quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DANIEL SUN

Daniel San em "Karatê Kid"

A imagem acima é rica em simbolismos. Daniel diante do Mar, diante do Oceano Primordial, se preparando para o momento em que terá que enfrentar os desafios e confrontos que o futuro lhe reserva. Se bem se preparar, a vitória e o dever cumprido. Se subestimar os perigos e ameças, a derrota, o fracasso se anunciará.
A técnica é fundamental, mas a vitória reside na sensibilidade de se conectar ao que nesta vida é imprescindível, essencial. ao que é primordial e não se permitir encantado com o banal, futil, frívolo.



“Olá Eduardo!

Tudo bem?!

Me chamo Daniel, estou no 3º ano de psicologia, tenho 28 anos e moro no interior de São Paulo.

Lendo Jung, eu tive uma idéia de montar um pequeno grupo, por exemplo, cerca de 5/7 pessoas, para montarmos um sistema de interpretação mútua de sonhos.

Pensei em um sistema simples, inspirado nos relatos de tribos que se reunem todo dia ao nascer do sol, para compartilhar e interpretar os sonhos dos membros. Como não temos todo este tempo pensei em por exemplo, criarmos algumas regras:...

“Pensei em montar um grupo, principalmente para desenvolver e aperfeiçoar técnicas de interpretação, além do benefício de crescimento. Conforme a discussão para montar o grupo, podemos até diminuir para 2 sonhos semanais.

Gostaria de saber o que vc acha, se teria interesse em participar, ou ao menos, como tutor-orientador.

Agradeço muito, e vamos proseando!!

Daniel”

Olá Daniel! Tudo bem!

A formação de um grupo de estudo decisivamente tende a ser enriquecedora para os que dele participem. Já a Psicologia Social e de formação dos grupos mostra que a tarefa pode ser mais complexa que a realidade idealizada. Nem sempre se consegue adequar as intenções originais com o estabelecimento de relações consistentes, cooperação, participação, e administração de competição, coordenação de interesses, intenções e harmonia entre objetivos pessoais e coletivos.

Mas o exercício é excelente na formação, envolvimento e participação do sentido da vida social, e as dificuldades não devem impedi-los de experimentar a busca de propósitos comuns. Apenas exigirá mais de cada um nessa realização e na superação das diferenças e interesses pessoais. E se souberem traduzir para a realidade do encontro a riqueza dos sonhos, o partilhar, todos poderão se ajudar e crescer.
O que quero dizer é que antes das dificuldades teóricas e dos estudos em si, as barreiras serão aquelas, pessoais, que podem dificultar a estruturação e adequação dos objetivos com a predisposição, interesses e disponibilidade de cada membro. Não subestimem essa estruturação já que parece a mais fácil, mas será a mais difícil, e determinará o sucesso da empreitada.
Fora estes detalhes, antecipo algumas dificuldades que terão que ser enfrentadas:

Lidar com sonhos é um "se olhar" no espelho, se defrontar diretamente com uma das forças mais inteligentes da natureza: O Inconsciente. Uma estrutura inimaginável em poder e força. Ele é um vasto oceano desconhecido, que exige delicadeza no trato ou nos derruba com os nossos próprios equívocos, pretensões, arrogâncias, orgulhos, caprichos ou vaidades.

Sonhos espelham o interior, a dinâmica do inconsciente, a constituição da forma como o sujeito se relaciona com a realidade, sua intimidade. Neste aspecto alguns membros poderão se expor disfarçados sem se exporem, por que escondam conteúdos que possa ameaçar suas posições, condições de conforto e equilíbrio. Enquanto outros poderão apresentar resistências em expor suas dificuldades, tendências ou fragilidades pessoais. E os que se lançarem sem defesas estarão expondo conteúdos íntimos, sigilosos, se comprometendo e arriscando a integridade, ao não preservar aspectos de privacidade que deveriam ser protegidos da participação do coletivo.

Numa sociedade que desconstrói, despersonaliza e indiferencia, estes podem ser aspectos significativos e determinantes na vida de uma pessoa, já que podem promover estragos.

Mas...Avancemos, na reflexão...

Neste caso duas são as possibilidades:

- Se vocês se protegerem tenderão a ficar restritos aos aspectos técnicos do estudo. Poderão ficar aprisionados na superficialidade do não envolvimento e o encontro poderá perder sua riqueza. Eu disse poderá;

- Vocês se envolverão numa leitura que os lançará dentro de uma dinâmica Psicoterapêutica sem que o percebam. Consequentemente estarão sujeitos a transferências, contratransferências e outros eventos que envolvem as relações de inconsciente para inconsciente nas relações analíticas, dentro de relações grupais, já que estarão se submetendo à possibilidade de “atuações” de inconsciente e lidando com dados de inconsciente para os quais inevitavelmente não estão protegidos ou preparados para identificar.

Neste caso a tendência da resistência aumentará e privilegiará os que não se exponham colocando aqueles que se exponham a uma situação de inferioridade e indiferenciação dentro do grupo em decorrência do excesso de exposição ou da perda da “intimidade”, e uma série de outras dificuldades que podem advir de um encontro terapêutico no escuro.

Continua em... "ANCESTRALIDADE E VIVÊNCIA TRIBAL"



Nenhum comentário:

Postar um comentário