terça-feira, 12 de outubro de 2010

SAGRADA LUXÚRIA PROFANA



PEQUENAS OBSERVAÇÕES  PARA TENTAR COMPREENDER

A BABEL MODERNA


A luxúria, quando o conceito diz respeito à sensualidade, não apenas deixou de ser pecado como passou a ser estimulada como meio de se atingir estágios de prazer na reconstrução da relação do individuo com mundo. Considerando características como: Inclusão e participação social; Aceitação e identidade social; Fortalecimento de autoestima; Status; Compensação de amadurecimento devido à infantilidade generalizada na sociedade. Na pratica sexual o individuo se afirma como individuo adulto, participante e com poderes de escolha e prática, reafirmando-se diante de si e do mundo

Por isso a busca de prazer sexual vem se tornando com o tempo, mais do que simplesmente a obtenção do êxtase carnal, mas uma experiência mística que estabelece uma relação do indivíduo com o universo, uma relação que lhe permite experimentar não apenas um instinto básico e reprodutivo, mas estabelecer uma relação com sua existência e com o Divino.

Na modernidade a busca do sagrado vem transformando a religiosidade humana e não pode mais ser vista como no passado apenas como resultado de práticas de crenças religiosas ou de aprimoramento intelectual ou de renúncia material. Essa busca impregna o individuo e transforma seus hábitos sua conduta. Aquilo que era pecado volta a ser natural, ele conquista um canal de conexão com o seu criador, uma possibilidade de tocar sua origem, sua essência.

Enquanto pensávamos que a sexualidade havia sido incorporada pela sociedade de consumo como produto econômico, podemos reconsiderar e dizer que as questões econômicas são apenas o aspecto externo do iceberg e as menos importantes.

Essa incorporação econômica da sexualidade humana na sociedade de consumo, como foco, meio midiático para vendas que tenderia a promover a banalização da sexualidade acaba promovendo a necessária compensação do equilíbrio sacralizando esse ato.

A sexualidade humana se desvencilha da culpa moral, social e religiosa, muda a relação entre homens e mulheres e estabelece aos poucos um novo estágio nas relações entre o sagrado e o profano na existência de cada individuo. Caminha para deixar de ser apenas ato mundano, profano e reprodutivo para se tornar em ato carregado de rituais e de religiosidade, consagrando-se como meio do homem se vincular a Deus. Ultrapassando as religiões e se tornando ato privativo ou coletivo no encontro consigo mesmo e com o divino.

Mas da mesma forma como a luxúria pode se transformar nesse ato de conexão com o divino, ela também pode se transformar em ato de conexão com o Diabo, lançando o individuo no mundo das sombras, liberando pulsões selvagens, primitivas e fora do controle e do respeito que a civilidade exige.

A prostituição infantil que deve ser encarada como crime hediondo, a ser rigorosamente punido, retira a criança de seu universo em formação e a lança num caminho devastador, para satisfazer desvios adultos pervertidos, e mostra a perigosa fronteira entre os limites do prazer e da barbárie humana associada à morbidez sexual, à busca do prazer sem respeito aos limites da convivência social.

Como em tudo na vida, as armadilhas palmilham os caminhos, a nós nos cabe a possibilidade de não abrir mão do bom senso. Pode ser preferivel o limite que permite a expansão do que a expansão sem limites que não permite o retrocesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário