domingo, 3 de outubro de 2010

FEED BACK - PATER NOSTRO



em AETERNUS FAMILIA



Meu pai era português e veio para o Brasil trabalhar com um amigo que morava no Rio de Janeiro. Ele era aposentado por invalidez por causa de um problema que teve na coluna e, uma vez que não conseguia trabalho lá, veio tentar a vida aqui. Depois esse amigo quis que ele montasse uma filial em Curitiba e foi aí que ele conheceu minha mãe. Parece-me que ele foi criado pela avó. Ele nunca me falou nada a respeito de sua família ou história de vida e aparentemente tinha um passado muito sofrido. Ao menos para mim, o refúgio dele no Brasil, deixando para trás a esposa e dois filhos, já aparentava um peso de sofrimento. Isso é tudo o que sei. Eu praticamente me considero uma pessoa sozinha no mundo, pois a família por parte de mãe é pequena e totalmente sem contato. Tenho uma irmã casada que vive em São Paulo e que não sou muito afim, tenho duas tias e primas que nem sei do paradeiro.

E o que aconteceu com seu  Pai ? Até quando esteve ao lado dele? E sua família em Portugal? Nunca se interessou por informações de sua vida em Portugal? E Seus familiares portugueses?

Não há como negar o passado, nossa ancestralidade, origens. Nossas origens definem o que somos, nossas identidades, nossos desígnios, nossos desafios. Cada origem tem sua carga, seu dever, seu compromisso. Nossos ancestrais definem nosso futuro. Sem eles somos folhas soltas no oceano primordial, o que pode tornar nossa tarefa, nossa jornada um desafio monumental, um preço elevado a ser pago. Quando penso em órfãos, penso em uma jornada difícil. Sem conhecermos nossas origens somos órfãos não apenas de pais mas de pais sem pátria, ainda que acolhidos pela identidade comum como brasileiros. 
Nossos ancestrais definem o nosso eixo, nosso futuro, mais do que possamos querer ou imaginar.

em NEGATIVO DE PAI :



Que eu saiba nunca sofri nenhum tipo de abuso... será que sofri e não lembro? Aliás, praticamente nada lembro da minha infância.

Incrível como estou sentindo esse amadurecimento. Coisas têm me acontecido e noto que minha postura e sentimentos são diferentes. É como se os sentimentos estivessem caminhando junto com a razão. A tal da resistência está fortalecendo-se e isso se faz visível quando sinto que estou no controle das minhas emoções e que estas não abalam minha auto-estima como antes. Mesmo que exista pesar ao aceitar alguma situação, não me diminuo por isso como fazia anteriormente, conseqüentemente, não sofro tanto e nem me deprimo na condição de vítima ou culpada.


Esse alinhamento, razão e emoção, é sinal de eixo, de referência e equilíbrio, de menos confusão e tormentos. Caminhar em uma direção, se voltando, voltada para outra pode sinalizar desassossego, divisão, conflito. Desconforto dos "Sem Rumo". São boas novas, deve estar se sentindo mais confortável, mais leve. O caminho é um Bom Caminho. By
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário