quinta-feira, 15 de outubro de 2009

BRANCA FLOR



Estou curiosa com o que sonhei. Não faço idéia do porque dos meus sonhos dessa noite. Eu estava num corredor comprido, cheio de portas de apartamentos e entrei numa que era do banheiro. Na comprida bancada do lavatório estavam várias bandejas cheias de doces secos. Fiquei muito encantada com aquilo e peguei uma cocada para experimentar, mas minha vontade já era pegar um doce de cada para provar. Nisso apareceu uma mulher na porta e tentando disfarçar perguntei a ela quem fazia aqueles doces. Pensei, certo de que era alguém querendo divulgar seus doces caseiros. Em verdade pouco me interessava saber quem era a doceira que os fizera, eu queria apenas dar a entender que não havia ido ali só para comer doce, mas que os vendo resolvera provar. Estava tentando disfarçar minha gulodice. A mulher não soube responder e para meu alivio se retirou logo em seguida. Fui adentrando para o banheiro e quanto mais andava, mais o lavatório se parecia com uma bancada de restaurante. Nisso vi pedaço de bolo, paçoca e fui ficando desesperada, pois queria provar de tudo, mas não conseguia acabar de comer a cocada que estava na minha mão. Parece que ela se refazia a cada mordida que eu dava. Pensei comigo de ir fazer as necessidades enquanto terminava de comer a cocada. Tinha me dispersado tanto que a vontade fisiológica até passara. No que continuei andando para ter acesso aos vasos sanitários, parece que o ambiente modificou-se e eu estava no meio da montagem de uma festa. Não lembro muito dessa parte, apenas recordo que eu procurava pelo banheiro quando passei por duas crianças que olharam para o doce que eu comia. Rapidamente perguntei se eles queriam, pois não via a hora de acabar com aquela cocada para provar as outras guloseimas que foram todas reportadas para o ambiente da festa. Como eles responderam que sim, aliviada dividi o pedaço da cocada e dei-os. Com as mãos livres eu deixei de ir procurar o banheiro e resolvi voltar para pegar outra coisa de comer. Parece que o sonho deu um pulo e me vi abrindo uma porta. O interior do local estava cheio de serragem. Havia três homens idosos trabalhando ali dentro e surpreendi deles já estarem firme no serviço, pois ainda era muito cedo e o dia nem clareara. Um deles pareceu ser meu pai, o outro um tio (ambos já falecidos) e o terceiro não sei quem era. Eles estavam nus por conta do calor do trabalho pesado e esse detalhe não foi constrangimento nem para eles e nem para mim. O primeiro cômodo que verifiquei foi à cozinha. Haviam montado a pia que era toda de mármore e acompanhava a quina da parede formando um L, mas as prateleiras também de mármore, e que eram mais largas do que à parte da pia, haviam ficado muito baixas de forma que seria preciso agachar em baixo das prateleiras para ter acesso a pia. Estava totalmente desapropriado para o uso, mas não me importei, pois não seria eu quem lidaria na cozinha. Depois disso acho que acordei. O que pode ser esses sonhos?

Retenção/disfarce/dissimulação/Tensão/Gula/Avidez/Carência de Açúcar/ Desejo/Olhar de Criança/ Dificuldade de abandonar o que não mais quer, Rigidez/ Culpa pelo Desperdício/ Justificativa/ seragem, restos, carbono, intestino preso?/ força de três homens, trabalho pesado/ situação inapropriada.

Sonhos que envolvem necessidades fisiológicas em geral estão associadas a essas necessidades; No caso acima considerarei dois Tempos, um de dimensão física e outro de dimensão psíquica, que descrevo a seguir:

