quinta-feira, 28 de outubro de 2010

NOVOS CENÁRIOS EXIGEM NOVAS RESPOSTAS


Num segundo sonho eu estava numa casa que dentro do sonho fora deixado por meu pai e minha mãe houvera mandado reformá-la. Ela ficara muito grande, todos os cômodos com moveis novos, ar condicionado e aparelhos de ultima tecnologia. Entretanto, senti-me péssima dentro daquele “luxo” e ainda conhecendo os novos cômodos da casa, saí da vista familiar e comecei a chorar desesperada. Um mal-estar sentimental muito grande e inexplicável tomou conta de mim. Eu não queria ter que morar ali. Aquela sofisticação me deixava figurativamente sem ar, me incomodava demais. Nisso encontrei um cômodo todo enfeitado que era um quarto de animal. Dentro dele havia uma barraca com vários brinquedos e apetrechos. O quarto saía para uma espécie de varanda e lá havia um cachorro e um gato filhotes. Passando por dentro da barraca – ela funcionou como uma passagem, um labirinto, um portal – fui ao encontro dos animais. Nisso alguém trouxe um pouco de comida própria para gato e começou a colocar na boca do gatinho. Disse a essa pessoa que não precisava colocar na boca dele daquele jeito, pois ele instintivamente já sabia comer sozinho. Naquele local que antes não fazia parte de casa, senti a presença paterna e isso aliviou o sentimento desagradável que outrora senti.



ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A SUSCETIBILIDADE EMOCIONAL

Ocorre um fenômeno interessante, vejamos se consigo lhe transmitir minha percepção:

Em geral a catarse reequilibra as tensões e polarizações do corpo e da psique. Mas em situações específicas, o inconsciente eleva o nível da sensibilidade pessoal e aflora a Suscetibilidade, as defesas morais e couraças são rompidas. A elevação da sensibilidade provoca uma descarga energética que se sobressai devido a suscetibilidade, ou seja, através da sensibilidade o individuo sofre o impacto do estímulo, o impacto aciona a reatividade, o individuo é dominado por uma inflação emocional, um carga de sensações e encantamentos e o fenômeno favorece uma reconfiguração psíquica e de defesas repolarizadas. Ele sai fortalecido em sua capacidade de resistência, o que aumenta o limiar de resistência aos impactos de realidades.

Este universo sensorial contem seus riscos.

Por exemplo: O choro como manifestação catártica que protege o individuo do impacto devastador de cenários descompensadores, em princípio é resposta a acontecimentos que promovem instabilidade no sistema pessoal e que poderiam ser devastadores. Acontecimentos como perdas afetivas, separações, ameaças à estabilidade, agressões, violência que promovem respostas emocionais reativas de choro podem levar o sujeito da dor ao prazer. Ou seja, a dor que promove o choro, pode ser em superada e o individuo passa a sentir prazer na resposta catártica produzida para protegê-lo.

Quando isto acontece, a armadilha se instala, o prazer pode se tornar a chave que mantém acionada a fragilidade emocional, paralisando o processo de desenvolvimento e maturação do indivíduo. O sujeito passa a se predispor como frágil e suscetível impedindo a consolidação da maturação de seu sistema psíquico.

O SONHO

O sonho, com algumas variáveis extras, parece-me catártico e reequilibra o elevado nível de tensão e a hipersensibilidade que às vezes você projeta.

Um lado

Há um desconforto implícito. Como se fora do eixo você estivesse. Você esta na casa que seu pai lhe deixou e se sente desconfortável frente às transformações realizadas por sua mãe.

Essa casa pode ser sua herança, seu lado de origem paterna. Lado transformado pela força da intervenção materna, pela predominância da mãe.

E o desconforto aflora quando não há espaço para que características de um lado se manifestem ou encontrem possibilidades de aflorar. Sinal de conflito.

Isto não é estranho, já que o trabalho do individuo é administrar essas duas heranças transformando-as num resultado único e original, pleno.

É interessante notar que no sonho anterior o tema já havia aparecia.

O desconforto a leva a buscar uma saída. Você atravessa o portal. Percebe que precisa de autonomia, que o movimento é de busca de autonomia. Apresenta a necessidade de limites ao indicar a importância de deixar o animal se alimentar por si mesmo. Recusa o tratamento regredido, de subestima, submissão, dependência.

Sente a presença paterna e o alívio da tensão. Você encontra a solução do enigma entrando no caminho da autonomia, encontra a leveza necessária para viver abrindo espaço para que seu lado originado de pai possa se manifestar.

Outro lado

O sonho é apenas catártico, anuncia o nível elevado de tensão, evidencia sua suscetibilidade, coloca-a em situação de desconforto que a obriga a procurar uma solução para o problema e atualiza seu sistema quando atravessa o portal e passa a agir de forma autônoma, mostrando sua visão ao outro, se manifestando.

De qualquer forma sinto que a casa nova é uma indicação de vida nova, de transformações se operando.

Na casa nova não há sentido em agir como na velha casa. É o que digo às pessoas:


NOVOS CENÁRIOS EXIGEM  RESPOSTAS NOVAS
 
Quando apresentamos as velhas respostas em novas realidades, elas sempre se mostram inadequadas.
Reflita.


ADENDO: Quando digo novas respostas não descarto a experiência conquistada na lida da vida. Essa experiência pessoal, ao contrário, é instrumental importantissimo para que possamos criar novas respostas nesses novos cenários. Quero dizer que  em cada novo cenário que entramos, precisamos avaliar a realidade, detectar o "momentun", estudar entraves e bloqueios que porventura possam nos impedir ações e avanços, definir o que a realidade nos exige, e desenvolver respostas específicas para esse novo momento. Assim deixamos de ser simplistas usando velhos instrumentos dentro de novos realidades.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário