sábado, 25 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL






HOMILIA PAPAL

Na rica homilia (interpretação sobre pontos do evangelho) proferida na missa que celebra o rito do nascimento de Jesus, a igreja da mostras de que caminha atenta à relação do homem com o mundo nesta contemporaneidade perigosa e reafirma os rumos de um cristianismo voltado para permanecer como referência marcante no caminho evolutivo e de aprimoramento humano..

Posso dizer que em sua leitura, Bento XVI com lucidez, distingue  a presença do filho de Deus entre os homens como um momento especial  e paradigmático na história humana. O momento do nascimento de Jesus representa  o surgimento da luz entre os homens. Ele veio para iluminar e retirar a humanidade das trevas. O Papa toca no ponto chave da vinda do pescador de almas e antecipa a simbologia da presença do homem crístico.

O nascimento de Cristo representa a presença da luz que veio para iluminar a vida humana inserida no mundo das trevas, da ignorância e da inconsequência.

Dessa forma fica claro que Deus define o nosso destino e nos chama a atenção para que fiquemos atentos a esta definição. Toda a significação da vida de Jesus está definida antes que aconteça.

Ele é o primogênito escolhido e elito como filho dileto que realiza com os irmãos humanos a fraternidade, se entregando ao sacrificio. Ele é a aquisição  do logos,  o nascimento da palavra que brilha no mundo, o verbo que se faz carne, por isso , é preciso que deixemos que esse homem crístico nasça em nós.

O papa reafirma a bondade Divina:

Deus não se deixa confundir com os nossos pecados (somos faliveis), ele nos permite o recomeço nos perdoando por nossos equivocos;

Deus se faz criança coloca-se em nossas mãos, e se mostra a verdadeira realeza, o verdadeiro poder que regenera o mundo com a verdade  e com a justiça e abate a tirania;

Se entrega ao sacrificio como  carne e prova o gosto da existência como humano para sentir o que sentimos e com a renúncia  e sacrifício indica a libertação.

A glória de Deus faz a alegria explodir em nós, e o seu amor nos provê a libertade e a Graça, promessa de esperança e paz.

Para mim, Bento XVI  dá mostras de que a igreja está afinando o seu discurso com essa modernidade avassaladora, E indica que a igreja possui instrumental para intremediar a formação do "logos" humano, a consciência existencial tanto quanto quaisquer outras manifestações modernas de aprimoramento.

A teologia cristã dá mostras de que está viva e atenta aos caminhos do homem e que pode encaminhá-lo muito bem no rumo do aprimoramento e de uma vida saudável.

Para finalizar, a idéia de que neste mundo conturbado o Silêncio continua a ser uma referência pacificador da alma , um refúgio para se estabelecer uma relação segura com o mundo.

Entre as significações importantes da celebração da natalidade cristã, está a referência que por si só se justifica: Se a humanidade ainda se mostra distanciada e depreparada para incorporar a Era de Aquarius, se ainda dá mostras de consciência diminuta da sua significação no mundo, lhe resta se referendar em sua história para não se perder definitivamente no mundo das trevas e neste caso o pensamento cristão é inevitavelmente um porto mítico seguro.

Não dá para sermos simplistas negando o cristianismo, ou usando-o apenas como enfermaria. O cristianismo guiou a sociedade ocidental nos últimos dois mil anos e é referencia básica da formação ocidental, é tolo abandoná-lo.

Que os anjos em coro glorifiquem a Deus nas alturas e que nós encontremos a paz na terra, pelo menos, entre os homens de boa vontade.

   




Nenhum comentário:

Postar um comentário