terça-feira, 10 de agosto de 2010

NATUREZAS OPOSTAS – FACES DE UMA MOEDA


Carla 139 - II

Diferente disso lembro que estava num local aguardando alguma coisa e haviam várias pessoas que não sei ao certo se eram conhecidas ou desconhecidas. Sei que haviam duas amigas minhas que por duas vezes começaram a se agredir. Houve um momento que uma delas puxou a outra pelo braço e depois de levá-la para um canto deu-lhe dois tapas tão fortes no rosto que fiquei chocada com aquilo. Era muita agressividade e humilhação, independente de quais fossem os motivos daquela briga. A que apanhava não se colocava como vítima e nem revidava, era como se ela entendesse a revolta e raiva da outra, mesmo que não fosse justo aquela reação tão pesada. Embora sem defender-se, ela parecia muito segura de si encarando a outra de frente, enquanto eu, na posição de espectadora, parecia sentir medo por ela, pois a outra poderia machucá-la muito daquele jeito ou até mesmo matá-la de repente. A postura da que apanhava parecia dizer por si mesma: 'a verdade é essa e estou aqui para encarar os fatos, mesmo que seja sendo agredida fisicamente'. Era como se ela assumisse não a culpa dos fatos, mas a culpa da irritabilidade provocada na outra. Fiquei observando a cena, achando aquilo uma insanidade e, ao mesmo tempo, curiosa, pensando no motivo que ocasionara tamanha agressividade. Era como se eu não pudesse acreditar que aquilo estivesse mesmo acontecendo.
Pouco depois fui chamada para comparecer numa sala e assim fiz junto de uma outra jovem (não lembro se entrou mais alguém). Haviam duas cadeiras: eu sentei numa delas e a jovem ao meu lado apoiou o joelho na outra cadeira ficando em pé. Em seguida entrou um homem e indiretamente demonstrou que queria sentar. Falei para ele usar a cadeira ao lado já que a jovem não estava sentada na mesma. Sendo mais direto ele disse que queria sentar no meu lugar. Então eu me levantei o ofereci o lugar para ele. Interessante que eu me senti um tanto honrada por isso. É como se ele não fosse um homem qualquer, ou como se a escolha dele valesse mais do que o mero interesse de sentar-se. Embora ele parecesse superior a mim de alguma forma, a cena do sonho o colocou num nível figurativamente abaixo e por vontade dele próprio. Ele não quis ficar lado a lado comigo em igualdade, mas quis tomar a minha frente, embora abaixo de mim. Ao menos essa foi a sensação que captei. Não sei qual assunto seria tratado ali, mas meu posicionamento de participação ficou diferente e não sei se isso significa algo bom ou mal. Se ele for uma representação interna talvez seja bom, mas se for externa, provavelmente seja ruim. Estou certa?
CONCEITOS PRIMÁRIOS, BÁSICOS,
SOBRE A ORIGEM DA VERDADE COMO ARQUÉTIPO,
ALÉM DO CONCEITO MORAL, RELIGIOSO OU ÉTICO.
O sonho sinaliza conflito entre dois conteúdos distintos ou princípio diviso em unificação, um conteúdo bipolarizado. Um conteúdo que não se unifica tem a tendência de manter uma tensão de quebra ou fragmentação, são eles:

  •  A verdade (a pulsão transformada); 

  •  A Força (a pulsão primária, instintiva).
A verdade como formação de principio nasce na configuração genética, como arquétipo já que é conteúdo que a partir do inconsciente serve de referência para vários outros princípios entre eles aquele que define a relação com a realidade. Quando o individuo não fortalece o "Principio", e em geral isso acontece quando por medo, necessidade de sobreviver em ambiente hostil, ou tendo que compensar desequilíbrios internos decorrentes da existência de figuras ou imagens ameaçadoras, desenvolve respostas de evitação, ele enfraquece o 'principio' e abre espaço para que a força, a configuração energética que sustenta o arquétipo promova a deformação de sua configuração, e isso acontece na geração de respostas instintivas e agressivas, geradas por conta da desestabilização do sistema.

O sistema enquanto não unificado é impermanente, portanto oscila, a variação da oscilação ou da instabilidade pode ocasionar a divisão, a perda da configuração original, obrigando a psiquê a se reordenar, a se rearranjar na forma que for possível, e pode levar o individuo a perder o rumo de seu eixo.
Alguma coisa assim, quando o sujeito sai de uma referência, uma linha reta, por um centimento em quilometros isso poderá significar um grande afastamento do eixo. Como enquanto vivo ele continua conectado, isto significará uma vida psiquica de muita instabilidade e pouca harmonia. A oscilação será de alta variação.

                                                 Variação harmônia e instável, fora do eixo


É importante que se entenda que “a verdade” é mais do que questão ética, moral ou religiosa. Ela é o arquétipo que referencia a relação saudável do sujeito frente à duas realidades: a realidade externa e a realidade interna.
  •  A realidade externa, o mundo, exigi-nos uma configuração de compreensão, compressão, que permite seu enquadramento dentro de parâmetros aceitáveis pela fragilidade psíquica para aprender a ver essa realidade de uma forma ordenada que a permita construir “um mundo” em que possa circular com certa segurança.
Daí nossos limites e filtros sensoriais como limite auditivo, frequência sonora, visual, limite do espectro de luz, Tátil, codificado entre o prazer e a dor, olfativo, codificado entre os aromas de prazer e de repulsão e Gustavo, acrescidos pelo sabor textura, etc.
Lembro-me agora do filme “Quem Somos Nós” quando o selvagem olha para o mar e não vê o navio, e o Paxá consegue distingui-lo no horizonte. O sujeito comum fica aprisionado na segurança da percepção do conhecido, enquanto o sujeito mais afeito ao desconhecido possui uma configuração que amplia a sua capacidade de percepção e o permite “Ver” além do comum.

  • A realidade interna representada pelo inconsciente que é um conteúdo complexo, infinito e desconhecido. Se o externo se caracteriza pela expansão infinita para o macro, o interno pela expansão infinita para o microcosmo. E nos no meio, sem nem sabermos que somos nós.
Se não há distinção ou limites para o perceptível, a realidade externa se confunde com a interna produzindo um ser esquizofrênicos, psicótico, resultado de infinitos fragmentos de que não se associando, não permitem o surgimento de um núcleo composto que faça a conexão entre esses dois universos, distinguindo a realidade externa e a interna.
Isto tudo para dizer que a Verdade é princípio de configuração que nos permite dentro deste múltiplo universo, uma referência para distinguir de maneira segura a realidade, aumentando as nossas possibilidades de sobrevivência neste mundo.
Quando deixamos de nos referendar neste princípio, nesta “verdade” abrir como que uma caixa de Pandora onde a consequência imediata, mesmo que não perceptível, é a perda da ordenação e a reconstrução de realidades psicóticas, dissociadas, fragmentadas, dissolúveis, desconstruídas, e imaginária; a doença. Inicialmente como neurose que avança para estados mais complexos de distúrbios e dissociação.
Nossa natureza permitiu a existência de dois hemisférios cerebrais, mas nós somos quem os unifica.
Obs.: Esses conceitos não são Junguianos, eles são Pós-Junguianos. Quando os divulgo é para favorecer a comprensão de um sistema que precisa  de luz sobre ele. perdoe-me se não consigo torná-lo mais compreensível
O SONHO
Surge o confronto entre um conteúdo diviso que busca sistema em equilíbrio e integração, se o princípio que fortalece a conexão com a realidade fica frágil, a força prevalece ao simbólico.
A verdade aparece frágil, em processo de desenvolvimento, constituindo formação de configuração mental (referências de princípios de conduta constituídos na sociabilização e transformação de conteúdos de inconsciente).
A força aparece de forma reativa, como pulsão primitiva, agressiva, castradora. Principio destrutivo, núcleos de desconstrução, polarização e divisão; resistência; ausência de codificação social; Figura de autoridade imposta; transgressão.
No conflito entre opostos de mesma natureza de conteúdo, ou de natureza de conteúdos opostos, vemos a postura passiva e a atitude ativa, reativa. Você surge como mediadora observadora. Em princípio omissa. Observa as naturezas antagônicas. Percebe a irracionalidade, a insanidade, a força destrutiva dos conteúdos não desenvolvidos ou não amadurecidos.
A verdade frágil sofre impacto, apanha, se permite firme no propósito, aparenta resistência, mas se deixa vulnerável frente à força da pulsão destrutiva que ameaça sua integridade.
A pulsão sinaliza o fortalecimento reativo a partir da irritabilidade. Lembre-se que no sonho anterior falei do desgaste e do sintoma de irritabilidade que poderia aflorar. Esta irritabilidade, seja decorrente da liberação ou formação de conteúdos autônomos ou como sintoma da descompensação energética do corpo, tende a desestabilizar as funções psíquicas em decorrência de polarizações que é capaz de gerar (polarizações de sub- campos eletromagnéticos que passam a interferir na configuração cerebral).
Para compreender: Com a descompensação energética o cérebro tenta equilibrar suas funções liberando energias ou abrindo filtros de resistências e bloqueios mentais que estavam sob controle. As condições cerebrais propícias permitem que estes núcleos autônomos passem a circular e a ter poder de se manifestar. A consequência pode ser uma energia que o sujeito ainda não tem o poder de controlar e que se manifesta promovendo ações musculares, reação de alarme que alteram as funções orgânicas através da liberação de adrenalina, impostação de voz decorrente das alterações circulatórias e respiratórias, e em caso extremo, reações comportamentais agressivas projetadas no exterior como ação destrutivo-defensiva.
A força não tem razão, é uma energia que quando é liberada no corpo, precisa de um estímulo que a acione. O acontecimento aciona a resposta do individuo que promove a mobilização do comportamento.
No sonho o conflito pode ser entre o novo conteúdo (referência de princípios) que reordena as configurações conceituais, os limites, as atitudes, e os velhos conteúdos (atitudes defensivas, impulsivas, reativas) que anseiam por transformação, mas que precisam ser reeducados, reformados, transformados. Lados de uma mesma moeda.
Internamente não adianta se permitir ser conduzida. E mais sensato que não deixe de se conduzir, que interfira nas suas pulsões, faça escolhas sensatas, utilizando o “bom senso”e comande a sua vida aceitando riscos, pagando o preço e as consequências pelos seus atos.
É necessário que se referende em princípios, não importa qual, se moral, ético, religioso, científico, filosófico, ideológico. Mas tenha-o como referência. E seja firme no seu propósito. Quem não os tem são como tábuas abandonadas ao mar, levadas pelas correntes e forças marítimas, nunca sabem onde vão dar.
É de direito desconsiderar a referência interna, os sinais internos, de um sistema que busca estabilidade, mas o preço pode ser elevado. Existem processos, que promovem sofrimentos e lamentos desconfortáveis, que após serem desencadeados não permitem reconstruções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário