sábado, 22 de maio de 2010

LA PIETÁ E NARCISO

     The Villeneuve - lès Avignon Pietá
1455 - Louvre
CH 70


   LA PIETÁ DE MADONA
Essa noite sonhei que entrei com minha mãe em um centro espírita. Ele era bem pequeno e tinha uma mulher que era vidente (não sei como eu percebi isso). Havia bancos dos dois lados e no meio apenas o espaço de passar. Como haviam muitos idosos eu fui obrigada a sentar num banco quebrado para ceder os lugares bons. Em pé eu não queria ficar, pois imaginava que o atendimento fosse demorar. Minha mãe que estava sentada do outro lado não quis ficar longe de mim e veio para o meu lado. Nisso um senhor falou que transitar ali dentro pegava muita energia ruim e minha mãe tratou de sentar-se logo num outro banco meio quebrado que estava ao meu lado. Logo em seguida ela começou a tremer e depois desmaiou ficando com a cabeça caída em meu colo. Algumas outras pessoas também pareceram não muito bem, embora eu soubesse que tudo estava dentro do controle (sentia uma certa confiança com o ambiente religioso e o trabalho ali desempenhado, mesmo que estivesse nele pela primeira vez). Fiquei com receio de sentir-me mal também, mas isso não aconteceu. Não me assustei com a situação de minha mãe como se aquilo fosse natural ou estivesse acostumada a tal. Fiquei rezando para manter as boas vibrações enquanto aguardava a momento do atendimento. Houvéramos tido informações de que tal lugar era muito bom e sabia que íamos sair renovadas de lá. Não lembro o resto.

Alguns detalhes que considero significativos chamam-me a atenção, mas antes uma observação que se faz necessário:

Mudanças de comportamento acontecem em dois momentos específicos:

1. Na hora do evento existe um “momentum”, que ocorre num “Flash”, em que o sujeito implementa, aplica, coloca em prática a partir de escolha pessoal, uma nova atitude, um novo comportamento. Este momento é paradigmático e pessoal, pois o individuo deixa de repetir o passado e renasce em novas atitudes diante do mundo;

2. A Dinâmica da psiquê em processo e a partir de novas configurações gestálticas, formadas a partir de inumeráveis eventos, conduz o individuo a apresentar novas respostas diante dos acontecimentos que a realidade externa exige ou demanda. Este determinismo psíquico conduz o individuo no seu processo de maturação é também é resultante dos “imputs” que o sujeito implementa a partir dos acontecimentos e de suas respostas diante do mundo.



Quando olho para um sonho não posso apenas pensar em mensagens do inconsciente para o sujeito. Elas são significativas, mas apenas uma variável tão importante quanto outras que se mostram, entre elas o retrato da dinâmica por que passa e que serve para um mecanismo de auto regulação e determinador de novos imputs de mudanças.

Vejamos no sonho acima esse acontecimento: A psiquê a confronta produzindo um cenário em que a sua resposta e de generosidade, afetiva e de renúncia ao conforto pessoal. Para que isto ocorra você abre mão de sua postura egocentrada, de defesa dos interesses pessoais, do conforto pessoal, em prol do interesse coletivo, do respeito aos menos favorecidos, de doação aos que mais são exigidos.

Isto significa deixar de olhar para o redor do seu umbigo, olhar para fora e ver o mundo e a necessidade dos que precisam mais do que você. Abrir mão em função do outro mais necessitado.

Este foi o foco determinante para o homem sair do primitivismo a se tornar ser gregário e assim formar a base da sociedade humana, da civilização humana. Uns protegendo os outros para sobreviver às vicissitudes dos perigos da vida. Este é o nascimento da solidariedade.

E solidariedade só existe se existe afetividade, generosidade, renúncia aos interesses e conforto pessoal.

E olha que fantástico, ao fazer a sua escolha, você cresce, amadurece, como entidade, como indivíduo, como pessoa, como mulher. E como que isto aparece?

A imagem da filha que acolhe no colo a mãe desfalecida.

A imagem é arquetípica. Quando a Madona repousa no seu colo o seu filho, filho do Espírito Santo, o filho divino e sofre calada o sacrifício do filho, ela vive a dramática negação do instinto de preservação da espécie.

Natural é que filhos enterrem seus pais, Tragédia são os pais enterrando seus filhos, matando a esperança de continuidade da gênese na família, é o anti natural, o fluxo inverso. Por isso a tragédia da Mãe Divina comove a todos, por todos temem essa dor, dar a vida, alimentar, educar, amar e... perder.

No seu sonho o fluxo natural é reencontrada. A filha repousa a mãe desfalecida no seu colo enquanto aguarda a hora sagrada de receber a graça Divina, a cura.

Não há desespero, a calma prevalece, não há desequilíbrio a aceitação se faz presente. A Atitude madura de quem confia e espera o tempo, enquanto ora e clama em silêncio a graça divina.

Poderia pensar que o sonho é compensatório, que seu egoísmo lhe afasta desta realidade, mas não posso ser determinista, já que a dinâmica não é compensatória mas indicativo de que existe um processo de transformação ocorrendo e que a imagem surge para indicar que você pode estar reencontrando o rio da vida que corre para o mar.

Um dos detalhes que me faz pensar nesta possibilidade é a atitude diferenciada, não reativa. E mesmo que você assuma o papel de filha-mãe cuidando da mãe-filha, não posso dizer que é a filha que se faz mãe, mas a filha que cuida da mãe como cuidaria dos filhos, como foi cuidada.

Quando somos dependentes somos filhos sendo cuidados, mas a importância de nos libertarmos da dependência e conquistar a liberdade e a conquista do direito de poder cuidar de quem nos acolheu, amou, cuidou, protegeu. Pra que crescer? Para sermos respeitados como nossos pais, para que possamos lhes devolver o conforto, a segurança e a proteção e que possam suportar, no caminho natural da vida, o processo de envelhecimento, enfraquecimento e fragilidade e se transformem em filhos que necessitam cuidados, amados como o fomos por eles no passado.

A imagem da mãe desfalecida no seu colo é essa graça de poder cuidar da mãe sem ser revoltada com seus desígnios de vida. Eu sinto que as mudanças afetivas se fazem presentes no seu processo, se não o fazem o sonho não é retrato dessa dinâmica, mas apenas compensação e alerta para que retome o fluxo natural de sua vida e passe a dar importância ao que tem importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário