sábado, 17 de outubro de 2009

BRANCA FLOR 2

Retenção/disfarce/dissimulação/Tensão/Gula/Avidez/Carência de Açúcar/ Desejo/Olhar de Criança/ Dificuldade de abandonar o que não mais quer, Rigidez/ Culpa pelo Desperdício/ Justificativa/ seragem, restos, carbono, intestino preso?/ força de três homens, trabalho pesado/ situação inapropriada.
Encontro um pouco de tudo isso em mim, parece que metaforicamente foi refletido ou projetado no sonho. quanto a questao fisica é dificil analisar. Costumo evitar doces, mas parece que sou compensada nos sonhos, pois de tempo em tempo sonho que estou diante de muitas tortas ou coisas doces e posso comer de tudo. Em sonho é mais facil se permitir comer ou fazer outras coisas. dizem que isso acontece porque no sonho o subconsciente ou inconsciente atua sem a interferência do consciente. é isso mesmo? nao creio ter nada de errado no meu modo de alimentar, ou na mastigação e nem sinto ter problemas intestinais. em verdade, creio que se o sonho fosse uma situacao real, teria reagido em tudo do mesmo modo. é como se o sonho fosse uma experimentacao do que sou de uma outra forma, ao menos de uma forma impropria de acontecer na realidade.

Obrigado!
Agradeço-lhe as informações, pois me referenciam na busca de um entendimento melhor dos mecanismos oníricos e dessa linguagem. Você acrescenta: ...Inconsciente atua sem a interferência do consciente. Em “sonhos” Conscientes você pode mudar a dinâmica do sonho quando desenvolve o poder de intervir e de fazer escolhas, mas geralmente esta dinâmica, o poder, o comando é do inconsciente, da outra forma é necessário aumentar o grau de consciência nos sonhos e isto se faz com técnicas específicas para isto. Ótimo que sua alimentação seja adequada a uma boa saúde, que você tenha um bom processo digestivo e que não tenha problemas intestinais. Excluímos assim a dinâmica fisiológica e a inadequação de hábitos. Um detalhe: o tempo do inconsciente é diferente do nosso tempo e ele pode antecipar cenários futuros como se já existissem. E partimos para a segunda vertente. Resta-nos olhar a dinâmica psicológica. Sinceramente continuo encafifado: Se a retenção não é fisiológica então ela é fixação retensiva manifestada primariamente na fase de desenvolvimento da 1ª infância. Apego e defesa, controle, e domínio, e envolve a dinâmica do desenvolvimento de sua personalidade, a sua relação comsigo mesma e com a realidade.

Você afirma que é assim, nada diferente. Só que na realidade você exerce um processo de repreensão e o inconsciente compensa o excesso de limite imposto vivendo sonhos compensatórios. Se entendi bem você pode viver numa camisa de força aprisionando seus desejos. Faz sentido. Neste aspecto o desejo dos doces e do consumo é apenas compensado. Mas e o resto?

Se dividirmos o sonho em três partes seqüenciais: Os doces; Os homens; A pia; É possível que a força da repressão em si manifeste o domínio sobre a força masculina. Mas não sendo homens quaisquer, ao contrário, figuras familiares, carregadas de sentido, podemos considerar o seu domínio, mas temos que considerar a força simbólica destes representantes familiares nus. Jung sempre considerou de grande importância o sonho com entes queridos falecidos. Para ele se essas pessoas ( mortos) enquanto vivos evoluíram, acenderiam na escala evolutiva em dimensões mais elevadas e caso contrário involuiriam para dimensões inferiores à espera de que seus descendentes pudessem evoluir e favorer a transposições para dimensões mais avançadas. Assim, esses homens não seriam apenas representação mas seus familiares, a representação do trabalho duro poderia ser o trabalho do aprimoramento. Mas ficaria ainda a terceira parte: o trabalho realizado “Haviam montado a pia... haviam ficado muito baixas” o trabalho que eles realizam dificulta o seu uso, mesmo que: ...mas não me importei, pois não seria eu quem lidaria na cozinha” Como se você se excluísse das responsabilidades, e do foco das conseqüências. Esta relação de arbítrio não é tão arbitrária, ela envolve uma responsabilidade com os antepassados e com os descendentes (se os houver) e consigo mesma.
O simbolismo do nu indica duas direções: A da pureza física, moral, intelectual, espiritual e a da vaidade lasciva, provocante, desarmando o espírito em benefício da matéria e dos sentidos. Naturalmente, você o disse, a nudez não lhe constrangeu e podemos associá-la à natureza da pureza e da naturalidade, mesmo que ela possa ser associada ao universo dos sentidos, ao universo das sensações tanto quanto a alimentação e os doces.
Em síntese, se considerarmos as características manifestas: Retenção; disfarce; dissimulação; Tensão; Gula; Avidez; Carência; Desejo; Dificuldade de abandonar o que não mais quer; Rigidez; Culpa pelo Desperdício; Justificativas; Você tem um belo trabalho de alquimia para fazer. Em termos de glicemia, é prudente avaliá-la já que as compensações podem também sinalizar disfunções em processo, desta forma evita-se o pior, mantendo-se no equilíbrio e não nos extremos onde os riscos são sempre maiores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário