terça-feira, 11 de maio de 2010

RELAÇÕES INCESTUOSAS


CH 64


No segundo sonho

havia um casal de negros deitados nus sobre uma cama a contracenar um momento pós-intimidade. Inicialmente eu pensei no quanto deveria ser difícil ficar nu perante um parceiro irreal e todo o resto do pessoal que organizava a gravação da cena. Eu não sabia se a dificuldade maior seria em não ter vergonha da exposição ou em não se excitar diante daquela atuação de tanta intimidade. Ela estava deitada sobre ele e tinha a cabeça apoiada em sua barriga. Ele estava encostado num travesseiro de forma que ficava levemente inclinado a olhar para ela. Nisso ela comentou algo demonstrando grande preocupação e ele tentou tranqüilizá-la. Ambos tinham um sério problema a resolver sobre a própria união que pareceu comprometida ou até mesmo proibida. Nesse momento achei a cena artificial. Era como se não condissesse tratar daquele assunto naquele momento. Senti a cena falha como se faltasse alguma coisa ou como se algo estivesse errado, mas não sei ao certo explicar o quê. Também não sei o que eu fazia ali a ver aquela cena.

O primeiro sonho parece recorrência de outro antigo já analisado, mas o segundo eu não sei qual a motivação e mensagem sugerida pelo meu inconsciente.

NOTA sobre o sonho anterior: Estava vendo televisão e ao ver a propaganda do próximo capítulo da novela das oito o meu sonho clareou-se de forma que lembrei de um detalhe que talvez seja importante. No ultimo sonho que escrevi sobre um casal que contracenava nus, os atores eram Taís Araújo e César Melo. Na atual novela das oito da Rede Globo, ele atua fazendo o a papel de Ronaldo e ela vive a personagem Helena, sendo que ele é padrasto dela na história. Meu sonho inverteu os papeis, já que na novela a Helena se apaixona pelo filho de seu ex-marido. Por mais problemático que fosse a necessidade de revelar tal união dela com o padrasto, resolvendo de vez o conflito que esta geraria, senti que o amor dos dois era sincero, do mesmo modo como a novela transmite o envolvimento de Helena e seu atual companheiro, filho de seu ex-marido. Creio que foi essa inversão de parceiros e de relacionamento que me soou mal dentro do sonho, talvez como se a cena estivesse sendo gravada errada. Entretanto acho muito interessante minha mente ter montado esse tipo de cena. Se eu tivesse algum padrasto ficaria preocupada, mas isso nem é o meu caso. Por que fui sonhar com isso?

“Tá tudo certo...mas tá esquisito” esta frase antiga, primórdios das pichações urbanas, manifestação de anônimos que ainda eram instigantes e inteligentes, pode retratar o seu momento emocional dentro do sonho. Tinha alguma coisa de errado. Pensei em princípio que poderia ser a representação, o papel, a falta da autenticidade, mas a sua nota posterior parece esclarecer e colocar em pauta conteúdos que envolvem a sua relação Edipiana, ou melhor, “Electraniana”, entre você e seu Pai drasto. Volto a lhe dizer: neste cenário em que estamos existem limites que se mostram intransponíveis e que deixo a seu encargo. Para mim não é claro o bastante a sua relação com o seu pai, a vivida na infância, na adolescência ou no seu presente. Eu pré-sinto que existe algo nebuloso nesta relação que não se mostra. Poderia ser pela forte presença da mãe, mas parece-me uma relação que não se realiza, que não acontece, e o pai aflora como uma sombra na sua vida.

No sonho anterior seu pai aparece, entrando, no mar. O sonho introduz conteúdos de origem paterna contidos no inconsciente, e neste você assiste a uma performance de relação “incestuosa” ou de traição entre o marido da mãe e a filha da mãe. Tá tudo certo mas está esquisito. Faça um retrospecto na sua história, revisite essa relação Filha x Pai.

Resta esperar outros indicativos ou movimentos da dinâmica da psiquê.

O que estaria fazendo ali? Assistindo o que o inconsciente quer que veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário