terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O SEGREDO REVELADO II






“ela pegou dois bonecos de pano e colocou o boneco menino na frente da menina. Somente então eu fiz a ligação do chuchu com o órgão sexual masculino e entendi a mensagem: ela em verdade era um homem e, naquele momento, sabia que eu não ia condená-lo.”

Podemos pensar em anima como alma, sopro, movimento. Anima como arquétipo está para o homem assim como animus está para a mulher. A anima é o arquétipo do feminino, a alma feminina que encontramos no homem e o animus é o arquétipo masculino, a alma masculino que encontramos na mulher. A anima é conteúdo feminino ou resíduo vinculado a esse conteúdo no homem, e o animus é o correspondente na mulher. Como mulher você possui animus, uma alma masculina, um arquétipo “masculino” que contém esse masculino.

Um boneco com um “chuchu” na frente pode indicar a materialização da fruta, do fruto, uma boneca pode indicar a cornucópia da abundancia feminina, a necessidade do phalo, da fertilização, da frutificação. A mensagem que você “entendeu” foi a mensagem que você projetou como compreensão.

O chuchu é um fruto e popularmente se compara o chuchu com a fartura e com a licenciosidade feminina, com o fogo morro acima, com a água morro abaixo. A imagem da figura masculina e feminina, frente a frente, pode indicar as naturezas opostas, diferenciadas e que precisam ser consideradas em suas singularidade.

Seria bom saber: O que é um chuchu para você? O que representa? O que ele pode significar na sua história? Qual lembrança lhe surge? Que valor ele tem? Você brincava com o chuchu fazendo-o de falo? Ele tem uma significação especial em sua vida? Há em você preconceito contra mulheres que ajam como homens? Que funcionem como macho? Que se sintam atraídas por dominar mulheres? Mesmo que já tenhamos abordado a questão da homossexualidade fica a reflexão.

Essa referência à masculinidade pode estar relacionada à atitude arrogante e dominadora no momento anterior ao sonho e parece-me bem semelhante com a postura que sua irmã utilizava para exercer o domínio sobre você.

Neste aspecto o comportamento é tipicamente masculino, ou feminino castrador, e o segredo desvendado é o de que esse masculino era apenas uma tipificação do masculino, como um fruto que se pareça com um pênis, e não o masculino autêntico, uma criação para te enquadrar num comportamento socializado, mais adequado aos padrões de conduta do feminino, reduzindo seu comportamento revoltado, imprevisível e dominador às condições sociais mais aceitáveis.

O segredo desfeito te liberta da camisa de força a que foi submetida em seu processo de formação.

Eu sempre penso que o mais é sempre melhor do que o menos. É preferível mais limites que menos. E se encontrando como adulta você tem mais possibilidades de se libertar dessa camisa de força do que aprender a dominar a selvageria da ignorância e da revolta presunçosa e prepotente originada de idade infantil e de adolescência.

Olhando por este lado o sonho retrata uma mudança de postura e a consolidação de atitudes mais amadurecidas, e o segredo pode estar sendo desvendado. Você conquista o direito do segredo revelado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário