quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

SISTEMA SERPENTEADO


O Escudo da Medusa -
caravaggio (Michelangelo Merisi)
Galeria Degli Uffizi, Florença XVII  


Essa noite tive mais um sonho tenso com cobras. Eu estava num ambiente donde havia várias cobras de espécies diferentes e tamanho não muito grande. Geralmente nos sonhos com cobras eu as pego como se fosse uma alternativa sem escapatória para não ser picada. Então eu peguei uma das cobras e extraí-lhe uma tigelinha (dessas de sobremesa) de veneno. O liquido espirava com tanta força que tive de fechar os olhos com medo de algum acidente. A cobra pareceu ficar mais tensa do que eu depois de todo o processo e em nenhum momento deixou de tentar me picar fazendo uma grande força para revirar a cabeça, a qual eu segurava com jeito e mais força do que ela. Por fim, quando ela pareceu se acalmar, devolvi-a ao chão e ainda lhe joguei um monte de caramujos para que se alimentasse.

Parece-me um sonho simbolicamente especial. Não tenho a intenção de diferenciar sonhos, seria um equivoco. Os sonhos per si já são especiais, ainda que alguns sejam esplêndidos e outros possam espelhar um momento “absoluto” na vida psíquica de uma pessoa.

Este é um sonho que envolve a esplêndida essência da vida, da existência e a conexão dessa essência com a consciência que origina, formata, desenvolve e consolida.

O sonho foca um detalhe fundamental: São várias cobras. São várias e diferenciadas manifestações. Em um processo de totalidade e de integração eu poderia fazer duas associações com essa imagem:

1. A primeira está no Post Serpente e Kundaline

A relação direta com a kundaline já foi falada procure no indicador temático “kundaline”. É propício rever o conteúdo.



Rede Nervosa - pulsos elétricos, sinapses, neuronios

2. A segunda, acrescento:

As cobras geralmente são sempre associadas à libido, à energia. Neste sonho eu mantenho essa associação e a complemento como representação simbólica do sistema nervoso.

Observe que a imagem das conexões nervosas que apresento acima mostra profunda semelhança com cobras diferenciadas em formato e tamanho.

Não e demais concluir que a psique pode estar fazendo referência ao domínio que aplica sobre as funções e desenvolvimento do seu sistema nervoso. Há, portanto, indicação de ação, movimento, atitude, formas de configurações na recepção, compreensão e respostas diante da realidade, diante do mundo.

A sua dinâmica psíquica indica maturação e consciência propícia ao autodomínio, disciplina, controle de pulsões, de reatividade envolvida por niveis elevados de tensão.

Essa elevado nível de tensão acionado por mudanças internas ou por dificuldades em apresentar respostas mais seguras diante de uma realidade que lhe parece muito exigente. Há um esfôrço para romper com as dificuldades pessoais e atender expectativas de participação, aceitação e interação mais adeuadas com o meio.

O veneno aspergido, através de suas atitudes, nas interações com o meio, está sob controle e domínio.

O caracol surge de forma especial: É símbolo Lunar, teofania (manifestação de Deus) lunar, indica regeneração periódica, receptáculo análogo com a vulva. No Antigo Egito o caracol simboliza a espiral evolutiva. Neste aspecto, quando oferece os caracóis permite ao sistema o alimento de aprimoramento. A cobra se alimenta com conteúdos que elevam sua condição evolutiva.

Natural a associação, cobra, falus, se alimenta com caracol, vulva. Sua demanda sexual precisa ser atendida. A propensão à fertilização, fecundação, uma tendência do encontro entre mulher e homem, masculino e feminino.

Lembrando ainda que a ascensão da Kundaline é a subida espiralada dos níveis inferiores para os estágios superiores do desenvolvimento.

O caracol também simboliza o movimento na permanência, a temporalidade, a existência do ser na impermanência do universo.

Concluindo:

Eu não vejo possibilidade de aprimoramento ou evolução sem transformação do sistema nervoso, sem sua evolução, sem sua maturação.

É essa maturação que permite que a força do impacto da realidade sobre o sistema de rede nervosa que nos da a capacidade de apreender, assimilar e interagir com o mundo, não sucumba. A maturação do sistema nos dá condição de amortecer a marca imperativa e por vezes caótica da presença do universo atuando em nós. Seja pela hipersensibilidade, pela emocionalidade ou pela rigidez mental. Com a maturação do sistema temos o poder de administrar essa intervenção do universo, a realidade desse universo, e assimilá-lo nos blindando de ações negativas na nossa capacidade de processamento e de interação com o mundo.

Se pudesse falar metaforicamente diria que com a maturação podemos atravessar com classe a onda que se abate sobre nossas cabeças mantendo-nos no domínio na flutuação no oceano, e sem a maturação rodopiamos, como num caldo, como areia revirada, sem sabermos onde iremos parar e acabamos como que afogados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário