terça-feira, 7 de dezembro de 2010

SERPENTE E KUNDALINI


Laocoonte - El Greco (Domenikus Theotokopoulos)
Galeria Nacional de Arte - Washington - EUA


Sonhei que estava num supermercado e fui informada de que não podia sair pois havia uma cobra no rumo da entrada. Aproximei-me querendo vê-la e então deparei com um jacaré fino e comprido, parecia um filhote. Comentei que aquilo não era uma cobra e então me disseram que logo eu veria a cobra. Realmente, logo depois uma cobra de cor verde claro começou a sair de dentro do jacaré como se este tivesse uma bolsa nas costas. A cobra era enorme, muito comprida e, tanto engrossava quando afinava. Nisso ela começou a se dividir em várias e cada uma ia para uma direção causando transtorno no local. Quanto mais finas, mais elas conseguiam ficar na vertical e um delas subiu tanto que picou o meu dedão. Então segurei-a agarrada a ele e, embora chateada por aquilo estar acontecendo, não senti medo, pois de posse da cobra já morta eu podia ir até o hospital e conseguir mais garantidamente uma vacina de soro antiofídico.

Não foi um sonho muito agradável, pois embora possa haver a representação de algo ligado a sexualidade, fica em mim aquela sensação cultural de desconfiança ao associar cobra a intriga, inveja e perigo. Por outro lado, o verde da cobra também me pareceu associado ao verde de esperança. O que realmente significa esse sonho?


DINÂMICA PSIQUICA, TEMPO PASSADO E FUTURO

Pode parecer estranho, mas este era um sonho esperado. Não pelo cenário, é obvio, mas pelos eventos e símbolos que o constituem e pela dinâmica anunciada.

Neste aspecto o sonho, para mim, se mostra duplamente interessante: pelo sentido estrito na sua vida e pelo fenômeno onírico que ele ocasiona.

Explico melhor:

Apesar do inconsciente ser inacessível, um oceano de mistérios, é possível, acompanhando sua dinâmica, vislumbrar os acontecimentos sequenciais de seu movimento no futuro. Ele anuncia a dinâmica, o movimento que se processa, e nós podemos, pelo menos quando sintonizados, antever essa dinâmica antes que seja anunciada em sonho.

Eu quero dizer que quando acompanhamos a dinâmica da psique através dos sonhos, em alguns casos podemos antecipar, prever, as indicações que surgirão da demanda psíquica.

Dessa forma podemos conhecer antecipadamente a dinâmica psicobiofísica do sujeito e antecipar alterações psíquicas e disfunções orgânicas antes que se estabeleçam como patologia.



  O olho do Hidrossauro Carnívoro

O SONHO

Super Mercado podemos traduzir por “Mercado”. E algumas variáveis podem favorecer a compreensão desse significado:

Mercado- sm (lat mercatu) 1 Lugar público onde se compram mercadorias postas à venda. 2 Ponto onde se faz o principal comércio de certos artigos. 3 Centro de comércio. 4 O comércio. 5 Esfera das relações econômicas de compra e venda, de cujo ajuste resulta o preço.

Na china eram considerados os lugares das trocas comerciais, das danças, dos intercâmbios matrimoniais, da busca de soluções divinas, local de encontro.

No conceito de certas sociedades secretas é a imagem de um estado espiritual ou de um estagio na escola esotérica e de iniciação.

No pensamento de algumas religiões, mercado é onde ocorre a convivência social, a relação profana, a vida coletiva. Lugar de trocas e do ganho da sobrevivência, de perigo e de tentações.

Pois bem, você está no mercado, na vida coletiva e não pode sair porque há uma cobra na entrada/saída.

Para se retirar do mercado o seu desafio é encarar a “Cobra”.

Se os símbolos são funções e signos da energia, a Serpente é Pulsão. Energia vital, Kundaline. Encarna a psiquê inferior, o psiquismo obscuro, o raro, incompreensivo, misterioso. A serpente encarna um complexo arquetípico, ligado à noite, às sombras e aos subterrâneos de nossas origens, todas as serpentes formam, juntas, um conteúdo primordial, indivisível, que não cessa na aspiral da vida, na dinâmica de nascer e morrer. Símbolo da energia da vida que serpenteia pelo universo.

Ou seja é por excelência um símbolo Arquetípico, tanto quanto mercado é símbolo das ações coletivas, do movimento originário do inconsciente coletivo.

Não há como passar por um processo de metamorfose da libido sem a transformação decorrente do confronto com as energias primitivas, originais, representadas pela imagem da cobra.

Se hoje sabemos que somos descendentes originários do Homem Africano, a nossa origem assim como a origem de qualquer outro animal advém da mesma fonte e da mesma fonte, da natureza da matéria.

Uma digressão para refletir:

Essa não é uma questão religiosa. Quero dizer, que Deus para mim antecede o mito da criação, ele é Deus antes da criação do homem. Ele é Deus a partir da criação do universo. Ainda que pensemos que o homem só pode pensar a deus a partir de sua existência com a aquisição da consciência, mas essa consciência já podia existir em outro formato e configuração.

A cobra é o animal “incontrolável”, a energia selvagem, primeva. A energia bruta voltada para si mesma.

O Jacaré, ou crocodilo é o “portador do mundo”, divindade lunar, portanto, noturna, senhor das águas primordiais, senhor dos mundos subterrâneos.

Ele ocupa o terreno de mediador entre os elementos Terra e Água. O que faz dele o elemento que simboliza as contradições. Possui o mesmo simbolismo do Dragão, daí a força negativa de sua presença, agressividade, ameaça originária do inconsciente coletivo.

Mas se dele saem cobras, as ameaças das pulsões incontroláveis originárias do inconsciente, a sua atitude vem para regular, administrar e controlar essas pulsões, essa força, essa energia.

O uso da consciência, como força, determinação e propósito, a protege e a liberta. Com a consciência você põe luz nas ameaças e transforma o primitivo, trazendo para fora do mundo sombrio, da-lhe civilidade, essa a transformação do primitivo em civilizado. Dando aos conteúdos a direção e o domínio da consciência para que assim possa incorporar essa força como instrumental que lhe permita se situar de forma positiva dentro do seu universo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário