou o que fazemos. O especial se torna a luz que projetamos no cenário em que estamos.

Pensando bem, este é um dos grandes segredos da vida: O que torna a vida interessante não é o que tenho, o que faço, com quem estou ou onde estou. O que torna a vida especial é a forma como nós nos relacionamos com o mundo.

Você pode, por exemplo, questionar: Se eu fosse uma empresaria e não a funcionária eu seria mais feliz. A percepção contaminada pode levar o individuo a perceber apenas os aspectos positivos de um acontecimento sem pesar nas responsabilidades, nos compromissos, na disponibilidade que se exige. Cada um nesta vida paga o preço de suas escolhas, tanto pela falta quanto pela fartura, tanto pelo anonimato quanto pela fama, tanto pela simplicidade e humildade quanto pelo orgulho e pelo poder.

Portanto reavalie seus conceitos, a satisfação ou sua insatisfação. Arte da vida está também em sabem extrair sabor das pequenas coisas que acontecem em nossas vidas.

O SONHO

As mãos representam a evolução humana, a conquista das habilidades refinadas que permitem aos seres o manejo e o domínio da realidade.

O Sopro é a força que anima a vida, sopro de vida, o espírito, o Prāna, a energia universal que permeia o cosmo, absorvida pelos os seres.

Nossa conexão direta com o universo.

No sonho pode representar o avanço da consciência, já que através do sopro você dá vida ao instrumento refinado que nos permite superar obstaculos, vencer desafios, realizar consquistas: As mão,. Isto pode aparecer como desejo, portanto seria compensatório, ou como atitude, portanto, movimento para se libertar da mesmice.

A EXPERIÊNCIA

Como vivência, o sonho pode indicar exercicios de experimentação de deslocamentos etericorpóreo, ou seja, tomada de consciencia de suas possibilidades como um fenômeno corpóreo, ou de deslocamento de corpo astral, etérico, etc.

A PRÓXIMA FRONTEIRA

Sempre se ouve falar por aí que de últimas fronteiras a serem conquistadas pelos humanos, fronteiras continentais, abissais, espaciais. Pessoalmente acredito que a última fronteira é a expansão da consciência humana, e sua evolução natural. de forma a estarmos mais preparados para nos conectar com as dimensões possíveis e acessíveis neste universo. 

A consciência se constitui uma aglutinação do sentido da matéria como fenômeno existêncial..

A consciência da existência antecede o “Eu Penso” Eu existo antes de ser um ser pensante. Antes da formação do pensamento a consciência ja inicia a sua constituição, e o pensamento é apenas mais um evento que amplia a capacidade de apreensão do mundo.

Digo-lhe isto porque, a mesma consciência que construimos em nossas relações com o mundo, também se constitui no mundo onírico. Neste aspecto, os sonhos são verdadeiramente a nossa Próxima Fronteira a ser conquistada. Quando trabalhamos os sonhos abrimos uma grande possibilidade de ampliar a consciência do mundo, ainda que a partir de nosso interior.



 
Neste acontecimento interno de maturação e ampliação da consciência, ocorrem ajustes fundamentais na nossa percepção. E o sonho relatado acima é para mim um retrato desses ajustes.

Veja, somos de característica evolutiva com alta permorfance adaptativa. E o desenvolvimento humano reproduz o desenvolvimento evolutivo da humanidade. Assim passamos por etapas de adaptação perceptiva em vários períodos na vida. Um exemplo: crianças em fase de adaptação perceptiva, em momento específico de crescimento, onde os órgãos em crescimento e adaptação promovem alterações de percepção, passam por esperiências visuais de olhos abertos ou fechados, onde as imagens aprendidas e registradas podem sofrer ajustes e variações de tamanho, largura e comprimento. Assim, imagens aparentemente simples podem se transformar em monstros assustadores, ou imagens originarias da formação do pensamento ( imagem e conceito), podem em processo de ajustes sofrer distorções, em principio, normais.

O sonho acima entre outras possibilidades pode ser referência desse processo de transformação e da dinâmica de consolidação de sua consciência. O individuo vive transformações conceituais, de princípios e de foco de interesse que inevitavelmente alteram a percepção de mundo do sujeito, porque alteram o ponto de vista e a funcionalidade orgânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário