sábado, 16 de outubro de 2010

PÁTRIA MATER



   de volta pra casa

"Minha pátria é a língua Portuguesa" F. Pessoa

FEED BACK
Meu Pai faleceu com câncer de bexiga em 2001, portanto estive com ele até meus dezesseis anos (já que ele faleceu em janeiro e faço aniversário em setembro). Como sempre fui muito tímida, embora tivesse um bom relacionamento com ele (tinha mais afinidades com ele do que com minha mãe), não havia intimidade, pois tanto ele quanto eu tínhamos a personalidade introvertida e reservada. Nunca fui de dialogar ou me expressar, tanto com ele quanto com minha mãe e principalmente com minha irmã. Ele era o único que tinha contato com os filhos. Depois disso nunca mais soube de nada dos meus parentes portugueses até cerca de um mês atrás quando minha sobrinha me encontrou através do MSN. Por vezes trocamos algumas palavras, mas não temos muito assunto para falar. Sempre me interessei muito de saber dos meus antepassados paternos e de aproximar-me dessa outra parte de família tão distante. Não sei se essas informações me seriam accessíveis. Nem todo mundo gosta de remexer no passado e fico sem saber como abordar o assunto sobre meus avós paternos ou sobre a vida do meu pai antes da vinda para o Brasil.

É preciso buscar e tentar. Sem tentar nunca saberá se o universo familiar se tornará acessível ou se permanecerá em equilíbrio distante. Aprenda a perguntar. E o outro... Que tenha a opção de responder ou de se calar. Essa atitude de colocar luz no passado é interessante. Se há o que esconder, mais luz precisará, maior a responsabilidade de aprofundar. Se não há o que esconder, não há o que temer. Mas um detalhe importante: Rapidamente você descobrirá que com carinho, cuidado, respeito, delicadeza, uma pitada de amorosidade, um pouco de sagacidade, muita paciência, e com o universo conspirando a favor, poderás ir longe, mais longe do que imaginas. E essa saga será preciosa, porque poderá descobrir não apenas segredos que deverão ser guardados e protegidos, mas a preciosidade e a riqueza de um passado ancestral. Não tenho dúvidas de que será uma busca preciosa na sua vida e na construção de sua história.

MENSAGEM PESSOAL

Como brasileiros, ou descendentes, somos conectados a linhagem portuguesa. Portugal é nossa pátria, e nossa Pátria não conhece fronteiras. Seja aqui ou além mar, ela é rica de cores, sabores, coragem e feita de poesia, mas é mais do que as outras porque ela é nossa pátria, nossa herança, nossa história. 

Eu posso lhe dizer: Quem sou eu sem a presença de Fernando Pessoa em minha vida? Aprendi a pensar me alimentando de sua prosa. Se sou o que sou, um homem que navega com norte, só o sou porque sou Pessoa, meu principio de lucidez, o término de minha solidão, meu alento, meu colo meu alimento de alma. Ah! minha cara! Não há como desprezar a riqueza de ter nas veias o sangue lusitano. Portugal está em nossas entranhas, em nossa formação, no sentimento, na emoção. Portugal é único. Nenhuma nação neste planeta conseguiu ser mais universal, e creio, é nossa grande riqueza. Nossa pátria é universal.

Navegar é preciso. Navegue, atravesse o oceano, o rio da vida. Faça o caminho de volta. Na tentativa de livrar seu pai do exílio a que se impôs. Chegue do lado de lá, na margem onde o passado encontra o futuro e descubra sua história, sua família. E... Se acolhida, respire aliviada, se não encontrar guarida, prossiga sua vida de forma plena, com a certeza de ter feito o melhor.

A VIDA AGRACIA OS QUE SE EMPENHAM EM REALIZAR SEUS DESÍGNIOS

By.

Nenhum comentário:

Postar um comentário