sábado, 21 de agosto de 2010

SONHOS LÚCIDOS II

        O Presente da Águia


Vivemos em uma sociedade agressiva e, infelizmente, em uma civilização que mesmo que tenha avançado sob determinados primas em outros se mostra estagnada e estúpida. Uma sociedade que frente às suas contradições severas empurra os indivíduos para o sono, seja através da ignorância ou da mediocridade, ou para o amortecimento através do álcool, das drogas lícitas e ilícitas, ilusões, compulsões sexuais, comportamentos narcísicos, fantasias de riquezas e poder.

Tudo nesta civilidade favorece o escape, fugir do confronto definitivo entre nós e a existência. Um confronto que tem tempo definido para se realizar porque o sono eterno a cada menos dia se aproxima sorrateiro para nos engolfar.

A sua questão me leva a outra questão primordial na existência:

Qual a finalidade de sermos lúcidos?

O que me leva inevitavelmente a conceitos de psicologia profunda, que nos remetem a estados de supra consciência, condição de Iluminado, Self, Selbest, estados de consciência ampliada, existência, transcendência, despertar e harmonia, Individuação.

O estar acordado significa ACORDAR para a vida, evoluir para realizar a existência, sem mais dormir, sem apagar, sem se desligar. Um estado “ligado” onde não temos mais os vazios de consciência, os lapsos, os brancos, os surtos, a ausência, o sono. A consciência se torna um “Contínuu”. E a matéria  anseia por esta evolução.

Diferentemente dos alucinados modernos que ficam “ligados” permanentemente, aplicando ao corpo a tortura da exaustão, o estado do “acordado” permite o repouso ao corpo, já que a mente em estado de atenção funciona em, permanente, meditação, portanto, sem promover a hiperatividade compulsiva da função mental, que é desequilíbrio.

Acordar para a consciência das dimensões, da percepção plena da existência, para a multiplicidade dimensional do universos, para manter-se conectado com o divino.

Este é um estado que merece ser atingido, que faz a vida valer mais a pena do que riquezas materiais, ouros e tesouros, poderes e domínios, fugazes ilusões que não abrem portas e nem portais, não preparam para o desconhecido nem para o inominável, apenas iludem e inundam o espíritos de ilusões etéreas.

Estar desperto é o estado que define uma preparação mental para podermos olhar no olho do divino.

O sono eterno se anuncia, enquanto temos tempo e o corpo fenomenal, que nos permite aprender a saída desse labirinto, desse enigma, mais inteligente priorizar o essencial, o despertar do espírito... Acordar, do que fingir de cegos.


Obs.: como ja pode ter percebido, me dispus a responder-lhe sua questão, partindo de sua avaliação de sonho lúcido. Mas como em sonhos não podemos desconsiderar as possibilidade fica a indicação de que se o sonho não for lúcido, é porque o Incs. lhe chama a atenção para o seu sono dentro da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário