terça-feira, 25 de maio de 2010

COLISÃO


  
CH 74                 
Essa noite tive muitos sonhos negativos e creio que, exatamente por isso, não consigo lembrar direito. Vou chamá-los de sensações, pois não lembro o começo e nem o desfecho, apenas um entremeio vago.

Primeira sensação: eu estava dentro de um carro que, ao ser retirado da garagem, foi batido por outro carro e empresado contra um caminhão. Fiquei num espaço muito apertado na direita traseira e, agoniada, queria sair rápido dali, mas alguém me disse que não era para sair, pois o pior já acontecera e o perigo já passara. Eu estava muito assustada e essa pessoa dizia que sair correndo desesperada e sem rumo seria em vão, mas todos os meus impulsos eram para agir em fuga e seria o que faria se não sentisse autoridade e confiança (cujo meu medo quase se fazia maior) por parte da pessoa que me falava. De todo modo, apesar da hesitação, não sei se fiquei ou não.

O SONHO

Vou chamar meus comentários de impressão, a expressão de minhas sensações:

Colisão -colidir, ir de encontro, abalar.

O nível elevado de tensão do sonho anterior se mostra mais uma vez neste sonho. O conflito (batida), pressão elevada a que está submetida (por exigência externa ou severidade das cobranças pessoais). Sonhos de batida, trombadas espelham esses conflitos e tensões e manifestam as angústias ou depressões mascaradas.

No sonho aparece o conflito a conturbação e sua resposta de fuga. Possivelmente sua necessidade de fuga seja a resposta que desenvolveu para lidar com o nível de conturbação que você se induz.

Você se conturba... Atormenta-se e... Foge (para as suas fantasias).

Neste momento a psique lhe indica que é necessário interromper este ciclo, parar de se induzir ao tormento que justifiquem comportamento de SCAPE, de fuga da realidade.

Outro as aspecto é que o cenário atual exige-lhe mais do que vem sendo capaz de suportar, o que aumenta a sua demanda para escapes.

Pode haver referência à sua condição de dependente, O carro foi retirado da garagem – sujeito indeterminado - sua condição de dependência é situação que exerce um aumento de pressão e aumenta a complexidade de sua vida.



OBSERVAÇÕES TEÓRICAS

A psique possui mecanismos que nos protegem de estados de desordem. Temos um limiar de resistência que nos protege dos impactos da realidade sobre nós. À medida que esses impactos aumentam sua pressão, nosso limiar de resistência aumenta para resistir e proteger o sistema dentro de um determinado nível de segurança para manutenção do equilíbrio.

O sistema sofre dois tipos de pressão:

1. Interno - originário da consciência, de núcleos compulsivos que acionamos ou mobilizamos, de núcleos autônomos que invadem a cãmara do pensamento;

2. Externo. – originários no meio externo, fatos e exigências de realidade e de fontes diversas.

O Mecanismo de adaptação biopsicofísico, detecta a necessidade de aumento do limiar de resistência, mas não detecta a origem, interna ou externa, da pressão. Possivelmente por que para a psiquê essa diferença não exista de forma fenomenológica, ou não haja a possibilidade de diferenciação entre o que é interno ou externo ao organismo. Outra possibilidade é que a consciência seja considerada um produto externo, um conteúdo em princípio Invasor e não uma aquisição superior.

Como dizia, como não há detecção da origem da pressão, a psique que possui o comando geral do organismo aumenta o limiar de resistência e altera as configurações de detecção de descompensações biofísicas, produz consequentemente, num ciclo vicioso, aumento dos níveis de tensão interna. Neste aspecto as mudanças também alteram os ciclos biofísicos aumentam o desconforto físico, quando alteram ciclos hormonais, e ampliam sensações que promovem desconforto corporal.

Como se a psique fosse ficando encantoada.

O resultado? Aumento das angustias, da ansiedade, de alterações dos ciclos biológicos e do desconforto psíquico, que podem aparecer nos sonhos como uma forma da psique tentar compensar o equilíbrio espelhando sua vivência. Funciona como uma forma dela se regularizar anunciando o seu desconforto.

Por isso a forma como conduzimos a nossa consciência é determinante para não ser gerador de aumento dos desequilíbrios internos. Mesmo que o cenário externo seja de tranquilidade a consciência conturbada pode sinalizar para a psiquê um cenário de ameaça, e a psique reage em estado de alarme, aumentando seu limiar de resistência frente ao impacto da pressão que sofre da consciência conturbada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário