quarta-feira, 26 de maio de 2010

O ANIVERSÁRIO DO SACRIFÍCIO

Iv.

Meu nome é Iv, mais conhecida como...  Sou de... Tenho sessenta e quatro anos. Sonhei que eu ia almoçar com a... minha prima. É como se estivesse sido convidada para o almoço. Saímos andando até um pequeno restaurante, onde ela me deixou e desapareceu para buscar um pessoal que ia fazer uma surpresa para mim. Lá fiquei esperando por um tempo bem grande. Comi um pouco enquanto esperava. Olhando para os meus pés verifiquei que havia várias meias sobrepostas, as quais não fora eu que vestira. Estávamos sentados em uma mesa e junto com minha filha fui até a porta onde vi chegar um micro-ônibus cheio de pessoas que eram todas da família da tia D. Primeiro vi a E..., depois a E que estava parecendo uma princesa com vestido branco e coroa. Cumprimentei-a beijando a mão. Vi um rapaz que devia ser filho do meu primo (irmão da E). Lá também estavam meus tios ReD (ambos falecidos. Ela é irmã da minha mãe. Ambos têm quatros filhos. Eu não os vi direito, mas sabia que eles estavam presentes. Fomos entrando para dentro e carreguei duas moças que pareciam ser amigas ou empregadas. Carreguei uma em cada braço e tive a sensação que estava carregando duas crianças.

O restaurante parecia um teatro, pois a mesa ficava lá no fundo em uma baixada. Quando estávamos chegando todos a mesa, tive preocupação se minha filha ia cumprimentar toda aquela gente que, embora fosse familiar, estavam muito chique. Fiquei surpresa quando olhei e vi que minha filha estava curvada varrendo o chão com uma vestimenta de preta velha. Parece que ela estava de fato incorporada por uma. Também vi algumas imagens religiosas bem velhas e quebradas. Vi uma trempe estilo fogão de lenha antigo feito com pedras e lá estavam sendo fervidos uns pedaços de frango, mas parecia ter só asas. A comida desse almoço era uma feijoada e tudo isso foi feito como se fosse uma homenagem para mim pelo meu aniversário que foi no dia vinte e um desse mês. Fiz sessenta e quatro anos. Só fiquei preocupada porque não entendi o motivo de estar com todas aquelas meias umas sobre as outras no meu pé sem saber quem as teria vestido em mim. Parecia algo sobrenatural e pensei na possibilidade de ser uma macumba. O que significa?

Minha cara, antes de tudo, parabéns pelas bodas. Apesar de não crer que seja indicativo de uma macumba, se você se considera alvo ou possível foco de maldade ou da inveja, melhor não ser simplista e desconsiderar o Mal. Se proteja.

Na verdade vivemos em um universo onde a luz e a sombra fazem parte como duas metades da moeda. Somos como que permanentemente envolvidos pela energia luminosa e pela energia das sombras. Viver sob o foco de luz não é o bastante para nos livrarmos das sombras, já que precisamos iluminar o espírito, nossa alma, nosso interior e só conseguimos essa iluminação através de nossas ações, comportamentos, atitudes em relação ao mundo, através do lapidar permanente de nossas escolhas, de nossa capacidade de renunciar, doar, da generosidade, da compaixão, do exercício de desapego e, principalmente, de conquistarmos a conexão com Spíritus Sanctus que é luz permanente em estado divino.

Vivemos nesse mundo dual de sombras e luzes, dia e noite, visível e invisível, calor e frio, bondade e maldade, leveza e densidade, transparência e opacidade. E o foco não pode ser apenas a luz, é preciso caminhar com o propósito voltado para a luz sem esquecer de olhar que o objetivo e transmutar, iluminar o lado escuro, nos desfazer da densidade, de nossas sombras, nossos temores, nossos fantasmas, superar a maldade que sobrevive sorvendo e atraindo para o lado sombrio.

O SONHO

Pessoalmente achei esse sonho significativo e  graça recebida por você. Mas se perguntas, Graça?

As observações que farei não envolvem conceitos ou pré-conceitos, são apenas associações livres e a busca de entendimento. Portanto tente considerá-las dentro do contexto com isenção.

