domingo, 17 de outubro de 2010

RESIGNIFICAÇÃO

Detalhe  de  fonte em Paris

Sonhei com minha irmã. Minha mãe havia acabado de falar com ela pela internet e ela houvera dito que viria no dia seguinte, entretanto, repentinamente ela chegou fazendo-nos uma surpresa. Fiquei trêmula. Foi uma reação física inexplicável. Eu não sentia frio, mas batia o queixo estranhamente. Ela me abraçou e ficamos algum tempo abraçadas. Eu queria sentir bem-estar naquele abraço, mas não conseguia. Senti o momento como se estivéssemos indiretamente ou inconscientemente fazendo as pazes, mas sentimentalmente eu continuava não sentindo prazer com a proximidade dela. Depois do abraço tive de dar atenção para minha sobrinha e logo senti meu sossego indo embora enquanto ela remexia nas minhas coisas, algo que me irrita.

Senti do sonho que gostar de alguém não depende puramente da vontade pessoal. Mesmo que haja respeito, proximidade e intimidade, se não houver o prazer da afinidade, pouco adianta querer sentir-se bem na presença do outro.

Reaparece, no sonho, o movimento interno de reconciliação, em duas vertentes:

1. Há indicação de aproximação entre conteúdos de inconsciente, ligados à representação simbólica de sua irmã e a carga negativa, repulsiva e contrária que possui e você como polo anti empático que origina e se contrapõe a esse conteúdo negativo;

2. O inconsciente realiza a compensação de uma tendência interna do desejo de aproximação evidenciando aspectos protetores de sua irmã e as reações que ela desencadeia, acionando suas defesas.

Sendo que essa defesa como reação é neurovegetativa, está ligada a estrutura de funcionamento do corpo, independe da intervenção de sua vontade, portanto aflora sobre controle do inconsciente de forma espasmódica, reativa, reflexa. Ela é defensiva na dimensão instintiva e somática. E o fenômeno pode indicar tendência de alteração de configuração que existe e que pode determinar mudanças na capacidade de resposta instintiva e condicionada.

Eu, pessoalmente, acredito num processo de alteração do Padrão de resposta em nível profundo de energias imobilizadas e condicionadas para reagirem a partir da presença de objeto codificado como negativo, ameaçador e perigoso.

Estas energias “recalcadas”, condicionadas, podem ficar imobilizadas em regiões mais interna do corpo, localizados entre a musculatura e o esqueleto, (há profissionais que acreditam que ela ficam localizadas em alguma estrutura cerebral).

Chamo de energias densas, pois pouco se movimentam, reativas porque só são acionados a partir do estimulo negativo provocado pela presença do objeto que recebeu a codificação de ameaça.

A empatia ou a antipatia são faces de uma mesma moeda. A Negação é reativa frente à dificuldade de se entrar em acordo tônico com o objeto. À medida que você não superou suas dificuldades e não obteve sucesso de estabelecer vínculos afetivos positivos e de proximidade com sua irmã, foram estabelecidos níveis de competitividade elevada e transferência negativa. Como não estabeleceram um acordo tônico e afetivo, acabaram construindo uma relação agressiva, de competição que espelha a dificuldade entre vocês, ou de você para ela.

O sonho aflora o conflito, o desarranjo, e através do confronto e da compensação objetiva a reconstrução desta configuração defensiva estabelecida por você.

Há sinais de mudança de dinâmica e de configuração psíquica. Neste aspecto o desarranjo vegetativo pode surgir como uma descarga, catarse ou simplesmente mobilização dessa energia focada na sua defesa para ser reincorporada no seu sistema.

A mudança independe de você, ainda que tenha sido a origem e desencadeado o sinal a partir de mudanças de posturas atitudes indicativo da necessidade de desmobilização da construção do passado. Isso pode ser indicativo de que você abandona, desmonta, desmobiliza os padrões de respostas usados desde sua infância ou adolescência e que serviam de referência para seu comportamento nos últimos anos de sua vida adulta.

Senti do sonho que gostar de alguém não depende puramente da vontade pessoal. Mesmo que haja respeito, proximidade e intimidade, se não houver o prazer da afinidade, pouco adianta querer sentir-se bem na presença do outro.

O sonho mostra a sua dificuldade, provocada pela presença negativa associada à sua irmã e pelo sentimento negativo alimentado por voce na relação com ela.

Quando o indivíduo é diferenciado do outro, esse outro não é capaz de alterar sua dinâmica interna e pessoal. Quando o outro, apenas com a sua presença altera a sua dinâmica pessoal, sentimentos, emoções, sensações, reações, pensamentos, independente desse resultado ser positivo ou negativo é porque ele é diferenciado.

Por enquanto a sua referência é apenas o prazer, mas o desprazer também é indicativo de afinidade, negativa é verdade, mas inevitavelmente afeto.

Eis seu desafio: superar o desacordo tônico entre vocês, reconstruir o significado e a representação de sua irmã. Recodificá-la, Resignificá-la. Para que a presença dela não determine alteração na sua dinâmica interna, para que possa ser diferenciada.

Abandone suas resistências, críticas, julgamentos, competição, inveja, despeito, jogue todo o sentimento negativo que sente por ela, no lixo. Perdoe-a, internamente, se tens ressentimentos ou magos e se tiver algo a ser perdoado. Reconstrua a imagem e a representação que tiver dela, aceite-a como uma pessoa, como é capaz de aceitar qualquer estranho. E você descobrirá que: Ela não é mais aquela, mas outra pessoa, outra mulher, outra irmã; Que você já não é a mesma do passado, que você já é outra mulher, outra pessoa, num outro tempo.

É preciso resignificar conceitos, resignificar a forma de ver e de codificar o mundo, as pessoas. Assim mantemos a preciosa Liberdade de existir de forma harmoniosa e plena sem os lixos e os resíduos de um passado traumático.

ah! um último detalhe: Voce deve se parecer muito com ela. Geralmente os outros nos incomodam naquilo que somos parecidos, repudiamos e que negamos em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário