quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ROMPENDO PADRÕES, SUPERANDO OBSTÁCULOS



Sonhei muito e as lembranças não ficaram nítidas. Inicialmente recordo de ver minha mãe dentro de um carro com meu pai, o qual dirigia o veículo. Do lado de fora, no meio do mato e diante de uma subida íngreme, eu olhava meu pai tentando subir com o carro, mas esse afogava e, quando subia, parecia perder a força e voltava para baixo. No final havia um despenhadeiro e houve um momento que pensei terem caído nele, mas não dava para ver, pois haviam muitas árvores na encosta. Pensei comigo: “só falta meu pai matar minha mãe”. Nisso vi o carro outra vez tentando subir e notei que minha mãe havia machucado o rosto que sangrava. Não lembro o resto.

Veículos simbolizam o corpo, sua vida, e dentro de sua vida a presença do pai e da Mãe. O masculino dirige e comanda o veículo.

Geralmente podemos diferenciar os veículos que se movimentam sem o esforço pessoal, motorizados, dos que se utilizam de tração animal e daqueles que exigem esforço para movimentá-lo, bicicleta, por exemplo.

Neste caso o veículo é motorizado, mas exige um esforço para realizar sua subida, romper com o obstáculo, o motor parece fraco, não responde adequadamente às exigências.

Voltar significa regredir. Se não se sustenta a subida, desce-se, recua-se, regride-se. E esse recuar pode indicar perigo.

Na leitura tradicional o sonho pode representar o desejo reprimido, poder-se-ia pensar no desejo da morte simbólica da mãe para que possa haver avanço na conquista da autonomia e de independência. Mas é pouco.

Se pensarmos na relação entre pai e mãe, fica uma pergunta: Nessa relação houve um pai desconsiderado pela mãe, em um nível de gerar ressentimentos? Neste caso há a possibilidade de você ter incorporado ressentimentos e magoas contra a sua mãe em decorrência de ver o pai sofrendo maus tratos dela. Reflita e reavalie.

Na dinâmica psíquica há uma vertente que considero a mais interessante, me acompanhe:

Pai e mãe juntos no veiculo, numa proximidade de suas origens entre o masculino e o feminino.

Juntos eles avançam na subida da montanha, na ascensão, rumo à integração. Mas falta energia. Ainda existem forças que retrógadas puxam para baixo. forças que ameaçam a integridade, que colocam a união, a integração em risco.

O esforço ainda é pequeno, mas há determinação: “Nisso vi o carro outra vez tentando subir”. Há propósito definido, objetivos e Intento. O esforço não será em vão. Há resistência para superar os desafios.

Os bloqueios ainda precisam ser rompidos, mas agora pai e mãe estão juntos, masculino e feminino reconciliados trabalham em prol de um mesmo objetivo, superar seus desafios.

Que assim continuem.

Outra associação que faço e com o Mito de Sísifo. Tenho encontrado manifestações desse mito não apenas em seções psicoterapêuticas, mas visíveis no dia a dia das pessoas. Contrapondo uma necessidade coletiva que permeia por todos os grupos sociais, que é o desejo de prosperidade, a ânsia de prosperar em tempo reduzido e acelerado, a ânsia de prosperar para mergulhar no universo dos prazeres e de poderes dos que tudo podem. Como se essa prosperidade não implicasse o pagamento de um preço que por vezes pode acabar sendo muito elevado.

No sonho há o esforço da subida, a descida e novamente o esforço da subida. O esforço não supera a necessidade de realização, numa repetição eterna, na tentativa de realizar o irrealizável, aumentando a sensação de fracasso porque as tarefas não são realizadas, fechadas, findadas. Abrem-se as possibilidades, arrisca-se tudo, mas os resultados acabam sendo pífios. As pessoas acabam sendo machucadas e vivendo angústias permanentes, mergulhadas em tormentos e confusões e irrealizações.

Há repetição de padrões, impedimentos, tentativas e repetição de fracassos. Sinal de que existem Gestalt a serem fechadas.

A vida nem sempre é uma festa, ao contrário, muitas vezes ela se mostra uma pedreira que muito nos exige. É preciso determinação e propósito para superar estes obstáculos e paciência... Muita paciência, muita tolerância e perspicácia.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário