sábado, 6 de novembro de 2010

JESUS DA MADONNA

Jesus Luz


Essa noite sonhei que Jesus havia voltado e fui conferir se era ele mesmo. Havia uma fila de pessoas que estavam passando por ele e a maioria eram mulheres. Notei que o jovem, o qual tinha uma aparência comum e deveria ter talvez por volta da mesma idade que eu, segurava nas duas mãos de cada um que lhe chagava perto e falava algo ao pé do ouvido com muita suavidade, depois a pessoa muito emocionada saía chorando e com convicção de que aquele era mesmo Jesus. Quando chegou minha vez tive certeza de que era ele por experimentar a mesma sensação que também me fez ter uma forte vontade de chorar de emoção e alegria. Ao invés de segurar em minhas mãos e dizer algo, ele abriu os braços para me abraçar e senti meu ser desmanchar-se numa sensação inexplicável de maravilhosa. Notei que ele expressava exatamente aquilo que ia no coração de cada pessoa e comigo não foi diferente. Eu não precisava de nenhuma palavra, apenas o seu abraço me abastava.

O simbolismo de Jesus, o cristo, já foi abordado em postagens anteriores. Em Jesus Cristo eis um trecho:

“Independente da questão religiosa e do dogma cristão, o cristo como símbolo transcende a cristandade, tanto quanto Buda, Alá, pois se tornaram símbolos arquetípicos e coletivos fundamentais da humanidade. Simbolizam nossa relação mediada pela representação com o fundamento e o criador do universo. Neste aspecto o sonho com o cristo não precisa ser visto com fanatismo religioso mas um sonho com um símbolo humano de uma representação divina. Sua conexão com o divino, reencontro, renascimento do espírito santo, do cordeiro de Deus em você.”

“Por isso não entrarei na especificidade do símbolo. A riqueza da presença do senhor cristo, no sonho, já é bastante significativa. Fala por si. O significado do símbolo salta de sua representação.”


Se quiser ver a postagem completa preencha o campo Jesus no Box de pesquisa e pesquise.

Mas apesar do sonho e do encantamento não sabemos se o Jesus é o Cristo ou o Jesus Luz da cantora Madonna.

Na especificidade desse sonho alguns detalhes merecem distinção:

• A força do divino em nós. Existem os que acreditam que devemos nos deixar ficar encantados por esta força. Pessoalmente, independente do encantamento que é estar defronte à figura divina, preferia uma atitude mais vigilante e menos submissa, mesmo porque, desta forma poderia aproveitar melhor encontro realizado.

• O sonho mostra sua suscetibilidade emocional, sua submissão à presença do poder Yang, neste caso transvestido de sua crença de que a figura era o Divino. Atenção! Ocorre divinização do masculino? Você projeta uma condição divina que a leva ao encantamento e à condição de submissão da figura masculina que focaliza como ídolo?

• A carência a faz suscetível a qualquer condição de submissão?

• A necessidade de significar ou dar importância aos acontecimentos, no dia a dia, leva-a a divinizar o a figura masculina comum, inflacionar sua importância?

As observações acima são questões que surgem naturalmente para tentarmos compreender a presença de um animus encantador ou a figura arquetípica do Cristo acalentador. São para favorecer a reflexão.

O homem parecia comum, mas encantava as mulheres com sua fala doce. Há um símbolo contaminado. Indefinido. Esse Jesus é o Jesus Cristo ou é o Jesus da Madonna?


Será que você só se deixa encantar por figuras que sejam “divinas”? Se houver algum sentido nisso, seu grau de exigência ou de fantasia pode estar muito elevado. Cuidado! Neste caso o sonho pouco tem de espiritualidade, mas indica a suscetibilidade que pode ser associada à vaidade, o que a deixa sem defesas que a protejam do encantamento. Colocando-a em risco, em perigo.

Essa condição a afasta de homens “comuns” que não tenham a áurea do seu padrão divino. Eleva ou é resultado de elevado grau de exigência associado à fantasias de superstar que compensem a condição de inferioridade ou a baixa estima que ainda prevalece.

As observações acima são para que perceba a significação da mensagem com atributos de personalidade que necessitam se recontextualizar, serem revistos. Já que não basta ficar no lado mais suave da significação do símbolo.

No contexto coletivo o moço como affaire de uma Pop Star, que saiu do anonimato para a fama, ainda que apenas com a sua imagem pessoal e namorado da celebridade, passa a ter representação na idealização fantasiosa das jovens que procuram um parceiro para os seus desejos, anseios e idealizações.

O evento serve para compensar a ausência do homem comum na sua vida, sua dificuldade para se entregar a esse homem e aproxima a imagem idealizada, fantasiosa da possibilidade real, ou sua materialização.

Se a idealização e a fantasia a excluem do coletivo aprisionando-a em seu casulo,

a compensação realiza uma inclusão social aproximando a realidade de suas fantasias.

Haveria a fantasia de se tornar a namorada de um Pop Star e atingir o topo da pirâmide social? Ou bastaria descobrir um Belo exemplar de homem que satisfaça seus sonhos de princesa, ou suas carência de afeto?

No sonho o homem comum se diviniza e encanta as mulheres que se mostram encantadas. Você, como qualquer outra mulher, se encanta por uma figura idealizada que preencha seus anseios, mas isso pode representar afastamento de sua realidade. Não que a mulher tenha que se contentar com o pior. Não é isso! Quando diminuimos nossa fantasias, as  idealizações aumentamos as possibilidades de encontrar em pessoas "normais", aparentemente comuns, a chance de parceria que nos realize afetivamente.

O ideal não é sinonimo de realização,

mas serve apenas como modelo ou referência.

Agora se o Jesus é o cristo, o sonho faz sentido como conexão com a afetividade. Cristo como pescador de almas a fisgou. Encantou-lhe. O que sinaliza uma indicação, tendência ou necessidade de espiritualidade, o que faz do sonho uma compensação, e a alimenta com o afeto que necessita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário