terça-feira, 18 de maio de 2010

GATA BORRALHEIRA


"Cinderella" John Everett Millais (1829-1896)
Oil on canvas, Public collection

CH 68

No sonho seguinte, depois que voltei a dormir, eu estava num apartamento que era da minha irmã. Tanto ela quanto meu cunhado estavam lá e eu fazia um vestido azul para uma boneca Barbie que, provavelmente, deveria ser da minha sobrinha. Meu cunhado saiu para trabalhar e minha irmã também. O clima estava bem ameno, ou seja, não me senti incomodada com nenhum dos dois como se ambos fossem meus amigos, algo que até então nunca senti, principalmente nos sonhos. Surpreendi-me com isso! Eles não me pareceram dois conselheiros críticos (quase insuportáveis) destinados a pegarem no meu pé como até então sempre foram para mim. Eu me sentia relaxada perto deles, o que foi muito bom e, ao mesmo tempo, perante a realidade, me soa como uma incógnita. Ao sair minha irmã recomendou que eu juntasse os lixos e jogasse fora, mas eu estava entretida e afobada com o tanto de coisa que tinha para fazer e não prestei atenção a explicação tão detalhada que ela deu. Fiquei com a recomendação do lixo na cabeça e depois não sabia bem como era para recolher o mesmo. Pensei em juntar tudo num saco só, mas não achei nenhum e logo minha tia (irmã mais velha de minha mãe) apressou-me com a comida. Atarantada deixei o lixo para depois e fui esquentar a comida, mas tendo em mente a preocupação de não me esquecer de recolher o lixo. Coloquei varias panelas com restos de comida sobre as quatro trempes do fogão e mal havia começado a esquentá-las quando o gás acabou. Minha avó sentindo o cheiro do gás comentou que o mesmo deveria ter acabado. Enquanto isso eu desligava todas as chamas já apagadas. Minha avó e tia não estavam na cozinha, mas noutro cômodo, de modo que eu não as via, mas escutava o que ambas conversavam. Interessante que eu não me sentia uma visita na casa da minha irmã e muito menos sentia minha tia e avó como visitantes também. Era como se elas lá morassem e eu fosse apenas uma serviçal da casa, destinada exatamente a cumprir tais funções. Eu tinha aquelas tarefas como minha responsabilidade diária. Relembrando tal sonho sinto o quanto é estranho vivenciar algo tão ilógico. Sei que o inconsciente tem uma linguagem simbólica que mistura as pessoas e situações formando contextos completamente estranhos, mas cujos significados não são estapafúrdios. Pareceram sonhos bons, mas chocantes ao mesmo tempo. Acordei com a firme lembrança do gás acabando e parecia mais assustada em pensar o que isso poderia significar do que com o próprio sonho em si. Não tenho ideia do que meu sonho possa querer me dizer, mas deduzo que não deve ser boa coisa. Ao menos acordei com essa impressão. Ambos os sonhos me causaram uma sensação intrigante. O que acha? Lembrei uma parte do ultimo sonho. Depois do gás acabar, não demorou e minha tia apareceu na cozinha dizendo que seria preciso fazer um 'mexidão' e esquentar no microondas. Eu achei uma boa ideia, pois sempre gostei da praticidade de tal aparelho.

O sonho, não sei bem o porquê, lembrou-me a Gata Borralheira, só faltou o príncipe encantado, o sapatinho, a carruagem. Você brincando de boneca, (qual a idade da sua sobrinha?) concentrada costurando, nos afazeres da casa, o casal indo prá rua, para o mundo, e você recolhendo o lixo e preparando os alimentos, atarefada. Parece estado de fantasia e regressão, ou sinal de não vivido. Solidão, abandono. Mas... Avancemos....

Nada demais nesses afazeres, muito ao contrário são sagrados. Preparar o alimento para alimentar a vida do outro, preparar a casa, para viver bem e com conforto. Mas eles podem sinalizar duas variantes:

1. O movimento pessoal de domínio de sua dinâmica de vida. Cuidar de sua casa, seu templo, sua vida, limpar, eliminar os lixos, os resíduos. Preparar seu sustento; se cuidar; se alimentar. Conduzir a sua vida.

Pessoalmente penso nessas tarefas como essenciais no processo de amadurecimento. Para mim uma pessoa só amadurece quando consegue cuidar de si mesma, e não quando compra esse “cuidar”.

2. Indicação de desgaste, excesso de dever, responsabilidade. Falta de gáz, seria indicação de falta de fogo? Energia? Desgaste? Esgotamento? Há excesso de preocupação? Tensão? Ou é compensação pela ausência de comprometimento com as tarefas do dia a dia?

Para Refletir!


a Borallheira transformada em Rainha

Queen Cinderella - Art Print 
by Howard David Johnson

Nenhum comentário:

Postar um comentário