Não gostaria que parecesse que estou lhe aterrorizando. Estou considerando sua a observação de macumba. Se olharmos um Sacrifício como um Ritual de  oferendas em troca da realização de um desejo, onde estaria, no sonho, o sacrifício? Na panela, no fogo (seu futuro esta sendo preparado), com os restos mortais dos animais sacrificados. Lembremos: uma feijoada é constituída de pertences tais como: Pés, rabos, orelhas, costelas, barrigada, etc. cozidos e temperados para serem degustados na celebração. Nada demais! Nada contra a iguaria afro-brasileira.
Se no dia a dia o alimento é a manutenção da vida é tambem ritual de celebração da vida. No sonho o alimento pode ter vários significaddos e simbolismo. Considerando a homenagem, a celebração e o prato é que associo-o com essa possibilidad ritualistica.   

Como um observador eu diria que independente do sabor, é um prato forte, poderoso, cheio de energia, porque representa incorporar a força e o poder daqueles que são incorporados à sua natureza corporal, e é pensando nesta simbologia, é que pode ser visto como uma representação de sacrifício. As imagens e relíquias religiosas podem referendar esse ritual religioso de sacrifício.

Independente da religião que professa, se professa, a psiquê como que lhe chama à consciência para uma questão religiosa. A sua imagem carregando duas crianças eu associo com a vida de Kynokéfale, São Cristovão, que transportava o peso do mundo. Se houver interesse pela estória, click no link

                http://jornadaalma.blogspot.com/2009/08/uma-estoria-para-uma-manha-de-domingo.

 verás um conteúdo que postei sobre esse Santo. Como não sei de sua carga pessoal, ou dos sacrifícios que realiza na sua caminhada não tenho como destrinchar esse conteúdo.

As imagens e relíquias, bem como, a presença dos ancestrais mortos podem também ser referência à prática religiosa ancestral que pode ter sido deixada de lado. Em geral temos referências ancestrais que servem para nos guiar em momentos de escuridão ou de dificuldades, e as referências religiosas são importantíssimas, precisam ser consideradas já que não viemos do nada, mas de um caminho já trilhado pelos ancestrais.

Em síntese:

O sonho é uma celebração da comemoração dos seus anos de vida, Vitoriosa, pois viva. E o ritual alimentar, e de sacrifício, como celebração e homenagem, pode querer dizer-lhe que é hora de focar atenção em seus hábitos alimentares com o objetivo de preservar sua saúde.

Três são as referências possíveis da presença de morte: O pé envolto em meias, calçadas por outros, pode significar pé gelado, sem vida, pé desfalecido; Os parentes mortos que a visitam em sonho (reflita sobre a vida e o final de vida deles); a filha de preto, como luto, varrendo o chão, como a cinderela, que perdeu a mãe e foi cuidada pela madrasta. De longe não adianta se preocupar, devemos fazer algo enquanto aqui estamos, e não lá... Onde nos esperam. E também refletiria sobre os desníveis entre o palco do teatro e o teatro da vida. No ritual fúnebre o morto é o centro de atenção no palco da vida, um nível acima, o alto (o céu).

Não fique impressionada pensando que a referência é à sua morte instantânea, agora. Não creio. Por isso considerei o sonho como uma graça. Um alerta pra que reveja sua celebração da vida e possa celebrar mais tempo neste mundo. Reveja seus hábitos de vida, sua alimentação. Se não o é, torne-a mais saudável, para que possa celebrar mais tempo e ser mais homenageada. Quero dizer-lhe que sonhar com a morte não quer dizer prenúncio de morte, mas de vida, desde que considerados os sinais internos.

Ah! A imagem de sua prima vestida de Branco e com Coroa, e o beija mão, parece-me imagem arquetípica, da Grande Mãe, Mãe Divina, guia espiritual e protetora ou o encontro com conteúdos associados a ramo familiar que representam força de vida.
Agora... se voce é vegetariana, gostaria de saber e de considerar outra variantes simbólicas do sonho. O certo éque como não conheço sua dinâmica de inconsciente várias são as possibilidades de significados, coinsiderei a mais imediata.

Bye!

Nenhum comentário:

Postar um comentário