1º Tempo: Considerando que o ato de comer e o de excreção são seqüenciais, um inicia a digestão e o outro a finaliza, cozinha e banheiro estão intimamente vinculados, as imagens oníricas fazem esta conexão, mostram isto (bancada com alimentos no banheiro) e seu comportamento também (Pensei comigo de ir fazer as necessidades enquanto terminava de comer a cocada).Este é o processo acelerado (comer, mastigar, digerir, processar, absorver,excretar). Neste aspecto a bancada comprida eu associaria com a jornada do alimento no seu tubo digestivo. Se há alimento em toda a extensão deste tubo três são as possibilidades: 1-Seu processo de digestão está lento (inadequação de movimentos peristálticos, dificuldade de digestão); 2-Você está se alimentando em excesso ou sem limites; 3- você não está se alimentando e seu corpo está reclamando. Neste aspecto a segunda parte do sonho: A força de três homens, o trabalho exaustivo, pode estar relacionado ao produto do bolo (fecal); serragem é o resto da madeira, o resíduo, assim como o bolo fecal, em geral constituídos de resíduos de carbono, resíduos de alimentos processados e absorvidos. Pode ser a evidência de fezes ressecadas e, portanto que exigem muito esforço do corpo para serem excretadas. Se isto for verdade, aumente o consumo de líquidos (2/3 litros) para auxiliar o corpo na expulsão dos dejetos. O Tempo do alimento na boca pode ser indicativo de: compulsão oral ou da necessidade de iniciar o trabalho de digestão na boca através da mastigação mais lenta e mais alongada. Se há indicativo de que você pode estar comendo rapidamente, sua mastigação está falha, você está iniciando o processo digestivo enviando alimentos que não estão bem envolvidos nas enzimas digestivas secretadas pela boca o que torna lento seu processo digestivo. Bom, você entra no banheiro para realizar sua higiene pessoal, mas ao invés disso se vê atraída para aquilo que mais lhe constipa a função digestiva, a fome. Talvez você não esteja fazendo a leitura adequada de suas sensações corporais, ou esteja sendo enganada pelo corpo com sinais ambivalentes: A sensação de retenção provoca excitação e desejo oral, ou a sensação de retenção anal se irradia até os órgãos superiores e você acaba identificando a irradiação/sensação como desejo de se alimentar. Frente ao nível de tensão que a constipação lhe provoca, sua tensão aumenta, sua ansiedade aumenta e você relaxa, se alivia ao se alimentar.

A atração pelo doce pode ser uma compensação destes níveis elevados de ansiedade ou da tensão provocada pelo aumento da compulsão oral. Mesmo assim você deveria fazer um exame para avaliar o seu índice de glicose no sangue.

O momento final do sonho também pode estar relacionado a inadequação, ao esforço para realizar tarefas mais elementares. Pia é local de limpeza (lavação) e eliminação de resíduos.

O Segundo Tempo eu não direi de imediato, já que envolve uma leitura que exige pressupostos, e ela não precisará ser mais aprofundada em caso desta primeira vertente estar alinhada. Assim gostaria que você pudesse me dar um feed back desta primeira parte, para saber da necessidade da segunda. Agradeço-lhe a compreensão.
OBS.: Se houver dados que não queira compartilhar, compreenderei.

Um comentário:

  1. Retenção/disfarce/dissimulação/Tensão/Gula/Avidez/Carência de Açúcar/ Desejo/Olhar de Criança/ Dificuldade de abandonar o que não mais quer, Rigidez/ Culpa pelo Desperdício/ Justificativa/ seragem, restos, carbono, intestino preso?/ força de três homens, trabalho pesado/ situação inapropriada.
    Encontro um pouco de tudo isso em mim, parece que metaforicamente foi refletido ou projetado no sonho. quanto a questao fisica é dificil analisar. Costumo evitar doces, mas parece que sou compensada nos sonhos, pois de tempo em tempo sonho que estou diante de muitas tortas ou coisas doces e posso comer de tudo. Em sonho é mais facil se permitir comer ou fazer outras coisas. dizem que isso acontece porque no sonho o subconsciente ou inconsciente atua sem a interferencia do consciente. é isso mesmo? nao creio ter nada de errado no meu modo de alimentar, ou na mastigação e nem sinto ter problemas intestinais. em verdade, creio que se o sonho fosse uma situacao real, teria reagido em tudo do mesmo modo. é como se o sonho fosse uma experimentacao do que sou de uma outra forma, ao menos de uma forma impropria de acontecer na realidade.

    ResponderExcluir