quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SEMNOME 5



Só tenho a agradecer o esclarecimento dado e me impressiona, em todas as fases dos sonhos (1,2,3,e 4), a coerência que existe na interpretação entre o real que vivo, o hoje, e o que está no meu inconsciente alertado. Muita coisa no final das contas para serem digeridas! Mas fico feliz com o esclarecimento. Muito Obrigada Eduardo!


Com certeza existe a necessidade dessa reconstrução... Desta tomada de rédeas. São os próximos passos que serão dados e acredito mais ainda agora que absolutamente nada me impedirá. Estou pronta pra iniciar essa nova fase... Obrigada mais uma vez pelo esclarecimento!

O que vc quis dizer exatamente com: "Que você construa uma relação que possa servir de esteio que lhe dê forças para seus projetos, mas a força deste homem tem que Ter o Limite da Sua Força"?

A força do Instinto de Sobrevivência e Preservação da espécie já nos direciona inevitavelmente para a procura do outro. Esta busca já nasce na interação entre conteúdos de origens paterna e materna. O corpo se forma, se constitui estrutura com toda a complexidade de nossa espécie integrando conteúdos  opostos e complementares. Após a formação do Ser temos o nascimento da consciência, consciência de si mesmo e do mundo e inicia-se a dinâmica do segundo movimento (terceiro nascimento) a integração dos conteúdos opostos que nos deram a origem. O corpo se utiliza de mecanismos como a projeção para realizar esta tarefa. Assim a partir do nascimento passamos pela fase da simbiose com a mãe que é a integração com o corpo da mãe como extensão de nós mesmos. Depois temos a relação edípica que é a integração com o nosso oposto. Na sequência vamos viver na adolescência esta impulsão em direção ao “outro” que nos alimenta afetivamente ( já na evolução simbólica, não mais como no alimento materno que nos matinha vivos) e aí iniciamos a escalada da dinâmica de integração com o sexo oposto vivendo  a PAIXÃO com o objeto externo, e internamente o que Jung qualificou de “Union Coniunctions”. O Sentindo da vida nos empurra para o outro, assim realizamos a pulsão básica de sobrevivência enquanto internamente realizamos a busca da integração dos opostos em nossa origem de opostos (homem/mulher).
A função fantástica da vida se realiza em nós nos permitindo recriar a espécie evoluindo, e nos permitindo avançar com aprimoramento individual. Por isso a presença do outro em nossas vidas não deve nunca nos subjugar. O “outro” deve existir para nos acrescentar e nos favorecer na escala de desenvolvimento e nunca para subjugar e anular este processo. Se a presença ou força do “Outro” supera seus limites, inevitavelmente, você sucumbirá como individualidade e deixará de realizar o projeto coletivo em você. Para evitar isso as pulsões internas acabarão promovendo relações transferênciais negativas que levem a dupla a um processo natural de desligamento, ou seja, a relação naturalmente fracassará, em questão de tempo, ou se manterá agregada em vínculos neuróticos e destrutivos.

Um comentário:

  1. Andei lendo alguns sonhos referentes a banheiros. Tenho sonhado constantemente com banheiro. Essa noite eu sonhei que estava entrando em um banheiro que ficava dentro de uma espécie de biblioteca de faculdade, mas quando fui entrar fiquei em duvida se aquele era o feminino, pois os desenhos indicativos nas portas estavam muito confusos. Fiquei olhando para o desenho até notar que ele estava confuso porque era uma mulher grávida. Achei estranho e, embora não houvesse ninguém olhando, fui procurar outro, pois eu não estava grávida. Nisso achei outro banheiro e, pior do que o anterior, ali era um banheiro de homens e mulheres. No que entrei um homem entrou atrás de mim. Embora achando estranho não me importei, mas depois, quando fui fechar a porta, eu não cabia no espaço, de forma que para fechá-la eu ia ter que subir em cima da privada. Sem pensar ou tentar duas vezes eu sai do banheiro e fui procurar outro. O terceiro banheiro que encontrei também não estava propício para uso, pois havia uma mulher lavando-o. Saí na tentativa de encontrar um quarto banheiro, mas daí eu já não lembro o que sucedeu. Estou ficando incomodada de sonhar com banheiro quase todas as vezes que durmo. Tem alguma dica para mudar isso?

    ResponderExcluir