sábado, 13 de novembro de 2010

OCEANO PRIMORDIAL



Expediction Arctic Sunrise - Green Peace


Depois sonhei que estava num local cujo mar estava parado, congelado. Admirada pensei se seria possível andar sobre as águas. Entretanto, quando cheguei perto dele, outras pessoas já haviam entrado e ele estava movimentando como se houvesse um sensor que detectasse pessoas e o colocasse automaticamente em atividade. Vazio e visto de longe, ele parecia uma pintura inerte, mas banhando em suas águas ele era um mar aparentemente normal. Mas havia outra anormalidade: um abismo a cerca de uns três metros de onde as ondas quebravam. Conforme o movimento de retorno das ondas, era possível ver o enorme abismo. Achei aquilo perigosíssimo e saí da água. Interessante é que eu já sabia estar morta, ou seja, não corria o risco de morrer novamente. Entretanto, mesmo assim, aquele 'paraíso' não me agradou nem um pouco.



ENERGIAS DENSAS - ENERGIAS SUTÍS

O mar sem ondas, sem movimento, associado à água congelada pode indicar energias densas.

São energias preparadas para se integrar no fluxo do rio, em dinâmicas vibracionais elevadas, em movimento ou são energias imobilizadas das quais você não possui poder de acesso.

Funciona assim:

Existe um fluxo energético que coloca todo o sistema em operação. E existem reservas que o organismo tem acesso apenas para reequilibrar o sistema e supri-lo de energia. Estas energias potencialmente poderiam estar a disposição do individuo, mas dependem exclusivamente da forma como foram reservadas ou se nunca foram acionadas.

Conteúdos autônomos, por exemplo, para atingirem o fluxo vibracional do sistema nervoso se utilizam de mecanismos que possam acionar sua sobrevivência, quando não conseguem acesso à câmara do pensamento, tendem a se dissolver e se concentrar como energias densas para acesso exclusivo do sistema de sobrevivência. Quando acessão a câmara do pensamento consegue energias que aumentam sua sobrevida.

Assim o mar congelado pode fazer referência ou a energias de reservas, a energias que podem ser integradas ao sistema ou à conteúdos densos que conseguem atingir o centro do sistema energético.
 


Expediction Arctic Sunrise - Green Peace


O mar e representação do inconsciente, oceano do mundo psíquico, oceano das águas inferiores ou superiores, dependendo da visão cultural. Fonte da vida, gérmen original por onde afloram os conteúdos, a dinâmica, as pulsões, a força, a vida.

Oceano primordial, mar, águas abissais, símbolo da dinâmica da vida de onde tudo veio e para onde tudo retorna, e o lugar do nascimento, do renascimento, das transformações, do surgimento do imponderável, da riqueza e da multiplicidade do universo.

Laboratório da vida. Seu movimento simboliza o estado de transição, de metamorfose entre os processos forjáveis e aqueles já forjados, entre as possibilidades informes e as realidades configuradas.

“Admirada pensei se seria possível andar sobre as águas.”

Como o cristo que flutua. Penso na superestima ou no diagnóstico equivocado, que lhe coloca em perigo decorrente de avaliações precipitadas.

Vejo uma tendência pessoal, certa ingenuidade ou velho hábito de se permitir encantada e surpreendida por aquilo que lhe parece inusitado e a cautela que se segue. O inconsciente nos exige essa cautela para lidar com o inominável, com o desconhecido, o inesperado.

Há a indicação de que o sistema se movimenta, ou inicia o movimento, de força e poder, que antes estava congelado, paralisado. E é preciso cautela para lidar com essas forças, é necessário avaliar com mais precisão as escolhas que possam ser feitas.

Quando abrimos a porta para os mistérios da vida, descortinas o véu que encobria o desconhecido. O que antes adormecia, hibernava, agora se põe em movimento. E o que virá a seguir?

“Interessante é que eu já sabia estar morta, ou seja, não corria o risco de morrer novamente.”

Se o risco é o de morrer, mas se já estamos mortos, não há riscos. Nessa condição não temos nada a perder, ao contrário, só podemos ganhar. Neste sentido a consciência de morta é da velha criatura que precisa morrer abrindo espaço para que a nova mulher, renascida, viva!

Pensar o oceano congelado pode ser pensar o inconsciente em estado de transição, de transformação, onde o calor das paixões ou das pulsões hiberna para o renascer que a vibração solar possa anunciar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário