quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

VOAR... VOAR...VOAR...



 
Depois que voltei a dormir sonhei com uma jovem que ia cantar numa competição e ela já era bem afamada. Eles colocaram a música e, ainda nos bastidores, ela verificava que a plateia cantava aguardando sua entrada no palco. Sentindo-se a estrela do momento, ela começou a cantar indo em direção ao palco, mas quando lá chegou, para sua surpresa, já havia uma outra moça cantando. Não entendi se a outra moça fazia uma espécie de duble ou se o microfone da jovem que estava nos bastidores foi desligado. De todo modo percebi sua decepção quando ela me entregou o microfone e simplesmente se retirou do local. Embora ela tenha me dado apenas um microfone, logo depois eu segurava um em cada mão. Não sei por quanto tempo segurei aquilo, mas sei que em sequência comecei a voar. Primeiro voava sobre um gramado e depois já estava voando dentro de casa. Todos me olhavam como se eu estivesse fazendo algo perigoso ao subir nos móveis e mergulhar no ar, mas eu conseguia, embora com dificuldade, voar até o teto. Isso é o que lembro.

Existe em você uma ânsia de fama? Um desejo de ser famosa? Uma liderança latente que anseia um palco para dirigir e comandar multidões? E, se existe essa moça, porque ela não aparece para realizar o seu sonho? Existe ainda a necessidade de palco para exibir-se? há angústia pela falta de oportunidade de mostrar ao outro sua capacidade?

Há anseio, expectativa e frustração. O microfone pode representar grandes “Phallós”, membro viril, símbolo da fecundidade e do poder de penetração . Neste aspecto poderia pensar na minimização da força do masculino castrador e repressora e no fortalecimento do feminino e da sensibilidade representada pela musicalidade. Ou seja a mulher com grande phallós, masculina, castradora, perde força e cresce a presença da mulher feminina, sensível, encantadora, que procura o seu espaço para expressar-se.

Veja: falo como dinâmica. Há a intenção do canto, manifestação da sensibilidade, encantamento pela musicalidade e há a frustração representada pelo microfone não utilizado, entregue, objeto de renúncia, o amplificador da potencia de penetração, em suas mãos, onde controla o phallós.

Fora essaS variações podemos pensar na presença da vaidade e da força narcísica. Mas ainda a mistura, indiferenciação. A individualidade precisa ser fortalecida.

Em relação ao Vôo podemos pensar em:

1. Fuga e escape, fantasia ou compensação da inferioridade, diante da expectativa frustrada;

2. Aumento de tensões e conflitos que levam a compensação através da leveza do corpo, na elevação da condição fantasiosa;

3. Aumento da relação lúdica diante de uma realidade frustrante;

4. Aumento da confiança diante da realidade;

5. Aumento da necessidade de se expor ao outro;

6. Crescimento da necessidade de ser visível ao outro;

7. Necessidade de ariscar-se mais, de se lançar e mergulhar naquilo que lhe agrada.

Aí fico pensando: você segurando o microfone nas mãos, tendo o poder de controlar a ação lhe leva a níveis elevados de fantasia? Ou a condição de fantasiosa fica possível em decorrência da necessidade de compensar o estado de frustração que lhe impacta?

Por hora ficam essas possibilidade para refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário