quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ALTA TENSÃO


No dia dois desse mês venci meu contrato de experiência no trabalho e essa noite sonhei que para continuar nele precisava passar num teste. Eu estava certa de que passaria, pois a mulher que me aplicaria-o disse se tratar de uma avaliação da minha índole moral. Ela ia encenar uma situação qualquer e queria analisar minha reação natural, dizendo que era para eu reagir como se aquilo estivesse de fato ocorrendo na minha vida. Assim ela fingiu ser uma criança fazendo bagunça e entre revoltada e irritada começou a arrastar uma mesa. Levei-a para um canto, coloquei-a de castigo e disse energicamente que não ia lhe dar aquela boneca que ela tanto estava querendo ganhar de presente no dia das crianças, explicando-lhe o porquê.

Daí um monte de portas se abriram e adentrou no local uma multidão de pessoas, a maioria eram homens. Agarrei-me a um deles que dentro do sonho parecia ser um namorado. Ele ia passando sério e nem ia me notar se não fosse essa outra reação natural e inesperada de o agarrar. Nisso o ambiente outra vez se transformou e notei estarmos dentro de um grande elevador. Não sei se ele subia ou descia, mas permaneci abraçada ao homem enquanto ele segurava-se com as duas mãos no apoio do teto do elevador. Nos beijamos e ainda acariciava as costas dele quando acordei sem entender absolutamente nada do sentido desse confuso sonho de três momentos em um.

O que tal sonho pode representar?

Inflexibilidade, punição, busca de uma salvação, apoio e deslocamento através de outrem?

Seria, no mínimo, interessante saber de você quando criança. Como era, tranquila inquieta, retraída hiperativa, disciplinada desorganizada, sem limites. Como adulto é perceptível que não suporta crianças sem limites e se apresenta como autoridade assumida.

A proposta é clara, ser testada, confrontada. Sua resposta é de controle e domínio da criança rebelde.

Qual seria o foco do sonho?

A criança rebelde dentro de você?

A autoridade repressora e castradora?

A tensão ou a angústia produzida pelo medo de ser rejeitada e excluída?

Não sei o significado ou importância do emprego, do seu trabalho, na sua vida. Como se relaciona com essa realidade, sua necessidade, ou como lida com o seu “fazer”. Se é sobrevivência, se o trabalho oferece-lhe oportunidades de crescimento, prosperidade.

O sonho indica uma realidade comum de conquista a partir do esforço pessoal, o presente recebido ou a exclusão como punição. E... o elevado nível de tensão provocado pela situação.
Naquele momento já havia a decisão de seu contrato? Se sim, o sonho se explica como o desmonte do nível de tensão.

O sonho:

A primeira parte realça dois aspectos: há o confronto, você é chamada a responder e responde dentro de sua necessidade de controle, domínio e organização. A resposta é assertiva, resultado de conceitos claros e limites definidos.

A severidade consigo mesma fica em realce, e mostra a insegurança e o nível elevado de tensão e angústia porque passou. Você se sentiu como uma criança e pune aquela que te submete ao teste. Sua revolta é projetada punindo aquele que te submete à condição de inferioridade e de submissão.

Falta-lhe humildade?
O patrão é opressor?
A condição como subalterna a incomoda? Seria sua vontade chutar o balde?

A segunda parte, o nível de tensão se eleva e o socorro vem no seu "se agarrar" às barras da calça da figura masculina.

Help!!

O cenário de ameaça a leva a se agarrar e a se entregar à submissão. O seu movimento é de fuga, de inferioridade, sendo levada, conduzida.

Fico refletindo sobre as portas, e a entrada de pessoas. Se ela representam a possibilidade de sua passagem ou de mudanças, neste caso elas servem para uma invasão coletiva, como uma onda que entra em sua vida e ocupa de forma tão marcante o espaço que a sua atitude parece-me regredida e submissa. Resta a questão: coletivamente o que invade e ocupa seu espaço, seu território de forma tão decisiva?

Como podes ver, eu tenho mais perguntas do que respostas. Mas nem sempre os sonhos são claros. Isto significa esperemos que os seguintes possam completar a ideia do sentido e do significado deste.

Ah! A parte final das carícias e dos toques, reequilibram seus níveis de tensão. Te trazem para a dimensão corporal, para o universo das sensações reintegrando seu sentido compensando a tensão elevada. O afeto compensa  o cenário "Sem Rumo" promovido por uma realidade que lhe exige, promovendo instabilidade emocional, e que a insere na rota de fuga. Este afeto compensa e lhe favorece o reequilíbrio.

by



Nenhum comentário:

Postar um comentário