terça-feira, 26 de outubro de 2010

CEMITÉRIO, DESERTO E CALANGOS



Depois sonhei com uma menina que caminhava e todas as vezes que passava perto de um boeiro caia sobre ele. Verifiquei que a mãe dela entrou numa espécie de esgoto e fui investigar o que estava acontecendo. Não lembro direito o porquê daquela situação incomum, apenas recordo de jogar ervas curtidas sobre um cachorro e com isso espantei o espírito maligno que estava com ele. Também recordo de estar num local parecido com um cemitério no meio de um deserto de areias firmes a ver um casal de enormes calangos de cor verde e amarela. Infelizmente não lembro com nitidez. Continuei tendo vários outros sonhos estranhos e interessantes, mas as lembranças são muito vagas.

Essa menina é representação de um lado seu. E a indicação é de que ela corre risco. Pode ser uma característica pessoal de infância que ainda carrega na vida adulta: Dispersão, falta de atenção, descuido, excesso de fantasia. Não deixa de ser uma representação do “louco” no Taro, caminha olhando para o céu, como aquele que não se foca onde pisa e cai em armadilha, ou nos buracos da vida.

A mãe é representação de proteção mas também de distanciamento.

O esgoto pode dizer respeito a uma natureza animal que carregamos que não pode ser negada. Somos seres simbólicos constituídos dentro de uma materialidade finita, definida, limitada.

Esgoto é derivação de Esgotar, findar. Características dos momentos em que abrimos mão de coisas para receber outras. É o processo natural das transformações.

O princípio de realidade é incorporado quando a criança descobre que os excrementos que produz precisam ser eliminados. No princípio elas (as crianças) se tornam retensivas, possessivas com estes produtos corporais, mas só avançam na maturação quando aprendem a administrar adequadamente a dinâmica corporal na retenção e na eliminação dos dejetos, renunciando ao “tesouro” que produziram.

Aqueles que não se libertam, ou que não aprendem este princípio básico acabam se transformando em pessoas retensivas, possessivas, miseráveis, materiais e afetivos. Tendem a se transformar num buraco negro, que tudo sugam. Um vazio que nunca é preenchido.

Neste aspecto, para conquistarmos a maturidade precisamos abrir mão das respostas infantes, abrir mão das proteções que nos circundam, do conforto de ser "filho" para conquistar a autonomia. Renunciar para poder ganhar.

O cachorro foi afastado, penso no sonho anterior, na força mobilizada para domar o Touro, e agora com o simples domínio dos ramos afasta o mal. Mas... o cachorro é psicopompo, guia dos vivos no caminho dos mortos. E da morte a gente se afasta mas...  não se livra.

Seus ramos lembraram-me o Domingo de Ramos. É com ramos que o povo proclama, como diz São Paulo: ‘“Jesus Cristo é o Senhor”, para a glória de Deus Pai’. Significa crer no mistério da fé, crer na vida que vence a morte. É vencer o mal, é também ressuscitar com Cristo e, com Ele Vivo e Vitorioso viver eternamente.

Se a leitura estiver próxima da mensagem do inconsciente, significa que a dinâmica toma rumo em direção às provações e às tentações que se aproximam.

Corporalmente, avalie suas funções digestivas. Se houver algum distúrbio digestivo, reavalie hábitos alimentares e principalmente o hábito de beber água.






 
ADENDO : É necessário reforçar  a última observação.
O Deserto surge após a referência ao bueiro e ao esgoto,
isto pode ser uma indicação de ressecamento intestinal.
Em decorrencia de alimentação, medicação ou pouca hidratação,
neste caso aumente o consumo de água.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário