sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O TRIÂNGULO E UM VÉRTICE



Em terceiro eu havia ido no cinema com minha irmã, a pedido dela que não queria ir sozinha, e depois escutei minha mãe conversando com ela e tentando acertar as contas. Tomando atitude e tendo uma postura de esclarecer o equívoco, resolvi interferir na conversa e disse que ninguém me falara sobre um pós-pagamento, pois se soubesse disso não teria ido. Daí minha mãe piscou o olho e quando olhei para minha irmã ela também piscou o olho para mim. Sem entender o sinal de ambas, disse que da próxima vez não iria, nem mesmo sabendo que nada teria de pagar. Eu senti que ambas queriam ser boazinhas comigo, mas fora da minha presença o melhor era eu desconfiar.

Em geral, toda relação triangular acaba se mostrando desconfortável para um dos integrantes e muito confortável para os outros. Relações triangulares nos colocam num cenário em que os mais oportunistas se saem melhor do que os não oportunistas. Elas favorecem acordos multilaterais, relações de compromisso, cumplicidades entre pares. E realçam a competição entre os participantes. Num jogo que apenas favorece a neurose.

São relações que favorecem a tensão, elevando os níveis de polarizações. São relações instáveis pela própria natureza das relações; sejam elas profissionais, afetivas, sexuais.

Parece que você vive uma relação triangular desconfortável.

O sonho retrata sua postura defensiva frente à irmã e à mãe. Mesmo que elas queiram estabelecer uma relação de cumplicidade, sua atitude a conduz para a nóia, a desconfiança, ao medo, ao sentimento de excluída, fazendo aflorar e salientando a baixa estima, a inferioridade.

Esse me parece um dos nós no qual você ficou prisioneira. Suas expectativas, seus jogos de manipulação, seu excessivo poder competitivo, possivelmente a impediram de estabelecer relações naturais com essas duas importantes pessoas na sua vida.

E claro que nas relações todos são responsáveis pelo resultado que se chega. Elas são responsáveis tanto quanto você, mas as consequências mais graves parecem ter te atingido, já que elas “se entendem” e você é a estranha. Mas como em todo triangulo existe forças de inconsciente onde cada um exerce um papel para a sua manutenção.

O sonho realça a necessidade de focar mudanças na  relação com este triângulo. Você não tem poder para tomar decisões por elas, mas tem o poder de fazer escolhas pessoais. Mudar atitudes, comportamentos, respostas, expectativas e se libertar desse jogo relacional que dentro das circunstancias nada tem para lhe oferecer. Pode ser que conquistando sua libertação elas descubram que você é peça fundamental no equilíbrio das três, mas para isso e necessário encontrar o seu caminho pessoal.

Ir ao cinema a pedido da irmã indica desejo de ser importante para ela ou de subjuga-la à sua força. Mas o poder econômico está nas mãos dela e de sua mãe. A dependência não é apenas afetiva, mesmo esta pode estar condicionada à submissão financeira. O que nada tem de estranho já que sua relação com dinheiro parece envolver complicação. Sua condição é de fragilidade e não de independência.

Veja como pode ser complexo. Se o dependente não possui autonomia nem para ir a uma seção de cinema, é porque seu aprisionamento precisa ser trabalhado.

A escravidão foi abolida, e isto significou deixar os escravos ao seu próprio cuidado, essa a responsabilidade que se paga pela liberdade. Seus projetos futuros privilegiam essa conquista? Ou você acredita que um bom casamento a libertará desta condição familiar? Se tiveres esta esperança jogue-a fora ou só conquistará mais submissão, a não ser que consiga subjugar um homem pela força de sua presença ou pelo vício no sexo. Existem melhores caminhos.

Ah!

Não ganhamos autoestima com conceitos,

com fé, idealização ou gritando:

EU ME AMO! 

Primeiro prérequisito é a aceitação

seguida do Sustento Pessoal.

Ser  capaz de se cuidar, sobrevivier, não depender, e...

Lembra-se do mosaico?

É o nosso desígnio... Passar pela vida juntando nossos pedaços ou evitando que nos despedassem!

A autoestima é a Cola!


Nenhum comentário:

Postar um comentário