sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MANDALAS - FIAT LUX




Primeiro sonhei que estava montando uma espécie de mosaico no chão com algumas lascas de mármore que estavam enterradas no chão. Entretanto, não estava encaixando direito e fui buscar uns cacos de vidro, mas estava muito perigoso mexer com aquilo e resei pedindo a Deus que me ajudasse a cumprir minha tarefa sem me machucar muito. Tentava carregar os cacos de vários tamanhos e cores com o maior cuidado. Eu não fazia o serviço sozinha e, embora não lembre quem ou quantas pessoas estavam comigo, creio que meu pai estava junto tantando encontrar algum caco que servisse também.

A imagem é singular: A construção do equilíbrio psíquico.

Mandala e uma palavra originada do sânscrito e que significa Circulo Mágico. Uma figura geométrica circular com variações de circulo circunscrito num quadrado ou de um quadrado circunscrito num círculo, com irradiações originadas do centro produzindo imagens simétricas e ordenadas.

Jung as considerava como imagens arquetípicas que expressam a Psique, e particularmente o SELF. Jung detectou o aparecimento dessas imagens em sonhos ou em trabalhos terapêuticos projetivos durante a análise Junguiana.

Elas podem expressar um potencial para a Totalidade ou como representação da totalidade cósmica, ou como proteção para pessoas que estão em condição fragmentadas.

Basicamente a coisa funciona assim, se o individuo encontra em condição psicopatológica ou de dissociação, as mandalas são projetadas numa tentativa de ordenação do caos mental.

Diferentemente da condição psicopatológica elas podem surgir em sonhos como indicativa de ordenação, de reconfiguração da condição mental em estágios de metamorfose e de transição anunciando mudanças. Ou seja: Se a condição e de perigo elas surgem para reequilibrar a ordenação e configuração mental; Se a condição é de metamorfose, elas surgem anunciando o processo de reconstrução que é resultado do esforço pessoal empreendido.

Em leitura anterior apontei a relatividade do arbítrio humano que sofre ingerência assertiva de força e pulsões originadas do inconsciente e na possibilidade humana de interferir decisivamente na transformação do inconsciente pessoal.

Quando partimos para assumir as rédeas de nossas vidas, definindo conceitos, atitudes, princípios, como um norte em nossa jornada, interferimos na construção dessa configuração de inconsciente. E quando abandonamos essas referências, desconsiderando o espírito do universo, também interferimos promovendo a desconstrução de configurações básicas que nos orientam, gerando a dissociação de nossa constituição.

A imagem da mandala pode aparecer de forma referencial de múltiplas formas, como praças públicas, objetos, imagens aéreas – vista ao longe, ou de forma explicita como em pinturas ou mosaicos que se constrói.

No seu sonho e perceptível a força do coletivo envolvido nessa construção ou reconstrução, as pessoas - conteúdos- que auxiliam, seu pai, e o clamor divino.

A presença do seu Pai reforça conceitos já expressos, em leituras anteriores, da importância de seu movimento na transformação da história de sua vida pessoal e familiar.

Em principio essa imagem aflorada indica, como no sonho anterior, duas possibilidades:

1. Metamorfoses. Mudanças, Transformações que se prenunciam resultante do seu esforço pessoal de aprimoramento;

2. Tentativa de proteção de seu equilíbrio mental frente a ameaças existentes que promovem sua desconstrução.

Pessoalmente, tendo a considerar, em decorrência do movimento e da dinâmica pessoal, que o sonho anuncia o processo, em fase de construção, do projeto pessoal. De forma gráfica é assim que nos protegemos, enquanto vivemos construímos o mosaico de nossas vidas.

Aproveite para pintar, desenhar, e registrar o seu sonhos, essa imagem de mandala pessoal, um símbolo de proteção e de equilíbrio. Trabalhe nela, com paciência, com delicadeza e terás uma imagem mágica, de poder. Não a exiba, mantenha o significado da imagem para você.


OBS.: A imagem interna da mandala, para representar o centro de luz, o Self, foi utilizada uma imagem do sol fotografado por sonda solar da Nasa Sol_620 divulgada esta semana na rede. O meu objetivo é indicar que uma mandala é mais do que uma representação ou uma imagem, é o espelho da força do universo em nós, de sua origem e constituição. A mandala é uma configuração que define um formato com o qual a força do universo atua e interage com suas células, nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário