sábado, 10 de outubro de 2009

MARCELINA FONTES 2ªpart





Depois eu estava na janela de um apartamento quando visualizei um disco voador dourado num formato meio quadrado retangular que caia no chão e abria uma enorme cratera. Quando o vi caindo no chão achei que fosse pegar fogo, mas ao contrário disso ele pareceu adentrar na profundidade da terra. Em seguida apareceram mais dois voando rapidamente bem perto e fiquei com medo de um deles caírem sobre o local donde estava (e que não era minha atual casa). Minha tia e mãe estavam comigo, mas não conseguiam ver nada. Pensei até que deveria ser uma manifestação apocalíptica de fim de mundo. Fiquei apavorada sem saber se fugia ou se me aquietava confiante de que nada me sucederia.

Veja que a continuação aparenta exatamente o oposto. Um cenário oposto, utilizando um jargão militar: o Cenário de Guerra e Tensão, Angústia, medo, apreensão, ameaça, fim de mundo. Você relata um “Disco” voador, Dourado, Meio Quadrado, meio Retangular. Disco indica Círculo, Mandala. Uma imagem Redonda quase sempre simboliza uma totalidade natural enquanto a forma quadrangular representa a tomada de consciência desta totalidade e Considerando a relação imediata entre circulo e quadratura temos a realização consciente do centro. Para Jung estes objetos (discos, Ovni) são resultantes da projeção de um conteúdo psíquico de totalidade que, em todas as épocas, sempre foi simbolizado pelo circulo. Estas imagens são uma tentativa da psique inconsciente coletiva para curar a dissociação de nossa época apocalíptica através do símbolo do circulo. Neste aspecto a imagem é reguladora e aparece, geralmente,em situações de emergência e perigo ou de ameaça à integridade da psique (alto nível de tensão).

Poderíamos ainda considerar que esses tempos de tormento por que passamos, tempos de dificuldades, catástrofes naturais, insegurança, realçam conteúdos coletivos de ameaças e proteção. Planeta em fase de transição e fenômenos extraordinários representando ameaça ou vinda de salvamento. Neste aspecto a ameaça também pode ser interna: invasão, elementos de ameaça à saúde

Faço uma associação entre o objeto aéreo, elemento ar que fecunda a terra, impacto entre o objeto que sai do meio aéreo e penetra com impacto o elemento terra. Fecundação? A questão do objeto aéreo, nave espacial, dourada, me remete a simbologia arquetípica do Disco, símbolo solar, perfeição celestial.

Alerta! atenção à Imprevisibilidade, impermanência e às mudanças que podem ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário