terça-feira, 14 de dezembro de 2010

JOIO E TRIGO




Mudamos a psique reconceituando e reconfigurando a relação com a realidade. Assim, remodelamos a percepção do exterior e fazemos escolhas mais livres, tranquilas e seguras, o que, consequentemente, diminui as pressões internas. Conforme as mudanças se solidificam, tendo em vista o tempo necessário para tal, ampliamos a auto-estima, a qual está ligada ao auto-conceito e a estabilidade emocional. Resumindo, o básico e primordial está em decodificar nossas crenças equivocadas, as quais se projetam nos sonhos, e promover uma readaptação de outras crenças mais acertadas. É isso?

Gosto do seu feed back, pois me permite avaliar a linguagem que utilizo, a complexidade da comunicação, o que favorece a sua compreensão, se tenho conseguido me fazer entender já que tudo isso envolve uma dificuldade muito grande.

Às vezes sinto que consigo traduzir numa linguagem mais favorável, mas outras vezes sei que o tema envolve conhecimentos que os indivíduos não têm acesso ou que ainda encontro dificuldades para traduzi-los. Às vezes faltam palavras, signos que possam traduzir de forma mais objetiva e lúcida os fenômenos psiquicos.

Mas você compreendeu. Este é o espírito da coisa, o movimento que pode ser feito. Não apenas de crenças, mas de tudo. É preciso passar o rodo, peneirar e filtrar. Precisamos nos revisitar, usando critérios e análises verdadeiras, reavaliar conceitos, conhecimentos, referências. Permanentemente nos reciclar, para não sermos tragados pela mesmice de uma vida sem sentido, do simplismo comportamental que leva à banalização e à superficialidade, da vigarice que aplicamos em nós mesmos.

Claro, é necessário sermos leves. Mas esta leveza não implica em banalidades tanto quanto não implica em severidade e rigidez. Essa leveza conquistamos com a sofisticação e refinamentos da consciência, como pedra bruta talhada, lapidada que exibe sua transparência e brilho.

Separar o Joio do trigo, arrancar as ervas daninhas, as ervas envenenadas. Separar o lixo, o que for orgânico usar como fertilizante, o que for reciclável reaproveitar e o que for imprestável, eliminar. E apreender o imprescindível pois com ele podemos dar o salto que liberta e ilumina.

Tudo isso enquanto seguimos, fazendo o caminho, completando a jornada, para que o espírito não seja consumido, não seja devastado pelo sopro da desesperança.

A natureza nos agracia com a mente, com a inteligência e nos abre as portas para que sejamos renovados, para que aprendamos a dirigir essa máquina complexa que é o corpo. Permite-nos livres, nos alimenta a curiosidade, nos instiga a descoberta, para que possamos a cada dia encontrar instrumentos que nos favoreçam realizar uma existência plena.

FELICIDADE É CONQUISTA,

INFELICIDADE  É ESCOLHA PESSOAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário