terça-feira, 18 de maio de 2010

A CARTOMANTE



CH 67


Sonhei que estava esperando minha mãe e um grupo de pessoas que consultavam uma cartomante. Quando todos saíram da sala de consulta (que era o quarto dela) eu fiquei chateada por minha mãe ter encerado a mesma sem eu ter ido lá fazer as minhas perguntas. Mesmo assim eu fui. Era muito cedo e ela estava deitada, pois pretendia voltar a dormir. Insisti com ela para olhar minha 'sorte' até que ela aceitou. Após abrir as cartas ela falou várias coisas sobre meu jeito de ser e pedi-lhe para me dizer alguma coisa que eu não soubesse, como por exemplo a respeito do meu futuro. Então ela baralhou as cartas, cortou e abriu-as revelando que dentro do período de um ano eu ia encontrar um homem, ter um filho, mas logo em seguida eu ficaria viúva por causa de um problema de saúde dele, o qual eu deveria me precaver para não me contagiar também, embora aparentemente eu não corresse nenhum risco. Não gostei nem um pouco daquilo e fiquei me questionando se ela poderia ter inventado aquilo só para me falar algo surpreendente. Entretanto, ela não teria nenhum motivo real que justificasse falar algo tão sério e trágico apenas por falar. Ao acordar quase nem quis pensar no sonho, mas depois analisei que, em verdade, essa é a história da minha mãe. Foi então que resolvi lhe contá-lo para assim eu tentar entender o porquê sonhei com isso.

A morte existe no futuro de todos, se isso é tragédia, a vida é trágica por natureza para todos nós.

Se bem entendi sua mãe enviuvou quando seu pai ainda era jovem e as filhas crianças?

No sonho a tragédia não é a morte, mas casar, ter filhos e ficar viúva. Ter que criar o filhos sem a presença do pai, suportar a dor da perda, a solidão, o abandono. Essa é a história de sua mãe e sua, enquanto filha, órfã de pai.

A mensagem sinaliza a possibilidade de você repetir a história de sua mãe, ou repetir sua mãe na tragédia de vida dela? Seria você uma filha viúva? A filha que não se liberta do pai falecido, a filha que se enviúva, solidariamente, como a mãe enviuvada do marido?

Vivências definitivas podem definir a vida de um indivíduo. Neste caso, a sua história de relação simbiótica não completa, pelo seu lado, poderia estar associado a uma relação de compromisso estabelecida com sua mãe, de viver a viuvez dela, como ela, como sacrifício, e tendo em contrapartida uma justificativa para não crescer, amadurecer e se libertar da relação. Neste caso o futuro é apenas a continuidade do presente, ou, sua caracterização, sua consolidação.

Como disse, vivências definitivas podem deixar marcas e medos, assim o sonho pode também refletir seu medo de aprofundar, consumar, estabelecer, no real, uma relação afetiva e amorosa para evitar, por medo, a repetição da história de sua mãe. Para evitar o sofrimento vivido por sua mãe ou o sofrimento de seus filhos como foi a sua dor decorrente da orfandade e da relação não vivida com seu pai.

Neste caso você escorrega das relações por temor de repetir sua história familiar. Deixa de viver sua vida para viver a vida vivida por sua mãe, e a vida não vivida de sua mãe (aquilo que ela deixou de viver), você se priva de suas possibilidades para viver o passado. Aí, podemos compreender um pouco mais a insatisfação e a necessidade de focar vivências grandiosas que possam compensá-la da frustração, e o julgamento crítico que a afasta e a protege dos envolvimentos afetivos.

Obs.: Significações de tarô, não fazem sentido na especificidade do sonho, para considerá-las faça-o dentro da significação do oraculo. Aqui como lá, o sentido é arquetípico. Prefiro não considerá-lo como sonho premonitório e como presumir é especular, o que foge ao averiguável, melhor evitar. 

Reflita. Bye.

Nenhum comentário:

Postar um comentário